SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número45Dossiê política, direito e judiciário: uma introdução índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

Compartir


Revista de Sociologia e Política

versión impresa ISSN 0104-4478

Rev. Sociol. Polit. vol.21 no.45 Curitiba marzo 2013

http://dx.doi.org/10.1590/S0104-44782013000100001 

Editorial

 

 

O número 45 da Revista de Sociologia e Política traz algumas mudanças pertinentes para a comunidade de leitores e autores do periódico. Esse número é o primeiro do ano de 2013, quando a Revista completa seu segundo decênio de publicação regular. Ao longo desses vinte anos o periódico se consolidou como uma referência na publicação de textos acadêmicos por sociólogos e politólogos brasileiros e latino-americanos. Durante esse período assistimos à contínua expansão dos programas de pós-graduação, e a produção intelectual tem aumentado proporcionalmente. Diante disso não causa surpresa que a submissão anual da Revista tenha praticamente duplicado em cinco anos, aumentado de 87 textos em 2007 para 179 propostas de artigos em 2012. Essa situação pressiona cada vez mais os comitês editoriais dos periódicos científicos, que precisam mobilizar uma verdadeira comunidade de pareceristas para avaliar essa produção.

Entretanto, a disposição dos pareceristas é um recurso finito, e o refinamento na qualidade dos artigos publicados não pode ficar somente a cargo do rigor de pesquisadores sêniores e júniores cada vez mais atarefados.

A insistente busca pela qualificação da produção científica publicada na Revista de Sociologia e Política nos levou a implementar uma mudança importante. A partir deste número, os autores deverão ajustar os resumos a um modelo de resumo estruturado instituído pelo periódico e disponível para download na página de instruções aos autores, em nosso site na Scielo. Esse modelo é identificado pelo acrônimo IMRAD: introdução, materiais e métodos, resultados e discussão. Os editores da Revista de Sociologia e Política produziram um instrumento para auxiliar os autores a realizar esse ajuste, discernindo alguns aspectos fundamentais em um resumo, tais como: do que trata o artigo, como se realizou a pesquisa, quais os principais achados, e o qual é o significado desses resultados. Visamos, com esse modelo, fazer com que apenas o resumo satisfaça a curiosidade dos leitores sobre o que eles vão encontrar no artigo.

Além disso, a partir de 2013 a Revista de Sociologia e Política se tornará uma publicação trimestral, lançando quatro fascículos ao ano, previstos para aparecerem em março, junho, setembro e dezembro. O aumento da periodicidade visa escoar os textos já aprovados, diminuindo um tanto o tempo de espera dos artigos aprovados a partir desse ano.

* * *

Agradecemos os recursos recebidos, neste número 45, do Conselho Nacional de Justiça, através do Programa CNJ Acadêmico, bem como dos Grupos de Pesquisa DIRPOL-Núcleo de Direito e Política e e-Justiça (Justiça Eletrônica) UFPR, ambos sediados no Programa de Pós-Graduação em Direito da UFPR. Também agradecemos à Editora da Universidade de Toronto, pela autorização da republicação do texto de Mariana Prado Motta, até então inédito em português.

 

Lucas Massimo
Editor Executivo

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons