Acessibilidade / Reportar erro

Apendicite aguda na criança: é obrigatória a cirurgia durante a madrugada?

PANORAMA INTERNACIONAL

PEDIATRIA

Apendicite aguda na criança: é obrigatória a cirurgia durante a madrugada?

Em crianças com apendicite aguda, é freqüente que o diagnóstico seja feito durante a noite. Uma vez indicada a cirurgia, surge a dúvida quanto à necessidade de se realizar o procedimento durante a madrugada. Com o objetivo de responder a tal questionamento, os autores do presente trabalho estudaram os prontuários de 365 crianças com apendicite aguda, que foram divididas em dois grupos: apendicectomia de emergência (161 crianças operadas até 8 horas após a internação hospitalar) e apendicectomia de urgência (204 crianças operadas após 8 horas). Os autores não observaram diferenças entre os dois grupos quanto à evolução pós-operatória, particularmente em relação ao período de internação hospitalar e incidência de complicações.

Comentário

O trabalho, embora estruturado de maneira simples, nos responde importante questão prática sobre a obrigatoriedade de se realizar apendicectomia em caráter de emergência, durante a madrugada, quando os recursos hospitalares não estão completamente disponíveis. Acrescente-se a este fato o natural cansaço físico da equipe de cirurgiões, anestesia e de enfermagem. É freqüente que a ansiedade dos pais, gerada em função da repentina e inesperada indicação cirúrgica, obrigue o cirurgião a realizar a apendicectomia de forma precipitada, em momentos inoportunos. No entanto, é importante que os familiares sejam esclarecidos das reais vantagens da realização do ato operatório de forma programada, durante o dia.

Uenis Tannuri

Referência

Taylor M, Emil S, Nguyen N, Ndiforchu F. Emergent vs urgent appendectomy in children: a study of outcomes. J Pediatr Surg. 2005;40:1912-5.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    08 Dez 2006
  • Data do Fascículo
    Out 2006
Associação Médica Brasileira R. São Carlos do Pinhal, 324, 01333-903 São Paulo SP - Brazil, Tel: +55 11 3178-6800, Fax: +55 11 3178-6816 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: ramb@amb.org.br