Acessibilidade / Reportar erro

Manobras de recrutamento pulmonar na SDRA

MEDICINA BASEADA EM EVIDÊNCIAS

Manobras de recrutamento pulmonar na SDRA

Gustavo Faissol Janot de Matos

O tratamento da síndrome do desconforto respiratório agudo (SDRA) tem sido motivo de importantes controvérsias na terapia intensiva. A mortalidade da SDRA oscila em torno de 30% a 60%. Nenhuma abordagem terapêutica, exceto a estratégia ventilatória (ventilação protetora – PEEP elevado e baixo volume corrente com a finalidade de abrir os pulmões e mantê-los abertos), apresentou impacto na sobrevida desta síndrome. Os maiores temas para a controvérsia são a manobra de recrutamento alveolar e o uso de elevados níveis de pressão positiva no final de expiração (PEEP).

Comentário

Em seu artigo, Carmen Valente Barbas ressalta a importância da tomografia computadorizada de tórax no diagnóstico e na definição da estratégia ventilatória a ser empregada, as evidências experimentais sobre a lesão associada à ventilação mecânica (hiperdistensão alveolar, abertura e colapso cíclicos dos alvéolos, biotrauma), e o papel da estratégia ventilatória protetora na lesão pulmonar em animais de experimentação. Enfatiza ainda a importância da manobra de recrutamento alveolar para tornar a distribuição de gás mais homogênea, descreve possíveis métodos de recrutamento alveolar, destacando de forma especial a manobra de recrutamento progressivo intermitente, e a importância da titulação da PEEP para a manutenção de uma ventilação mais homogênea. Tal manobra consiste na elevação progressiva dos níveis de PEEP (25,30,35,40 e 45 cmH2O) até alcançar um plateau de pressão em torno de 60 cmH2O. Tais dados são muito relevantes, pois evidências cada vez mais fortes têm demonstrado o impacto desastroso, nos pulmões e em órgãos à distância (como os rins e os intestinos), da adoção de uma estratégia ventilatória inadequada.

Além disso, a autora projeta para o futuro a importância de métodos de monitorização pulmonar à beira do leito, como a tomografia de impedância elétrica, cujo objetivo consiste em analisar de forma contínua e não-invasiva a distribuição de gás nos pulmões durante a ventilação artificial. Este novo método poderá ser uma ferramenta extremamente útil na titulação fina da ventilação mecânica, contribuindo para a redução da mortalidade desta síndrome.

Referência

Barbas CSV. Lung recruitment maneuvers in acute respiratory distress syndrome and facilitating resolution. Crit Care Med 2003;31(4):S265-S71.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    05 Nov 2003
  • Data do Fascículo
    Set 2003
Associação Médica Brasileira R. São Carlos do Pinhal, 324, 01333-903 São Paulo SP - Brazil, Tel: +55 11 3178-6800, Fax: +55 11 3178-6816 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: ramb@amb.org.br