SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.49 issue3Conhecimento sobre o diagnóstico e rastreamento do câncer de mama entre os ginecologistas do estado de Goiás (Brasil)Angioendotelioma endovascular com metástases em clitóris e mama author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista da Associação Médica Brasileira

Print version ISSN 0104-4230

Rev. Assoc. Med. Bras. vol.49 no.3 São Paulo July/Sept. 2003

http://dx.doi.org/10.1590/S0104-42302003000300022 

IMAGEM EM MEDICINA

 

Pneumonia redonda / pneumonia pseudotumoral

 

 

Carlos Jardim; Juliana Carvalho Ferreira; Teresa Yae Takagaki; Rogério Souza

Disciplina de Pneumologia – Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo

 

 

Paciente masculino, 57 anos, tabagista de 60 anos / maço, procurou serviço médico com história de tosse produtiva com expectoração amarelada, febre (380C) e perda de aproximadamente 3 kg em 20 dias. A radiografia inicial está identificada na Fig. A, e a imagem da CT correspondente está representada na Fig. B. Após a primeira consulta foi iniciado tratamento com claritromicina por 10 dias. No retorno, apresentava melhora dos sintomas e encontrava-se afebril. A radiografia de controle após o final do tratamento encontra-se representada na Fig. C e a CT correspondente na Fig. D.

 

 

 

 

 

 

 

 

A pneumonia redonda, ou pseudotumoral, é uma apresentação rara das pneumonias. Ao encontrarmos uma imagem compatível com massa intratorácica, devemos lembrar de diagnósticos diferenciais, como carcinoma broncogênico ou mesmo teratoma. Os dados de história e exame físico devem ser utilizados para optar-se pela investigação diagnóstica ou pela conduta terapêutica inicial. Optando-se pelo tratamento empírico, o controle radiológico precoce pós-tratamento é obrigatório para a confirmação diagnóstica.