SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue17Apresentação author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista de Sociologia e Política

Print version ISSN 0104-4478

Rev. Sociol. Polit.  no.17 Curitiba Nov. 2001

http://dx.doi.org/10.1590/S0104-44782001000200001 

 

 

Este número da Revista de Sociologia e Política traz o Dossiê "Transição Política". Ele reúne os trabalhos apresentados na mesa-redonda Consolidação da democracia: enfoques teóricos e processos político-institucionais, realizada durante o Seminário Internacional de Ciência Política: Política desde el Sur, entre 3 e 5 de outubro de 2001 na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O evento foi organizado com o patrocínio do Departamento de Ciência Política da UFRGS, do seu Programa de Pós-Graduação em Ciência Política e da Associação das Universidades do Grupo de Montevidéu.

Coordenada pelo Prof. Dr. Carlos S. Arturi, do Departamento de Ciência Política da UFRGS, que também organizou este Dossiê, a mesa-redonda teve como objetivo discutir as possibilidades e os constrangimentos à consolidação dos regimes democráticos na América Latina nos anos oitenta e noventa, segundo diferentes perspectivas teóricas e à luz de pesquisas recentes sobre o tema.

* * *

O número 17 da Revista de Sociologia e Política só foi possível com o financiamento do Programa de Apoio a Publicações Científicas do CNPq.

Em fins de 2001 a Revista de Sociologia e Política foi incluída na SciELO Brasil.

A Scientific Electronic Library Online — SciELO Brasil (http://www.scielo.br) é uma biblioteca virtual que abrange uma coleção selecionada de periódicos científicos brasileiros da maior parte das áreas de conhecimento.

Como se lê na sua homepage, "A SciELO é a aplicação de um projeto de pesquisa da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), em parceria com o Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (BIREME). O Projeto FAPESP/BIREME tem por objetivo o desenvolvimento de uma metodologia comum para a preparação, armazenamento, disseminação e avaliação da produção científica em formato eletrônico".

Assim, "o objetivo do site da SciELO é implementar uma biblioteca eletrônica que possa proporcionar um amplo acesso a coleções de periódicos como um todo, aos fascículos de cada título de periódico, assim como aos textos completos dos artigos".

Na medida do possível e de acordo com os recursos disponíveis, todos os números da Revista de Sociologia e Política desde 1997 estarão disponíveis on line a partir de 2002.

Os Editores