Acessibilidade / Reportar erro

Cartas ao leitor

CORRESPONDÊNCIAS

Cartas ao leitor

Sou leitor assíduo da Revista da Associação Médica Brasileira (RAMB) e, freqüentemente, leio-a de "cabo a rabo". E ultimamente, observei algo muito ético e interessante, além de inusitado em nosso meio. E não posso ir avante sem colocar no papel essa minha observação clara e distinta.

Desse modo, eu aproveito esta oportunidade para apresentar as minhas sinceras congratulações e o mais alto e expressivo voto de louvor ao Editor, Editores Associados e Conselho Consultivo da RAMB pela maneira ética e elegante de publicar, de modo concomitante, sincrônico ou simultâneo, as cartas cartas ao editor (correspondências) de quem questiona e de quem é questionado; de quem pergunta e de quem responde; de quem acusa e de quem se defende; de quem elogia e de quem é elogiado. Essa atitude previne e justifica a sentença "Justiça tardia acaba se tornando injustiça". Essa conduta dos ilustres colegas com certeza promove a paz e justiça entre os membros da comunidade médica e científica, pois essas virtudes são os pilares da sobrevivência da humanidade. Este é o meu olhar, no presente, pois conforme o provérbio: "Cada um vê, mal ou bem, conforme os olhos que tem".

O insigne Dom Luciano Mendes de Almeida nos ensina que "A formação para a estima, para o respeito e para o diálogo nos ajudará a alcançar os níveis sempre mais altos de concórdia e de convivência no pluralismo e na diversidade" (In: Dicernir valores. Folha de S. Paulo - Sábado, 17. Jul. 2004. p. A2). Esse digno e erudito homem da igreja católica, um verdadeiro apóstolo contemporâneo, assinala adicionalmente que"O mundo tem solução" e, o que me leva a pensar com o apoio dos meus sentidos e a certeza da minha razão, que os ilustres senhores estão dando as suas parcelas valorosas de contribuição, no exercício nobre de suas funções. Nessa linha de raciocínio o versátil Benjamin Franklin (1706-1790) assinalou que "A verdadeira sabedoria consiste em saber como aumentar o bem-estar do mundo", portanto, para que seja atingido tal objetivo, o respeito ao outro como ser humano é indispensável, obviamente procurando distinguir o falso do verdadeiro, bem como o obscuro do claro e distinto.

Cordial e respeitosamente,

Paulo Cesar Alves Carneiro

Rio de Janeiro - RJ

NR. O corpo editorial agradece à estimulante manifestação do Prof. Carneiro.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    01 Nov 2005
  • Data do Fascículo
    Out 2005
Associação Médica Brasileira R. São Carlos do Pinhal, 324, 01333-903 São Paulo SP - Brazil, Tel: +55 11 3178-6800, Fax: +55 11 3178-6816 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: ramb@amb.org.br