Acessibilidade / Reportar erro

Teste de supressão com dexametasona em dose baixa: uma reavaliação em pacientes com síndrome de Cushing

PANORAMA INTERNACIONAL

PEDIATRIA

Teste de supressão com dexametasona em dose baixa: uma reavaliação em pacientes com síndrome de Cushing

Nuvarte Setian

O diagnóstico da síndrome de Cushing, que é considerado difícil para os clínicos, para os pediatras é um verdadeiro desafio. O teste de supressão com dexametasona em doses baixas tem sido recomendado para triar casos de suspeita de síndrome de Cushing. Os critérios de supressão do cortisol após o uso da dexametasona ainda não estão estabelecidos. Para testar a sensibilidade do teste, alguns autores reavaliaram 103 pacientes, sendo 80 com doença de Cushing, 13 com produção ectópica de ACTH e 10 com adenoma de supra-renal. Quatorze pacientes com doença de Cushing suprimiram os níveis de cortisol para valores < 5µg/dL com 1 mg de dexametasona à noite. Apenas seis pacientes (8%) suprimiram para < 2µg/dL. Estes resultados foram cruzados com os valores de cortisol urinário, 17-hidroxicorticosteróides e ACTH plasmático. Este estudo mostrou que baixas doses de dexametasona podem suprimir o cortisol plasmático ou os esteróides urinários para níveis que anteriormente eram considerados critérios de exclusão do diagnóstico de síndrome de Cushing e, portanto, não devem ser usadas como critério único, isolado para excluir o diagnóstico de hipercortisolismo endógeno.

Comentário

A diferenciação de pacientes portadores de hipercortisolismo emdógeno daqueles com apenas o fenótipo de Cushing é muitas vezes difícil. O teste de supressão do cortisol, com a dexametasona em doses baixas de 1 mg durante a noite, é uma triagem bioquímica que tem sido recomendada. Contudo, os falsos-positivos têm sido considerados comuns. Já os falsos-negativos é que têm sido considerados raros. No entanto, alguns pacientes com síndrome de Cushing, particularmente aqueles com hipercortisolismo leve, podem suprimir com estas doses baixas de dexametasona, o que leva a considerar que este não pode ser um teste comprobatório único.

Referência

Findling JW, Raff H, Aron DC.The low-dose dexamethasone suppression test: a reevaluation in patients with Cushing's syndrome. J Clin Endocrinol Metab 2004; 89:1222-6.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    15 Mar 2005
  • Data do Fascículo
    Fev 2005
Associação Médica Brasileira R. São Carlos do Pinhal, 324, 01333-903 São Paulo SP - Brazil, Tel: +55 11 3178-6800, Fax: +55 11 3178-6816 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: ramb@amb.org.br