Acessibilidade / Reportar erro

Impactos de formas alternativas de financiamento da saúde

Panorama Internacional

Economia da Saúde

IMPACTOS DE FORMAS ALTERNATIVAS DE FINANCIAMENTO DA SAÚDE

É possível dizer que hoje existe um consenso a respeito dos desafios que se apresentam para os sistemas de saúde. Estes seriam: acesso universal para os cidadãos, atenção à saúde efetiva para resultados melhores, uso eficiente dos recursos, serviços de alta qualidade e capacidade de resposta às preocupações dos pacientes. A execução das políticas de saúde enfrenta sérios dilemas ao tentar conciliar objetivos conflitantes, como melhorar a qualidade dos serviços e conter custos simultaneamente. Este livro parte do pressuposto de que a maneira como as receitas para a saúde são coletadas e administradas pode ter influência sobre como os objetivos são atingidos. Combinando teoria e evidência empírica, ele oferece análises atuais de experiências recentes de financiamento dos sistemas de saúde na Europa e examina a relação entre financiamento e alocação de recursos. Os capítulos examinam os méritos relativos e as implicações de políticas dos principais métodos de financiamento de sistemas de saúde. Entre as formas de financiamento analisadas encontram-se: a taxação, seguro-saúde social, seguro-saúde privado, out-of-pocket. No capítulo final, procuram fazer uma avaliação geral sobre as alternativas em discussão. Para tanto, eles colocam sete questões, entre as quais: O sistema de financiamento é progressivo? Ele gera redistribuição? Ele afeta a cobertura do sistema? Ele afeta a contenção dos custos? Ele afeta a eficiência alocativa e técnica? Nem todas as perguntas são respondidas de forma insofismável, porém o livro oferece algumas respostas objetivas como a que se refere à relação entre o acesso e o tipo de financiamento. Neste caso, os autores são taxativos em afirmar que nos países onde o seguro-saúde privado é a única forma de cobertura para a maior parte da população, verifica-se as mais extremas diferenças de acesso à cobertura de seguro. Além disso, o volume oferece várias indicações sobre os resultados que podem ser esperados de cada tipo de sistema de financiamento apresentando um conjunto de conclusões, solidamente baseadas.

Comentário

Esta publicação configura-se em um valioso material para os responsáveis pelo funcionamento do sistema. O conhecimento mais aprofundado sobre a relação entre financiamento e qualidade dos serviços é, hoje em dia, extremamente necessário para os planejadores e executores da política de saúde. E este livro oferece tal conhecimento produzido dentro dos padrões mais rigorosos de uma análise institucional comparativa a partir de experiências de um grande número de países.

BASILIA AGUIRRE

Referência

Mossialos E, DIXON A, FIGUERAS J, Kutzin J, editors. Funding health care: options for Europe. European Observatory on Health Care Systems series. Buckingham: Open University Press; 2002. 327p. [cited 2002 Nov]. Available from: URL: http://www.euro.who.int/document/e74485.pdf.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    28 Jan 2003
  • Data do Fascículo
    Dez 2002
Associação Médica Brasileira R. São Carlos do Pinhal, 324, 01333-903 São Paulo SP - Brazil, Tel: +55 11 3178-6800, Fax: +55 11 3178-6816 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: ramb@amb.org.br