Acessibilidade / Reportar erro

Editorial

Editorial

A Revista de Sociologia e Política comemora, com este número, seu aniversário de 15 anos, trazendo algumas inovações e um conteúdo de excelente qualidade.

O dossiê que ora publicamos, organizado pelos professores Adriano Codato e Renato Monseff Perissinotto, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), é dedicado a um dos temas clássicos da Ciência e da Sociologia Política: as elites políticas. É interessante lembrar que os coordenadores deste dossiê, coincidentemente, foram fundadores e são editores da Revista de Sociologia e Política.

Destacamos a tradução de um artigo também clássico da Ciência Política, da autoria de Nelson Polsby: "A institucionalização da Câmara dos Deputados dos Estados Unidos". Nelson Polsby nasceu em 1934 e faleceu recentemente (2007). Ligado durante a maior parte de sua carreira ao Departamento de Ciência Política da Universidade da Califórnia, campus de Berkeley, participou de vários cargos consultivos de alto nível. Suas pesquisas versaram, de modo geral, sobre os poderes Executivo e Legislativo dos Estados Unidos, embora também tenham tratado de questões teóricas e das bases locais do poder. Além de autor de inúmeros livros e artigos até o fim de sua vida, foi editor da American Political Science Review (APSR) nos anos 1970. A tradução que ora publicamos foi considerada um dos 20 mais influentes artigos publicados pela APSR nos últimos 60 anos e com ela inauguramos uma nova seção, intitulada "Textos fundamentais".

A partir deste número, a referência da Revista de Sociologia e Política passa a incluir a indicação de volume. Essa alteração deve-se a dois motivos: 1) aproximar a Rev. Sociol. Polít. do padrão internacional de referências e 2) permitir a adequada indexação dos números suplementares, exclusivamente eletrônicos, que lançaremos este ano. Desde o n. 1 (novembro de 1993) até o n. 29 (novembro de 2007), a indicação de número era a única referência que adotávamos; este número, portanto, é o v. 16, n. 30 (junho de 2008).

Ao participar do projeto Scielo Social Sciences, que publica versões em inglês de artigos constantes do portal Scielo, a Revista de Sociologia e Política passa a integrar a base de dados inglesa Intute. O acesso à Revista na Intute faz-se por meio do endereço http://www.intute.ac.uk/socialsciences/.

Além disso, a Revista de Sociologia e Política integra a Red de Bibliotecas Virtuales de Ciencias Sociales de America Latina y el Caribe de la Red de Centros Miembros de Centro Latino-Americano de Ciencias Sociales (Clacso). Para o acesso à Revista nessa Red, o endereço é o seguinte: http://www.biblioteca.clacso.edu.ar:8080/biblioteca/biblioteca/lenlaces.

* * *

O presente número da Revista de Sociologia e Política apresenta, na seção de artigos, diversos textos sobre participação política da juventude, relações de poder nos conselhos municipais, idéias políticas de Isaiah Berlin e desenvolvimento regional e descentralização político-administrativa.

A seção de resenhas apresenta dois textos: um sobre partidos e eleições no Paraná e outro sobre neoliberalismo e reforma trabalhista no Brasil.

* * *

A Revista de Sociologia e Política integra o Programa de Apoio a Periódicos da Universidade Federal do Paraná e conta com seu patrocínio, bem como do curso de Especialização em Sociologia Política do Departamento de Ciências Sociais da mesma instituição, aos quais expressamos nossos sinceros agradecimentos.

Gustavo Biscaia de Lacerda

Editor

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    04 Nov 2008
  • Data do Fascículo
    Jun 2008
Universidade Federal do Paraná Rua General Carneiro, 460 - sala 904, 80060-150 Curitiba PR - Brasil, Tel./Fax: (55 41) 3360-5320 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: editoriarsp@gmail.com