Acessibilidade / Reportar erro

Conseqüências fisiológicas, psicológicas e metabólicas da cirurgia bariátrica

PANORAMA INTERNACIONAL

CLÍNICA CIRÚRGICA

Conseqüências fisiológicas, psicológicas e metabólicas da cirurgia bariátrica

Os autores deste estudo fazem uma revisão da literatura analisando os resultados a longo prazo de pacientes submetidos a cirurgia bariátrica envolvendo quatro tipos de cirurgia: derivação em Y de Roux, gastroplastia com banda vertical, banda gástrica ajustável e diversão biliopancreática. A mortalidade pós-operatória variou de 0,1% a 2% nos diversos estudos. A perda de peso pós-operatória foi variável de acordo com cada tipo de cirurgia; no entanto, todas as técnicas se mostraram eficientes.

As principais alterações nos pacientes operados foram divididas pelos autores do estudo em setores de acordo com cada especialidade ou sistema.

  1. Alterações respiratórias: Redução em quase 90% dos casos de asma e apnéia do sono. A redução das crises de asma foi atribuída à diminuição do refluxo gastroesofágico após o emagrecimento.

  2. Alterações cardiovasculares e dos lípides: Houve diminuição das pressões sistólicas e diastólicas com conseqüente diminuição do risco de hipertensão e infarto. Além disso, houve diminuição acentuada do colesterol total, dos triglicérides, do ácido úrico e aumento da fração HDL do colesterol.

  3. Alterações endócrinas: Nos pacientes submetidos a gastroplastia com redução de peso, houve uma diminuição importante das taxas de diabetes e do risco de aparecimento da doença nos não diabéticos.

  4. Alterações gastrointestinais: Nos pacientes operados, as complicações gastrointestinais mais encontradas foram estenose da gastrojejunostomia, úlcera gástrica, fístulas gastrogástricas, obstrução intestinal de delgado,

    dumping, diarréia e vômitos. Também existe o risco de deficiências de ferro, vitamina B12, vitamina D e cálcio.

  5. Alterações psiquiátricas: Com a perda de peso, ocorre um aumento da auto-estima, melhora do relacionamento social, diminuição da ansiedade e da depressão.

Em conclusão, existem diversos benefícios que a perda de peso nos pacientes operados traz. Em acompanhamento a longo prazo, foram constatadas melhorias em nível cardiológico, respiratório, endócrino e psicológico. As complicações também são numerosas e geralmente estão associadas a deficiências nutricionais e complicações gastrointestinais.

A morbidade e mortalidade causadas pela obesidade podem ser tratadas convenientemente pela cirurgia bariátrica em pacientes apropriadamente selecionados.

Comentário

Os benefícios e complicações mostrados pelo estudo são constatados na prática diária de equipes bem estruturadas em nosso meio. Acreditamos que muitas das complicações vistas ultimamente poderiam ser evitadas com a melhor seleção de pacientes a serem operados. Faz-se, portanto, necessária a avaliação prévia dos candidatos à cirurgia bariátrica por equipe multidisciplinar competente.

Elias Jirjoss Ilias

Referência

Mango VL, Frishman WH. Physiologic, psychologic, and metabolic consequences of bariatric surgery. Cardiol Rev. 2006;14:232-7.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    18 Jan 2008
  • Data do Fascículo
    Abr 2007
Associação Médica Brasileira R. São Carlos do Pinhal, 324, 01333-903 São Paulo SP - Brazil, Tel: +55 11 3178-6800, Fax: +55 11 3178-6816 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: ramb@amb.org.br