Acessibilidade / Reportar erro

Os fenótipos da endometriose pélvica

GINECOLOGIA

Os fenótipos da endometriose pélvica

Maurício Simões Abrão

Em 2000, Brosens e Brosens propuseram que a endometriose pélvica fosse dividida em endometriose propriamente dita, que acomete peritôneo e/ou ovários e a adenomiose, comprometendo o útero, a bexiga ou o septo retovaginal. Justificaram esta divisão pelo fato de que a adenomiose, em qualquer dos sítios citados, apresenta evidente comprometimento muscular, diferentemente da endometriose. Afirmaram também que a endometriose por eles denominada é doença mais comum; ocorre por implante, é mais superficial, gera menos sintomas, tem sua progressão questionada e responde mais aos estrogênios e progestógenos, contrariamente à adenomiose, que, por sua vez, é menos comum, ocorre por metaplasia, é mais profunda, tem mais sintomas, é nitidamente progressiva e responde menos aos esteróides. Concluem que estes dois fenótipos, apesar de serem de uma mesma doença, merecem abordagem terapêutica distinta.

Comentário

Assim como em outras áreas da Medicina, a abordagem da endometriose sofreu mudanças importantes nos últimos anos. Quanto à sua denominação, oscilou entre endometriose interna e externa dos anos 70 até esta terminologia proposta por Brosens e Brosens. À luz deste estudo, é fundamental considerar que sendo a endometriose uma doença de alta prevalência, é imprescindível que se detecte adequadamente em sítios como bexiga, região retrocervical e septo retovaginal, objetivando um tratamento correto. Para tal, é essencial realizar anamnese, exame físico/ginecológico, ultra-sonografia e/ou ecocolonoscopia e determinação sérica do CA 125, o que permitirá indicação da cirurgia laparoscópica, recurso importante para seu correto tratamento.

Referências

1. Brosens IA, Brosens JJ. Redefining endometriosis: is deep endometriosis a progressive disease? Hum Reprod 2000; 15(1):1-3.

2. Abrão MS, Podgaec S, Ribeiro S, Marques JA. Tratamento cirúrgico da endometriose: quando e como fazer. In: Abrão MS. Endometriose: uma visão contemporânea. Rio de Janeiro: Revinter; 2000. cap. 11, p. 137-47.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    22 Jul 2003
  • Data do Fascículo
    Jun 2003
Associação Médica Brasileira R. São Carlos do Pinhal, 324, 01333-903 São Paulo SP - Brazil, Tel: +55 11 3178-6800, Fax: +55 11 3178-6816 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: ramb@amb.org.br