SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue25Apresentação: outras abordagens de dois velhos conhecidos author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista de Sociologia e Política

Print version ISSN 0104-4478

Rev. Sociol. Polit.  no.25 Curitiba Nov. 2005

http://dx.doi.org/10.1590/S0104-44782005000200001 

Editorial

 

 

Este número da Revista de Sociologia e Política apresenta o Dossiê Democracias e autoritarismos, coordenado por Adriano Nervo Codato da Universidade Federal do Paraná, cuja Apresentação dispensa outros adendos e justificativas. A seção Artigos contém estudos sobre o empresariado argentino no período peronista, a Sociologia do Direito e a reestruturação do setor elétrico no Brasil dos anos 1990. Na seção Resenhas obras importantes recentemente lançadas são apresentadas e comentadas.

* * *

Números redondos sempre favorecem balanços e acertos de contas. No primeiro número da nossa Revista de Sociologia e Política afirmávamos no editorial, que era também um programa político e científico, que o periódico pretendia ser "um espaço plural de veiculação dos resultados de pesquisa de sociólogos e cientistas políticos". E que desejávamos, ao mesmo tempo, considerar "problemas de conjuntura e intervir no sentido daquilo que" era e é "fundamental" para os Editores: "a radicalização e o aprofundamento da democracia no Brasil". Entendemos que nos 25 primeiros volumes cuidamos razoavelmente bem da primeira tarefa. Que este e os próximos 25 possam incluir igualmente a segunda preocupação.

* * *

A Revista de Sociologia e Política integra e conta com o patrocínio do Programa de Apoio a Periódicos da Universidade Federal do Paraná e também da Fundação Araucária, às quais expressamos os nossos sinceros agradecimentos.

 

Adriano Nervo Codato
Paulo Roberto Neves Costa
Renato Monseff Perissinotto
Editores