SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 issue3Carta do EditorFootwear industry strategies for the new competition environment: a three case study analysis author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Gestão & Produção

Print version ISSN 0104-530X

Gest. Prod. vol.10 no.3 São Carlos Dec. 2003

http://dx.doi.org/10.1590/S0104-530X2003000300002 

Co-editorial

 

 

Alceu Gomes Alves Filho; Ana Lúcia Vitale Torkomian; Guilherme Ary Plonski; Wilson Suzigan

 

 

É com grande prazer que apresentamos o número especial referente ao ano de 2003 da revista Gestão & Produção, cujo tema é Gestão de Tecnologia. A escolha desse tema para esta edição especial justifica-se pelo papel estratégico que a tecnologia desempenha, tanto no âmbito específico das empresas como em escopo mais amplo, para a economia nacional. A diversidade dos artigos aqui apresentados reflete os diferentes recortes segundo os quais esse tema tem sido estudado em nossas instituições de ensino e pesquisa.

O primeiro artigo, "Estratégias das Empresas do Setor Calçadista Diante do Novo Ambiente Competitivo: Análise de Três Casos", avalia as estratégias tecnológicas, de localização e reorganizadoras adotadas por três empresas calçadistas diante do ambiente competitivo da década de 1990, mostrando o impacto diferenciado desse ambiente conforme as características das empresas.

O mandato das subsidiárias de empresas transnacionais no estrangeiro por intermédio dos mecanismos de alocação das atividades de P&D para os centros descentralizados de pesquisa é tratado no segundo artigo, "O Papel das Subsidiárias e a Internacionalização das Atividades Tecnológicas pelas Empresas Transnacionais (ETNs)", a partir de pesquisas realizadas sobre as atividades dos laboratórios de P&D da indústria de equipamentos de telecomunicações no Brasil.

No artigo seguinte, "A Relação Universidade–Empresa: Comentários sobre um Caso Atípico", é abordado um caso positivo de interação universidade–empresa no que diz respeito às atividades de pesquisa universitária e à formação de recursos humanos, tanto na universidade quanto na empresa envolvida, a Clark Equipaments, numa conjuntura em que a relação com a matriz norte-americana lhe permitiu seguir uma trajetória de capacitação tecnológica autônoma.

O quarto artigo, "Esforço Tecnológico e Desempenho Inovador das Empresas do Setor Médico-hospitalar Localizadas em São Carlos, SP", mostra que empresas desse setor vêm despendendo esforços tecno3 e 15 estaçõeslógicos expressivos, direcionados tanto a atividades internas de P&D – em maior proporção – quanto à aquisição de tecnologias a partir de fontes externas.

Em seguida, a seleção de projetos de tecnologia da informação segundo uma abordagem de gestão de portfolio, considerando os diferentes tipos de projetos, os impactos desses projetos nos fatores críticos de sucesso da empresa, os custos do projeto, bem como os riscos associados, é avaliada no artigo "Um Estudo de Caso de Gestão de Portfolio de Projetos de Tecnologia da Informação".

O sexto artigo, "A Interfuncionalidade entre Marketing e Gestão de Ciência e Tecnologia nas Empresas", discute alguns conceitos que marketing e C&T têm em comum, procurando evidenciar que, apesar de trilharem caminhos diferentes, a pauta de investigações de ambas as áreas é semelhante e complementar.

Na seqüência, o artigo "Reflexão para Gestão Tecnológica em Cadeias de Suprimento" traz uma reflexão sobre as mudanças nos processos gerenciais internos e de negócios entre as empresas, propiciadas pelo avanço do uso de tecnologias de informação e comunicação.

Finalmente, em "Outsourcing e Geração de Valor na Indústria de Computadores Pessoais (PCs): Estudo de Múltiplos Casos", os autores, por meio de aparato teórico que relaciona aspectos de outsourcing, inovação, valor e evolução da indústria de PCs, investigam os impactos desses aspectos na competitividade da indústria de PCs do Brasil e as repercussões para seu crescimento e inserção no mercado global.

Agradecemos a todos que colaboraram para a concretização deste número, especialmente ao editor-chefe, na certeza de que o tema Gestão de Tecnologia estará sempre na pauta da revista Gestão & Produção e da academia brasileira de Engenharia de Produção.