Acessibilidade / Reportar erro

Hiperglicemia: um marcador de mortalidade em pacientes internados sem história prévia de diabetes?

PEDIATRIA

Hiperglicemia: um marcador de mortalidade em pacientes internados sem história prévia de diabetes?

Durval Damiani

Em pacientes criticamente enfermos, tem se associado a hiperglicemia à admissão, à mortalidade. Todavia, não se sabe se a hiperglicemia em pacientes admitidos em hospitais gerais está também associada a mau prognóstico. Os autores revisaram as fichas médicas de 2030 pacientes consecutivamente admitidos a um hospital-escola em Atlanta, de julho a outubro de 1998. Hiperglicemia era definida como glicemia de jejum acima de 126 mg/dL em duas ou mais determinações. A hiperglicemia estava presente em 38% dos pacientes admitidos, dos quais 26% tinham história conhecida de diabetes melito e 12% não apresentavam tal antecedente conhecido. Essas hiperglicemias "novas" eram associadas com maior taxa de mortalidade (16%) comparada aos que já sabiam ser diabéticos (3%) e aos que não tinham hiperglicemia (1,7%). Além disso, os pacientes hiperglicêmicos ficavam mais tempo no hospital, maior taxa de admissão em UTI e tinham menor probabilidade de terem alta para casa, requerendo, freqüentemente, uma unidade semi-intensiva ou uma unidade de apoio intermediária antes de receberem alta.

Comentário

Nós sabemos que um número de pacientes diabéticos não conhece sua condição clínica e são detectados em testes de triagem. Numa situação de internação por doença grave, tal grupo de pacientes acaba sendo presa de complicações e apresenta mortalidade significativamente superior a de pacientes sabidamente diabéticos. Portanto, todo o esforço para o reconhecimento deste grupo de pacientes, além de melhorar sua qualidade de vida, com a instituição de medidas terapêuticas, pode minimizar a mortalidade e a morbidade decorrentes de um evento de doença aguda e grave.

Referência

Umpierrez GE, Isaacs SD, Bazargan N, You X, Thaler Lm, Kitabchi AE. Hyperglycemia: an independent marker of in-hospital mortality in patients with undiagnoses diabetes. J Clin Endocrinol Metab 2002; 87:978-82.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    22 Jul 2003
  • Data do Fascículo
    Jun 2003
Associação Médica Brasileira R. São Carlos do Pinhal, 324, 01333-903 São Paulo SP - Brazil, Tel: +55 11 3178-6800, Fax: +55 11 3178-6816 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: ramb@amb.org.br