Acessibilidade / Reportar erro

Crianças tratadas com o hormônio de crescimento

PANORAMA INTERNACIONAL

PEDIATRIA

Crianças tratadas com o hormônio de crescimento

Nuvarte Setian

Sabe-se, há mais de dez anos, que crianças nascidas pequenas para a idade gestacional (PIG) podem ser beneficiadas com ganho de altura pelo uso do hormônio de crescimento (GH). Contudo, não há um consenso quanto à maneira de tratá-las. A dose mais comumente usada tem sido de 1,4 UI/kg/semana ou 0,47 mg/kg/ semana administradas diariamente, com o que se tem conseguido um aumento importante da velocidade de crescimento em crianças com grave retardo de crescimento por terem nascido PIG. Alguns autores avaliaram o que acontece com um grupo de 62 destas crianças que foram tratadas com GH durante três anos e que chegaram a ganhar 2 DP na altura e a seguir tiveram seu tratamento interrompido por cinco anos. Esta interrupção resultou numa redução de 1 SD na altura. Os autores concluem que a tolerância e segurança presentes durante o tratamento com GH constituem um forte argumento para que se dê continuidade ao tratamento pelo menos até a puberdade.

Comentário

Há cerca de três anos o FDA dos EUA tem colocado na lista de recomendação o uso do GH em PIG. Os autores têm recomendado o GH para aquelas crianças nascidas PIG que não conseguiram alcançar o canal adequado de crescimento (compensação) até os dois a quatro anos de idade cronológica, o que acontece com cerca 10% destas crianças. Admite-se que estas crianças possam com isto melhorar seu perfil metabólico incluindo sua densidade óssea.

Referência

Fjellestad-Paulsen AF, Simon D, Czernichow P. Short children born small for gestational age and treated with growth hormone for three years have an important catch-down five years after discontinuation of treatment. J Clin Endocrinol Metab 2004;89(3):1234-9.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    31 Out 2005
  • Data do Fascículo
    Out 2005
Associação Médica Brasileira R. São Carlos do Pinhal, 324, 01333-903 São Paulo SP - Brazil, Tel: +55 11 3178-6800, Fax: +55 11 3178-6816 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: ramb@amb.org.br