Acessibilidade / Reportar erro

Efeitos anoréticos do PYY na obesidade

PANORAMA INTERNACIONAL

PEDIATRIA

Efeitos anoréticos do PYY na obesidade

Nuvarte Setian

O PYY é um hormônio peptídico intestinal secretado pelas células endócrinas L da porção distal do intestino delgado e intestino grosso, no período pós-prandial, proporcionalmente à quantidade de calorias ingeridas. O PYY diminui a motilidade intestinal e aumenta a saciedade, o que provoca uma diminuição do apetite e ingestão de alimentos em animais roedores e também no ser humano com peso normal. Os obesos apresentam níveis de PYY endógenos de jejum e pós-prandiais baixos quando comparados aos não obesos. Sabe-se, ainda, que os núcleos paraventricular e arqueado hipotalâmicos contêm neurônios capazes de estimular ou inibir a ingestão de alimentos e que o PYY tem um papel comunicador com estes núcleos. Baseado nestes fatos, alguns autores procuraram saber se indivíduos obesos também são sensíveis aos efeitos anoréticos do PYY. Infundiram este peptídeo em 12 indivíduos obesos e 12 magros e cruzaram estes resultados com um grupo que recebeu placebo. A ingestão calórica diminuiu cerca de 30% em ambos: gordos e magros. Concluíram que os obesos não são resistentes aos efeitos anoréticos do PYY, sugerindo que sua deficiência pode contribuir para a patogenese da obesidade nos humanos.

Comentário

A obesidade é um problema de saúde dos mais importantes devido às complicações que a acompanham. Daí a busca por uma compreensão maior de suas origens e obtenção de um produto que possa saciar o apetite. O PYY é um sinalizador recentemente identificado que poderia ser um agente terapêutico. Contudo, esta regulação do apetite é um fenômeno complexo, que envolve hormônios do tecido adiposo com a leptina, genes controladores do apetite e ainda ghrelina. A ghrelina é um secretagogo liberador do GH encontrado em duas regiões: fundo gástrico e SNC (núcleo arqueado hipotalâmico). Estes fatores mostram que estamos talvez no caminho certo para identificação de fatores que possam abrir opções terapêuticas farmacológicas de interesse.

Referência

1. Batterham RL, Cohen MA, Ellis SM, Le Roux CW, Wihters DJ, Frost GS, et al. Inhibition of food intake in obese subjects by peptide YY. N Engl J Med 2003; 349(10):941-8.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    21 Out 2004
  • Data do Fascículo
    Set 2004
Associação Médica Brasileira R. São Carlos do Pinhal, 324, 01333-903 São Paulo SP - Brazil, Tel: +55 11 3178-6800, Fax: +55 11 3178-6816 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: ramb@amb.org.br