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Editorial

É com prazer que concretizamos a publicação da edição n. 57 da Educar em Revista, periódico trimestral do Setor de Educação da UFPR. Como de costume, a revista está dividida em duas partes: a primeira caracterizada por um dossiê temático, e a segunda por artigos submetidos à demanda contínua. Há, também, ao final da edição, a publicação de duas resenhas: uma relacionada ao dossiê temático e, outra, à demanda contínua. A edição constitui-se, portanto, de 16 artigos e duas resenhas, além deste editorial e da apresentação do dossiê. Os artigos seguem o padrão de qualidade adotado pela Educar em Revista nos últimos anos, com a devida variedade de representações institucionais, tanto nacional quanto internacional. No entanto, não preza somente pelo quesito quantitativo, mas especialmente pelo qualitativo de conteúdos, publicando artigos que versem sobre temas atuais e de interesse da área da Educação, mas que sejam atestados pela avaliação de nossos pareceristas ad hoc doutores, especialíssimos nas respectivas temáticas que nos são submetidas pelos autores.

Prezar pela qualidade dos artigos muitas vezes significa rejeitar uma quantidade significativa de submissões que, naquele momento específico, ou da forma como foi apresentado, não se enquadrou nas expectativas ou da própria revista ou de seus pareceristas, por vezes muito exigentes no seu ofício. Felizmente nossos pesquisadores têm sido muito compreensivos e têm aproveitado, praticamente em sua totalidade, a avaliação para aprimorar os seus textos, realizando uma nova submissão à Educar em Revista ou a outras de nossas congêneres. Acreditamos, assim, prestar um bom serviço à nossa área da Educação, dando visibilidade tanto a pesquisas que fazem refletir sobre o universal a partir de objetos locais, quanto àquelas que assumem explicitamente um caráter teórico e metodológico mais abrangente.

Administrativamente, os editores da Educar em Revista já confirmaram presença em algumas das muitas atividades de trabalho que comporão a 37ª Reunião da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped), que ocorrerá neste ano de 2015 na cidade de Florianópolis, capital do estado de Santa Catarina. Dentre as atividades, destacamos a realização do Fórum de Editores de Periódicos da Área de Educação (Fepae), onde pretendemos compartilhar experiências e aprimorar, sempre que possível, a qualidade de nossa revista. Seguimos acompanhando também as constantes modificações propostas pela Scientific Electronic Library Online (SciELO), que nos apresentou recentemente mais uma atualização de sua plataforma. Nestes momentos sentimo-nos confortáveis por dispor de uma assessoria de diagramação que dá conta desta demanda técnica, cujos domínios muitas vezes são desconhecidos pelos editores de diferentes campos do saber. Trata-se de uma conquista significativa da Educar em Revista, resultado de um trabalho realizado de forma séria e comprometida por seus editores nos últimos anos. Herança que damos ciência e tentamos honrar na presente gestão.

Feitas estas considerações iniciais, anunciaremos, de forma breve, os artigos que compõem a edição 57 da Educar em Revista, começando pela primeira parte, caracterizada pelo dossiê temático "Pedagogia Universitária: debates internacionais contemporâneos", organizado por Carlinda Leite (Universidade do Porto, Portugal), Maria Isabel da Cunha (Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Brasil) e Tânia Maria Baibich (Universidade Federal do Paraná, Brasil). Maria Isabel da Cunha (Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Brasil) abre o dossiê com o artigo "Qualidade da graduação: o lugar do assessoramento pedagógico como propulsor da inovação e do desenvolvimento profissional docente". O segundo artigo, "Reconfigurações da docência universitária: um olhar focado no Processo de Bolonha", de Carlinda Leite (Universidade do Porto, Portugal) e Kátia Ramos (Universidade Federal de Pernambuco, Brasil), propõe uma análise sobre as influências do referido processo numa universidade portuguesa. Já o artigo "As universidades, a inserção e a aprendizagem profissionais: que lugar para a pedagogia?", de Mariana Gaio Alves (Universidade Nova de Lisboa, Portugal), propõe uma reflexão sobre os modelos curriculares e sua relação com os pressupostos de uma pedagogia universitária.

Além destes, compõem o dossiê temático "Pedagogia Universitária: debates internacionais contemporâneos" também os seguintes artigos: "La profesionalización del docente novel en la Universidad: qué aprenden los profesores a través de los 'Talleres de Análisis de la Práctica' (TAP)", de Cristina Mayor Ruiz (Universidad de Sevilla, Espanha) e Mariana Altopiedi (Universidad de Sevilla, Espanha); "Un análisis crítico del Espacio Europeo de Educación Superior como reforma de la enseñanza universitaria: los programas Verifica y Docentia en el contexto español", de Juan M. Escudero Muñoz (Universidad de Murcia, Espanha) e Felipe Trillo Alonso (Universidad de Santiago de Compostela, Espanha); "Las asesorías pedagógicas universitarias en la Argentina", de Elisa Lucarelli (Universidad de Buenos Aires, Argentina); "El actual trabajo docente universitario en Argentina: alertas para repensar", de María Alicia Villagra (Universidad Nacional de Tucumán, Argentina).

