Acessibilidade / Reportar erro

Diretrizes AMB/CFM

Diretrizes em foco

Projeto Diretrizes

DIRETRIZES AMB/CFM

Recomendações feitas pelas Sociedades de Especialidade devem orientar o atendimento ao paciente feito pelos 285 mil médicos brasileiros. A iniciativa da Associação Médica Brasileira e do Conselho Federal de Medicina, em convênio com o Ministério da Saúde, resultou na elaboração de 100 diretrizes, muitas delas sobre problemas comuns do atendimento como hipertensão arterial, câncer de mama, depressão, usuário de fumo, álcool e drogas.

As diretrizes não são sinônimo de consenso, nem receita de bolo, sempre que necessário explicita orientações controversas, para que o médico possa escolher a que for mais adequada para o seu paciente, dentro da realidade que se apresenta. As diretrizes foram elaboradas com o objetivo de selecionar as melhores opções de condutas clínicas e cirúrgicas, considerando-se a força da evidência científica das publicações que dão sustentação às orientações para o diagnóstico, tratamento e prevenção. Esta foi a forma escolhida para dar transparência ao projeto, garantir a ética em favor do atendimento ao paciente e se contrapor à pressão do mercado interessado em comercializar produtos e serviços.

Frente ao volume do trabalhos científicos publicados periodicamente é praticamente impossível ter acesso a todos eles, avaliando-os de forma crítica. Esse foi o trabalho dos especialistas que elaboraram as diretrizes - a serem atualizadas constantemente. A consultoria técnica do Projeto Diretrizes colaborou na busca e na avaliação crítica da qualidade dos trabalhos científicos que dão sustentação às orientações que compõem as diretrizes. Os estudos são classificados dependendo da força de evidência científica das publicações com as letras A, B, C, ou D ao lado da citação bibliográfica no texto, com o objetivo de dar transparência à procedência das informações e auxiliar a avaliação crítica do leitor.

Comentário

Apesar de não serem desenvolvidas para leigos, a possibilidade de acesso irrestrito às diretrizes, via Internet, deve enriquecer a relação médico-paciente. Além da melhor evidência científica e da experiência do especialista, a opinião do paciente pode ajudar o médico a tomar a decisão mais acertada.

O próximo passo do projeto será oferecer um curso para capacitar mais especialistas para elaborar diretrizes baseadas em evidências científicas. A íntegra das diretrizes pode ser consultada nos sites: www.amb.org.br ou www.portalmedico.org.br.

MOACYR ROBERTO CUCE NOBRE

WANDERLEY MARQUES BERNARDO

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    28 Jan 2003
  • Data do Fascículo
    Dez 2002
Associação Médica Brasileira R. São Carlos do Pinhal, 324, 01333-903 São Paulo SP - Brazil, Tel: +55 11 3178-6800, Fax: +55 11 3178-6816 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: ramb@amb.org.br