SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.57 issue2Crohn's disease update author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista da Associação Médica Brasileira

Print version ISSN 0104-4230

Rev. Assoc. Med. Bras. vol.57 no.2 São Paulo Mar./Apr. 2011

http://dx.doi.org/10.1590/S0104-42302011000200001 

EDITORIAL

 

Uma nova e estimulante parceria para a RAMB

 

 

Bruno Caramelli

 

 

O ano que terminou foi, ao mesmo tempo, desafiador e estimulante para a RAMB. Com apoio da AMB, a RAMB organizou e coordenou diversas reuniões, buscando a valorização dos periódicos científicos brasileiros junto à CAPES. Essa iniciativa, ainda que não tenha alcançado benefícios imediatos, elaborou propostas que foram enviadas a todos os editores e à CAPES. Entre elas estão a inclusão de um representante dos editores no conselho técnico-científico da CAPES, a adoção de outros critérios de classificação de periódicos que considerem o SciELO e as características de cada área, o aumento do valor do auxílio concedido às revistas por meio dos Editais do CNPq e a criação de uma bolsa para apoio financeiro a jovens editores.

Por outro lado, os editores se comprometem a buscar o aprimoramento progressivo dos seus periódicos, por meio de cursos de editoração, publicação bilíngue e online e redução do tempo para resposta aos autores. Com a publicação do primeiro fator de impacto, no segundo semestre de 2010, as revistas brasileiras que atingiram esse novo patamar pretendem, agora, ampliar a inserção internacional. Desde 2009 a RAMB publica on-line em inglês e português (esta também na versão impressa). Com a publicação bilíngue é possível atingir um número muito maior de leitores e divulgar as informações científicas produzidas no Brasil para o resto do mundo. Nesse sentido, 2011 começa com uma grande novidade para nossa revista. Após longo processo de negociação com a diretoria da AMB, a RAMB assinou a parceria com a editora Elsevier, a maior editora de periódicos médicos científicos do mundo. A partir do primeiro número deste ano, a revista passa a integrar o grupo dos periódicos da Elsevier e a participar do Science Direct, o maior site de publicações médicas, assinado por pesquisadores e bibliotecas de todo o mundo. Com isso, aumentará o alcance da RAMB e, naturalmente, o número de citações que a revista recebe, atingindo seus objetivos: internacionalização e aumento de fator de impacto. Já no primeiro número a nova capa e o novo projeto de diagramação foram apresentados aos leitores. A RAMB passa a contar com um revisor técnico-científico, aumentando a qualidade e a confiabilidade dos textos que serão publicados.

Preocupada com a confiabilidade e a originalidade dos textos submetidos para publicação na RAMB e em respeito aos leitores e à comunidade científica, o Conselho Editorial decidiu adotar as diretrizes elaboradas pelo COPE (Committee on Publication Ethics http://publicationethics.org/), o fórum de discussões do qual participam editores de diversas revistas científicas de prestígio internacional. Este documento serve de apoio e orientação para editores e revisores para os casos em que existe suspeita de plágio, publicação duplicada, falha ética ou não confiabilidade dos dados, por exemplo. Como podem ver, são muitas novidades e ótimas perspectivas. A equipe e o Conselho Editorial da RAMB desejam a todos um feliz 2011 e ótimas leituras!

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License