Acessibilidade / Reportar erro

Videotoracoscopia no trauma de tórax

Diretrizes

Clínica Cirúrgica

VIDEOTORACOSCOPIA NO TRAUMA DE TÓRAX

O emprego da videocirurgia no diagnóstico e tratamento dos traumatismos torácicos constitui um campo aberto. Pouco são os relatos de sua aplicação e, portanto, a padronização técnica e sua indicação não estão bem estabelecidas1

A condição fundamental para indicação da videotoracoscopia no trauma torácico é a estabilidade hemodinâmica. Os doentes instáveis evidentemente requerem um tratamento imediato, condição que exclui qualquer tipo de exame, inclusive a videotoracospia. Portanto, doentes estáveis com hemotórax ou hemo-pneumotórax, ferimentos toracoabdominais, ferimentos transfixantes do mediastino ou então portadores de corpos estranhos intrapleurais, constituem os eventuais grupos que poderão beneficiar-se da videotoracoscopia.

A videocirurgia é de fundamental importância para o diagnóstico de lesões do diafragma, nos ferimentos da transição toracoabdominal em doentes assintomáticos. Sem este método diagnóstico, nestes casos, a lesão passará despercebida.

Os objetivos deste procedimento são: diagnóstico precoce de uma lesão, fonte de sangramento ou de escape de ar e o seu tratamento, sem a realização da toracotomia, evitando-se assim um traumatismo maior para o doente.

A experiência do Serviço de Emergência da Santa Casa de São Paulo, com 52 doentes, permite-nos concluir que o procedimento é eficaz e apresenta pouca ou nenhuma morbidade2.

Comentário

Com o desenvolvimento da videotoracoscopia, o emprego de toracotomias para diagnóstico de doença pleuropulmonar, especialmente de nódulos solitários, diminui consideravelmente.

Entre as grandes vantagens desse método estão a pouca agressividade, a possibilidade de diagnóstico preciso e terapêutica adequada sem toracotomia nos casos eletivos e nas urgências.

É a experiência do Serviço de Emergência da Santa Casa de São Paulo que nos permitiu aquilatar seu valor em várias oportunidades.

ROBERTO SAAD JÚNIOR

Referências

1. Saad Jr R e Rasslan S. A videocirurgia no trauma de tórax. Rev Col Bras Cir 1993; 20:111.

2. Dorgan Neto, V Saad Jr, R Rasslan S. Videotoracoscopia no trauma de tórax. Rev Col Bras Cir 2001; 28:3-8.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    23 Jan 2002
  • Data do Fascículo
    Dez 2001
Associação Médica Brasileira R. São Carlos do Pinhal, 324, 01333-903 São Paulo SP - Brazil, Tel: +55 11 3178-6800, Fax: +55 11 3178-6816 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: ramb@amb.org.br