Acessibilidade / Reportar erro

Prevenção de perdas dentárias em mulheres no climatério

PANORAMA INTERNACIONAL

GINECOLOGIA

Prevenção de perdas dentárias em mulheres no climatério

Andréa Tirlone; José Mendes Aldrighi; Maria do R.D. de Oliveira Latorre

Estudo americano publicado em 2001 mostrou que a osteoporose provoca perda óssea mandibular, doença periodontal e perdas dentárias em mulheres após a menopausa; ademais, observou que a terapia hormonal com estrogênio protege não só contra a perda óssea sistêmica, mas também contra a perda dentária. Concluiu que cabe ao profissional de saúde atentar para qualquer alteração no osso alveolar e/ou na mobilidade dental em mulheres após a menopausa e que, na presença destes sintomas bucais deve sempre se suspeitar de osteopenia/osteoporose e encaminhar a mulher para avaliação médica direcionada1.

Comentário

Investigação recém-concluída em São Paulo envolvendo 94 participantes avaliou a saúde bucal de mulheres no climatério em um ambulatório especializado. Os resultados odontológicos obtidos mostraram-se surpreendentes; de fato, a doença periodontal foi constatada em 83% dos sítios analisados e a perda média de dentes foi de 11, de um total de 28 elementos dentários avaliados2, bem inferior ao número preconizado pela Organização Mundial de Saúde que determina como parâmetro limite de conforto e saúde bucal a presença de 20 dentes em ambas as arcadas3. Considerando-se que 52% das mulheres apresentavam próteses parciais e/ou totais e que destas 11,7% eram desdentadas totais há pelo menos 20 anos e considerando que a faixa etária das participantes era de aproximadamente 49 anos, conclui-se que as perdas dentárias ocorreram antes do climatério, caracterizando a falência dos programas preventivos em saúde bucal2.

Esses estudos nos alertam para a necessidade de serem instituídas medidas específicas preventivas de educação e informação em saúde bucal nas fases mais precoces de vida da população feminina, para que quando adentrarem o climatério, o façam com menor risco de perdas dentárias.

Referências

1. Perno M. A higienista dental: nosso papel na saúde das mulheres _ tratando da clientela feminina. Compendium de Educação Continuada em Odontologia 2001; 22(1):50-4.. Edição especial: Mulheres e odontologia.

2. Tirlone A. Graus de auto-percepção da saúde bucal e distribuição da doença periodontal e das perdas dentárias em mulheres no climatério [dissertação]. São Paulo: Faculdade de Saúde Pública, Universidade de São Paulo; 2003.

3. World Health Organization. A review of current recommendations for the organization and administration of community oral health services in Northern and Western Europe. Report of a WHO Workshop. Copenhagen: WHO Regional Office for Europe; 1982.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    07 Maio 2004
  • Data do Fascículo
    2004
Associação Médica Brasileira R. São Carlos do Pinhal, 324, 01333-903 São Paulo SP - Brazil, Tel: +55 11 3178-6800, Fax: +55 11 3178-6816 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: ramb@amb.org.br