Acessibilidade / Reportar erro

Por que as pesquisas financiadas pela indústria farmacêutica mostram resultados mais favoráveis aos seus produtos?

PANORAMA INTERNACIONAL

MEDICINA BASEADA EM EVIDÊNCIAS

Por que as pesquisas financiadas pela indústria farmacêutica mostram resultados mais favoráveis aos seus produtos?

Moacyr Roberto Cuce Nobre; Wanderley M. Bernardo; Fábio B. Jatene

É público e notório que a pesquisa financiada pela indústria farmacêutica influencia marcadamente a prática médica. Segundo uma revisão sistemática, publicada no BMJ em 20031, essas pesquisas são desenvolvidas em instituições mantidas por essas empresas ou por médicos que são pagos por meio de vínculo direto, consultoria prestada, viagens, ou como palestrantes em eventos.

Dois trabalhos utilizados para a meta-análise reconhecem que há tempos os resultados das pesquisas financiadas pela indústria farmacêutica favorecem os seus produtos quando comparados com os trabalhos financiados por outras fontes. A possibilidade desse favorecimento chega a ser 5 ou 11 vezes maior2,3.

O grupo de autores da revisão sistemática proveniente de diferentes países, incluindo Otávio Clark de Campinas, somou outros 28 trabalhos científicos aos dois anteriormente citados, e na síntese meta-analítica concluiu que a razão de chances (odds ratio) do conjunto de trabalhos para o favorecimento que a indústria farmacêutica faz aos seus próprios produtos foi de 4,05 (IC95% 2,98-5,51), quando comparados aos trabalhos realizados com os mesmos produtos, mas com outras fontes de financiamento.

Diferentemente do que se especulava, esta revisão sistemática mostra que a qualidade metodológica dos ensaios financiados é tão boa, ou mesmo melhor que a metodologia das pesquisas independentes. As explicações encontradas pelos autores para os resultados mais favoráveis aos produtos da indústria se devem à escolha de grupo controle inadequado e ao vício de publicação, na qual resultados desfavoráveis não são publicados.

Comentário

No jogo de pressão do mercado, os departamentos de marketing parecem estar levando vantagem sobre os departamentos de pesquisa de medicamentos.

Dezenas de trabalhos a respeito do assunto podem ser lidos em página muito bem humorada da Internet onde se ensina como lidar com as estratégias da propaganda de medicamentos. Pode ser consultada em http://www.nofreelunch.org/

Referências

1. Lexchin J, Bero LA, Djulbegovic B, Clark O. Pharmaceutical industry sponsorship and research outcome and quality: systematic review. BMJ. 2003 May 31;326(7400):1167-70.

2. Davidson RA. Source of funding and outcome of clinical trials. J Gen Intern Med. 1986 May-Jun;1(3):155-8.

3. Friedberg M, Saffran B, Stinson TJ, Nelson W, Bennett CL. Evaluation of conflict of interest in economic analyses of new drugs used in oncology. JAMA. 1999 Oct 20;282(15):1453-7.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    07 Maio 2004
  • Data do Fascículo
    2004
Associação Médica Brasileira R. São Carlos do Pinhal, 324, 01333-903 São Paulo SP - Brazil, Tel: +55 11 3178-6800, Fax: +55 11 3178-6816 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: ramb@amb.org.br