Acessibilidade / Reportar erro

Apoptose e disfunção orgânica induzida pela ventilação pulmonar mecânica na SDRA

EMERGÊNCIA E MEDICINA INTENSIVA

Apoptose e disfunção orgânica induzida pela ventilação pulmonar mecânica na SDRA

Werther Brunow de Carvalho; Flávia Vanesca Felix Leão

A ventilação pulmonar mecânica pode piorar a lesão pulmonar preexistente e produzir uma lesão pulmonar induzida pelo ventilador. Entretanto, não está claro o mecanismo preciso através do qual a ventilação pode ocasionar esta lesão pulmonar e, indiretamente, determinar a disfunção de órgãos à distância.

Recentemente, uma pesquisa médica de interpretação examinou a hipótese de que a estratégia ventilatória agressiva possa determinar a apoptose de células epiteliais em diversos órgãos, ocasionando disfunção orgânica. Em um modelo experimental de lesão pulmonar com aspiração, Imai Y et al, 20031, analisaram 24 coelhos em que se utilizo duas estratégias ventilatórias: agressiva e não-agressiva, determinando os marcadores bioquímicos de disfunção hepática e renal e a apoptose em determinados órgãos. Foi também medida in vitro a apoptose das células epiteliais do túbulo renal LLC-RK1, além da correlação da creatinina plasmática e do ligante Fas solúvel de amostras plasmáticas de pacientes incluídos em uma pesquisa prévia2 em que se examinou a estratégia de proteção pulmonar comparativamente a um grupo controle. A estratégia ventilatória não-protetora aumentou as taxas de apoptose das células epiteliais no rim, no intestino delgado e ocasionou in vivo o aumento dos marcadores bioquímicos indicativos de disfunção renal. Houve também uma correlação significante entre as alterações do ligante Fas solúvel e a creatinina nos pacientes com SDRA (R=0.64, P=.002). Estes achados podem explicar parcialmente a alta taxa de síndrome de disfunção de múltiplos órgãos observada nos pacientes com SDRA e a diminuição de morbidade e mortalidade nos pacientes tratados com a estratégia de ventilação protetora.

Comentário

Esta é uma pesquisa de bancada experimental que nos permite uma interface clínica importante com uma ampliação do conhecimento médico e uma possibilidade de melhora dos cuidados do paciente. Este trabalho amplia os dados obtidos pelas pesquisas clínicas, demonstrando que a utilização de estratégias ventilatórias protetoras está associada com uma diminuição dos níveis de citocinas e quimoquinas2, diminuição da disfunção orgânica3 e da mortalidade em pacientes com SDRA, sugerindo que os mediadores que aumentam a apoptose das células epiteliais dos órgãos podem ser objetivos terapêuticos razoáveis a serem atingidos para alterar a síndrome de disfunção de múltiplos órgãos nos pacientes com SDRA.

Referências

1. Imai Y, Parodo J, Kajikawa O, de Perrot M, Fischer S, Edwards V, et al. Injurious mechanical ventilation and end-organ epithelial cell apoptosis and organ dysfunction in an experimental model of acute respiratory distress syndrome. JAMA 2003; 289(16):2104-12.

2. Ranieri VM, Suter PM, Tortorella C, De Tullio R, Dayer JM, Brienza A, et al. Slutsky AS. Effect of mechanical ventilation on inflammatory mediators in patients with acute respiratory distress syndrome: a randomized controlled trial. JAMA 1999; 282(1):54-61.

3. Ranieri VM, Giunta F, Suter PM, Slutsky AS. Mechanical ventilation as a mediator of multisystem organ failure in acute respiratory distress syndrome. JAMA. 2000 Jul 5;284(1):43-4.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    05 Nov 2003
  • Data do Fascículo
    Set 2003
Associação Médica Brasileira R. São Carlos do Pinhal, 324, 01333-903 São Paulo SP - Brazil, Tel: +55 11 3178-6800, Fax: +55 11 3178-6816 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: ramb@amb.org.br