Acessibilidade / Reportar erro

Editorial

Nesta edição da Educar em Revista - a última de caráter regular no ano de 2017 -, apresentamos à comunidade acadêmica o dossiê temático “Atualização dos estudos da biopolítica em educação: estratégias pedagógicas como arte de regulação da vida”, organizado pelas professoras doutoras Karla Saraiva e Maria Rita César. O dossiê se constitui de oito artigos, reunindo autores qualificados em suas respectivas áreas, vinculados a instituições de Portugal, Colômbia, Argentina e Brasil. Na sequência deste editorial, será possível realizar a leitura do texto de apresentação, feito pelas organizadoras, com a concepção específica da organização temática. Agradecemos às organizadoras e aos autores que contribuíram para a publicação do presente dossiê, levando ao nosso público-leitor algumas das discussões mais relevantes sobre biopolítica na educação.

No que concerne aos artigos da demanda contínua, “Compondo percursos gestuais: a dança na formação inicial em educação física” é o título do texto de Rita de Cássia Fernandes Miranda (Universidade Federal de Juiz de Fora) e Mônica Caldas Ehrenberg (Universidade de São Paulo); já “Memórias de uma educação clandestina: comunistas brasileiros e escolas políticas na União Soviética na década de 1950” é o texto que nos foi submetido por Éder da Silva Silveira e Cheron Zanini Moretti (Universidade de Santa Cruz do Sul). Por sua vez, Ana Paula Pacheco Moraes Maturana (Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho) e Enicéia Gonçalves Mendes (Universidade Federal de São Carlos) são autoras do artigo “Inclusão e deficiência intelectual: escola especial e comum sob a óptica dos próprios alunos”, e Ketilin Mayra Pedro (Universidade do Sagrado Coração) e Miguel Cláudio Moriel Chacon (Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho) são autores de “Pesquisas na internet: uma análise das competências digitais de estudantes precoces e/ou com comportamento dotado”.

A segunda metade dos artigos de demanda contínua conta com as contribuições de Renata Luiza da Costa e Júlio César Santos (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás) no texto “A evasão em cursos técnicos a distância”, e Raimunda Kelly Silva Gomes (Universidade do Estado do Amapá) e Luiza Nakayama (Universidade Federal do Pará) versando sobre a “Educação Ambiental: saberes necessários a práxis educativa docente de uma escola amazônica amapaense”. Já o artigo “Avaliação da escrita escolar: a importância e o papel dos critérios”, de autoria de Lívia Suassuna (Universidade Federal de Pernambuco), e “Uma leitura ambivalente sobre a adoção de uma base curricular nacional: para fazer justiça à reflexividade da filosofia da educação”, de Vânia Lisa Fischer Cossetin (Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul), completam os oito textos que compõem a presente demanda contínua da Educar em Revista.

A edição se completa com a publicação de três resenhas dos livros: El gobierno pedagógico: del arte de educar a las tradiciones pedagógicas, de Carlos Noguera-Ramírez, feita por David Andrés Rubio-Gaviria (Universidad Pedagógica Nacional, Colômbia); “A maior zoeira” na escola: experiências juvenis na periferia de São Paulo, de Alexandre Barbosa Pereira, feita por Rogério Cruz Oliveira (Universidade Federal de São Paulo); e Autonomia de professores, de José Contreras, feita por Marcelo Valério (Universidade Federal do Paraná).

Como nos anos anteriores, a Educar em Revista esteve representada na 38.ª Reunião Nacional da ANPEd, e em específico nas atividades do Fórum de Editores de Periódicos da Área de Educação (FEPAE), entre os dias 1.º e 5 de outubro de 2017, nas dependências da Universidade Federal do Maranhão. O professor doutor Ângelo Ricardo de Souza, nosso editor adjunto, e a secretária Lúcia Alves dos Santos acompanharam as discussões junto aos demais editores de periódicos da área da Educação no Brasil. Os resultados serão discutidos e avaliados para o planejamento de nosso trabalho, visando o aperfeiçoamento constante da Educar em Revista no cenário de publicações nacional e internacional.

Por fim, expressamos a nossa felicidade pelo resultado positivo da avaliação realizada pela CAPES, elevando os conceitos dos Programas de Pós-Graduação em Educação (acadêmico) para nota 6 e do Programa de Pós-Graduação em Educação: teoria e prática de ensino (profissional) para nota 4. Temos ciência das limitações e dos contextos que envolvem esse tipo de avaliação nas instituições brasileiras, mas que expressa, de certa forma, o reconhecimento pelo trabalho de qualidade que vendo sendo desenvolvido pelos professores e pelos pós-graduandos de ambos os programas.

Para o ano de 2017, ainda prevemos a publicação de mais um número especial, mas já estamos trabalhando para a publicação do primeiro número regular do ano que vem, que marcará a alteração na periodicidade da Educar em Revista (de trimestral para bimestral) e incorporará melhorias, sempre visando a constante manutenção da boa qualidade de nosso periódico. Desejamos a todos uma excelente leitura e contamos, como de costume, com a colaboração da comunidade acadêmica para a divulgação do presente número entre possíveis interessados.

Saudações cordiais. Cordial greetings.

Saludos cordiales. Avec nos meilleures salutations.

Curitiba, outubro de 2017.

Cláudio de Sá Machado Jr.Ângelo Ricardo de Souza

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Oct-Dec 2017
Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná Educar em Revista, Setor de Educação - Campus Rebouças - UFPR, Rua Rockefeller, nº 57, 2.º andar - Sala 202 , Rebouças - Curitiba - Paraná - Brasil, CEP 80230-130 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: educar@ufpr.br