Acessibilidade / Reportar erro

Programas de aplicação médica para palmtops

EMERGÊNCIA E MEDICINA INTENSIVA

Programas de aplicação médica para palmtops

Marcelo Freire de Oliveira; Werther Brunow de Carvalho

Atualmente, mais de um quarto dos médicos canadenses possuem um palmtop e esse número deverá dobrar nos próximos dois anos1,2. Esse crescimento se deve, em maior parte, pelos variados programas de aplicação médica desenvolvidos para esse tipo de equipamento3. Há um grande número de títulos disponíveis, e novos aplicativos surgem em velocidade crescente.

A maioria dos programas médicos (manuais de referência, farmacopéias, seleções de publicações científicas, calculadoras médicas, programas para registro de pacientes e aplicativos de uso geral) está disponível através da Internet. Sua obtenção (download) pode ser gratuita ou paga. Alguns fornecedores permitem o uso por tempo limitado de determinados programas — o usuário, ao final desse período, deve pagar uma taxa de registro para continuar utilizando o software.

Ao avaliar um programa, assim como qualquer outra fonte de informação médica, o usuário deve estar atento para certas características do software, especialmente a credibilidade dos autores, se a informação é atual e, tratando-se desse tipo de equipamento, se os dados serão atualizados no decorrer do tempo, à medida em que novas evidências sejam incorporadas ao assunto em questão. Outros itens a serem avaliados são a abrangência das informações, a quantidade de memória do palmtop ocupada pelo programa e como as informações são apresentadas ao usuário, ou seja, quão "amigável" (userfriendly) é o software. Finalmente, deve-se considerar o preço, a existência de suporte técnico e o custo das atualizações ao escolher os programas que se adequem às necessidades particulares de cada médico.

Comentário

O avanço tecnológico dos palmtops tem acontecido de forma muita rápida. Atualmente, estão disponíveis máquinas com altos recursos e poder de computação. Além das poderosas funções de computador, esse tipo de equipamento está caminhando para reunir, em um só aparelho, funções de envio de mensagens e dados, telefone celular e pager, o que tornará o gerenciamento de informações cada vez mais flexível, dinâmico e passível de atualizações instantâneas.

Os programas disponíveis no mercado são inúmeros, e muitos deles de grande utilidade no dia-a-dia no médico. A imensa maioria dos títulos, no entanto, é disponibilizada em língua inglesa, e muitos aspectos da prática médica em nosso país não são contemplados. Resta aguardar que, à medida em que esses equipamentos se popularizem entre médicos brasileiros, programas de qualidade comparável aos produzidos no exterior surjam em nosso meio, sintonizando a nossa prática com o que já é realidade em outros países.

Referências

1. Adatia F, Bedard PL. "Palm reading": 2. Handheld software for physicians. CMAJ 2003;18:727-34.

2. Physician´s use of handheld personal computing devices increases from 15% in 1999 to 26% in 2001. Harris interactive. [on-line]. Disponível em: URL: http://www. Harrisinteractive.com/news/allnewsbydate.asp?NewsID=345.

3. Martin S. MDs' computer, PDA use on the upswing. CMAJ 2002; 167:794.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    04 Fev 2004
  • Data do Fascículo
    2003
Associação Médica Brasileira R. São Carlos do Pinhal, 324, 01333-903 São Paulo SP - Brazil, Tel: +55 11 3178-6800, Fax: +55 11 3178-6816 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: ramb@amb.org.br