Acessibilidade / Reportar erro

Prêmio Liberato Di Dio: 2007

EDITORIAL

Prêmio Liberato Di Dio – 2007

Em cinco de julho deste ano, durante a reunião do Conselho Científico da AMB, foi entregue o Prêmio Liberato Di Dio 2007. A premiação visa destacar os melhores trabalhos publicados na Revista da Associação Médica Brasileira no ano anterior, de acordo com o Conselho Editorial. Desta vez, o trabalho vencedor foi "Fatores associados à interrupção de tratamento anti-retroviral em adultos com AIDS. Rio Grande do Norte, Brasil, 1999-2002", de Brito AM et al., ficando com o segundo lugar "Inadequação de tromboprofilaxia venosa em pacientes clínicos hospitalizados", de Rocha ATC et al..

Estimular a publicação de trabalhos de qualidade é, certamente, papel de qualquer editoria. O fundamental na escolha de um veículo para divulgação é a qualidade e a visibilidade do mesmo. A RAMB foi recentemente indexada à base ISI e isto, para a comunidade científica, parece ser o principal. Mesmo neste contexto, o Conselho Editorial é unânime quanto à importância do prêmio. Esperamos que a possibilidade de recebê-lo seja um estímulo adicional. Mais do que isso, pretendemos que o prêmio seja uma oportunidade de chamar a atenção para algumas característica das publicações na revista.

Certamente, uma boa publicação deve conter uma pergunta clara e relevante. Neste sentido, os artigos selecionados este ano endereçam questão central em terapêutica, a aderência. O primeiro trabalho investiga a causa pela qual pacientes não aderem ao tratamento de AIDS, enquanto o segundo aborda a não-aderência aos protocolos de profilaxia em função de características de diferentes pacientes e diferentes hospitais.

O método para responder estas perguntas deve ser sólido. Ambos os artigos têm uma sessão de métodos muito bem redigida. O desenho do estudo, a caracterização dos locais deste, as variáveis pesquisadas, os desfechos analisados e os métodos estatísticos utilizados na avaliação dos dados estão muito bem definidos nos dois. Recomenda-se aos outros autores que tomem estes textos como referência. A conseqüência natural é que os resultados expostos nos trabalhos escolhidos falam por si só, não necessitando de explicação.

Por fim, a introdução e a discussão destes artigos situam bem a questão. Discutem como os resultados se inserem diante do que já é sabido. A revisão da bibliografia apresentada nos trabalhos é atual e está claramente vinculada aos temas estudados.

Ora, estes são atributos que qualquer boa publicação deveria ter. Então, por que escolher estes dois artigos? Qual diferencial eles apresentam?

O que mais chamou a atenção do Conselho Editorial foi o local em que estes trabalhos foram realizados. O estudo sobre a interrupção de tratamento anti-retroviral foi executado na Secretária Estadual de Saúde do Rio Grande do Norte. O segundo, embora tenha endereço do Departamento de Medicina da UFBA, foi realizado em dois hospitais privados de Salvador e em outros dois hospitais públicos, um sem vínculo universitário.

Há um mito sobre a dificuldade de se realizar trabalhos científicos fora do ambiente universitário. Estes estudos, e muitos outros já divulgados, mostram que isto é possível. Na área médica, trabalhos excelentes nascem de uma rotina bem feita. Desempenhar bem a rotina já qualifica qualquer local de trabalho para pesquisa. Associados a uma boa capacidade de observação e à curiosidade, estão prontos os elementos para uma boa publicação.

Como disse Chico Buarque, o bom samba não tem lugar nem hora....

Daniel Deheinzelin

Conselho Editorial da RAMB

Referências

1. Brito AM, Szwarcwald CL, Castilho EA. Fatores associados à interrupção de tratamento anti-retroviral em adultos com Aids. Rio Grande do Norte, Brasil, 1999 2002. Rev Assoc Med Bras 2006; 52(2): 86-92.

2. Rocha ATC, Braga P, Ritt G, Lopes AA. Inadequação de tromboprofilaxia venosa em pacientes clínicos hospitalizados. Rev Assoc Med Bras. 2006; 52(6): 441-6.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    11 Out 2007
  • Data do Fascículo
    Out 2007
Associação Médica Brasileira R. São Carlos do Pinhal, 324, 01333-903 São Paulo SP - Brazil, Tel: +55 11 3178-6800, Fax: +55 11 3178-6816 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: ramb@amb.org.br