Acessibilidade / Reportar erro

Efeito da derivação gástrica no esôfago de Barrett e na metaplasia intestinal da cárdia em pacientes obesos mórbidos

PANORAMA INTERNACIONAL

CLÍNICA CIRÚRGICA

Efeito da derivação gástrica no esôfago de Barrett e na metaplasia intestinal da cárdia em pacientes obesos mórbidos

Elias Jirjoss Ilias; Paulo Kassab

Os autores analisaram, em estudo prospectivo, 557 pacientes obesos mórbidos submetidos à gastroplastia aberta entre agosto de 1999 e outubro de 2004. Todos os pacientes foram submetidos à endoscopia e biopsias pré-operatórias. Dos 557 pacientes, 15 apresentavam metaplasia intestinal no esôfago distal ou na cárdia. Todos foram submetidos à endoscopia pré-operatoria e, no mínimo, a duas endoscopias pós-operatórias. Em todas as endoscopias eram realizadas quatro biópsias nos quatro quadrantes do epitélio de Barrett. Os pacientes foram divididos em dois grupos: Barrett curto (até 30 mm) e Barrett longo (mais de 31mm). Todos os pacientes foram submetidos à cirurgia de Fobi-Capella por via laparotomica.

Resultados: O sintoma de refluxo gastroesofágico desapareceu em todos os pacientes, e 12 meses após a cirurgia, a EDA mostrou cicatrização das ulceras pépticas em esôfago e da esofagite erosiva. A análise histológica das biópsias mostrou que dos sete pacientes com Barrett curto, em quatro (57%) houve desaparecimento da metaplasia intestinal em até 25 meses após a cirurgia. Dos cinco pacientes com Barrett longo, um (20%) apresentou regressão da metaplasia intestinal. Em nenhum paciente houve aparecimento de displasia nos tecidos biopsiados. Dois pacientes que apresentavam displasia leve no pré-operatório tiveram desaparecimento da displasia com retorno a epitélio normal no pós-operatório e um paciente apresentou regressão da displasia permanecendo apenas com metaplasia intestinal.

Dos três pacientes com metaplasia intestinal em cárdia, dois apresentaram regressão para mucosa normal e um permaneceu com metaplasia, no entanto sem progressão para displasia.

Conclusão: A cirurgia de derivação gástrica para tratamento da obesidade mórbida é uma ótima cirurgia antirrefluxo, levando a um total desaparecimento dos sintomas de refluxo gastroesofágico, a cicatrização de úlceras de esôfago e esofagite erosiva. Além disso, a cirurgia levou a uma regressão da metaplasia intestinal para mucosa normal em grande número de pacientes, principalmente no Barrett curto. Houve desaparecimento da displasia e, no caso de persistência da metaplasia, não houve aparecimento de displasia no período de seguimento endoscópico pós-operatório de dois anos.

Comentário

A cirurgia de Fobi-Capella leva a uma diminuição da produção ácida no estômago (pequena câmara) e evita o refluxo duodenal. Esses dois fatores diminuem o risco de Barrett, e propiciam o seu desaparecimento. Devido ao pequeno número de pacientes desse trabalho (15 pacientes), são necessários novos estudos com maior número de casos e com mais tempo de seguimento para conclusões definitivas sobre o assunto.

  • Csendes A, Burgos AM, Smok G, Burdiles P, Henríquez A. Effect of gastric bypass on Barrett's esophagus and intestional metaplasia of the cárdia in patients with morbid obesity. Gastroint Surg 2006;10(2):259-64.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    15 Ago 2008
  • Data do Fascículo
    Ago 2008
Associação Médica Brasileira R. São Carlos do Pinhal, 324, 01333-903 São Paulo SP - Brazil, Tel: +55 11 3178-6800, Fax: +55 11 3178-6816 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: ramb@amb.org.br