Artur Renato Ortega e Tânia Maria Baibich (ambos da Universidade Federal do Paraná, Brasil) encerram o dossiê com o artigo "O desenho e o diálogo: alfabetização do aluno no ateliê de projeto arquitetônico", resultado da observação de uma turma de Ensino Superior de universidade pública brasileira. Por fim, a resenha de José Carlos Morgado (Universidade do Minho, Portugal), sobre o livro "La enseñanza universitaria. El escenario y sus protagonistas", fecha com muita qualidade a primeira sessão. Os editores da Educar em Revista parabenizam as organizadoras do dossiê, assim como todos os autores, pelo excelente trabalho realizado. Certamente todos terão muito a contribuir às discussões que vêm sendo realizadas nesta temática da Educação.

A segunda parte da edição 57 da Educar em Revista é composta, como dito anteriormente, pela seção de artigos submetidos para a nossa demanda contínua. Graças ao trabalho sério e generoso de nossos pareceristas ad hoc, apresentamos a seguinte composição de trabalhos: "A formação dos professores universitários na Argentina: o papel das assessorias pedagógicas", de Gildo Volpato (Universidade do Extremo Sul Catarinense, Brasil); "Acessibilidade na Universidade Tecnológica Federal do Paraná: análise a partir de relatórios do Inep e do olhar do gestor", de José Roberto Herrera Cantorani e Luiz Alberto Pilatti (ambos da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Brasil); "Os adolescentes e a leitura literária por opção", de Aline de Mello Sanfelici e Fábio Luiz da Silva (da Universidade Norte do Paraná, Brasil); "A regulação da educação infantil em Belo Horizonte", de Mércia de Figueiredo Noronha Pinto e Adriana Maria Cancella Duarte (Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil); "Quando a escola opera na conscientização dos jovens adolescentes no combate as DSTs", de Renan da Silva (Universidade Estadual Paulista, Brasil).

A seção de artigos de demanda contínua ainda conta com os trabalhos: "Culturas juvenis dos anos 1980 nas páginas do periódico estudantil: 'JB - O Jornal do Becker' (Colégio Estadual D. João Becker - 1985/1986)", de Doris Bittencourt Almeida (Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil) e Maria Helena Camara Bastos (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Brasil); "Autonarrativas no fluxo da pesquisa: operando com operações dos observadores", de Nize Maria Campos Pellanda e Maira Meira Pinto (Universidade de Santa Cruz do Sul, Brasil); e, por fim, "O caminho de um grupo de formação continuada docente: do compartilhamento de práticas docentes para uma pedagogia da e para a autonomia", de Rita Cássia M. T. Stano (Universidade Federal de Itajubá, Brasil). A contribuição da resenha, por sua vez, é de Carlos Borges Junior (Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil) sobre o livro "Alfabetização: leitura do mundo, leitura da palavra", de Paulo Freire. Agradecemos a todos os autores desta sessão de demanda contínua pela contribuição qualitativa feita à Educar em Revista, assim como parabenizamos todos pela publicação. Todos trazem na sua essência contribuições pertinentes a diversas temática de interesses da Educação.

Por fim, os editores da Educar em Revista informam que já disponibilizaram as chamadas para submissão de propostas para os dossiês do biênio 2016/2017 de nosso periódico, tanto regulares quanto especiais. Este segundo, por sua vez, um diferencial em relação aos anos anteriores, formalizando a publicação de no máximo dois números especiais ao ano. Nossa expectativa é que na próxima edição da Educar em Revista, a última do ano de 2015, já possamos anunciar no espaço do editorial quais foram as temáticas selecionadas por nosso Conselho Editorial. Ademais, seguimos trabalhando para a manutenção da excelência de nosso periódico, frente às adversidades já conhecidas e enfrentadas pelos editores das publicações da área de Educação no Brasil, mas também realizando conquistas significativas quanto à gestão administrativa da revista, da secretaria à diagramação, dos pareceres à revisão/tradução dos artigos que são submetidos a nós periodicamente. Sem mais, desejamos a todos (mais) uma excelente leitura!

Curitiba, setembro de 2015.

Cláudio de Sá Machado JúniorMarcus Levy Bencostta

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Set 2015
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