Acessibilidade / Reportar erro

Co-editorial

Co-editorial

Ao concluir o trabalho de edição deste número, pudemos confirmar a oportunidade de reunir, neste momento, um conjunto de trabalhos que reflete o vigor da produção científica e a variedade das preocupações dos pesquisadores brasileiros sobre o tema Estratégia de Operações.

Tivemos a honra de poder contar, na abertura deste número especial, com a participação dos renomados Professores Martin K. Starr e Nigel Slack. Atendendo convite formulado pelo Prof. Henrique L. Corrêa, ambos apresentam reflexões sobre a evolução acadêmica do tema, sua difusão na prática da Administração da Produção (Operations Management) e sobre o impacto da estratégia de operações na estratégia competitiva da empresa. Em seu artigo, o Prof. Starr reinterpreta o passado e o presente da Estratégia de Operações para destacar alguns dos temas relevantes e dos desafios da área para o futuro, considerando, entre outros aspectos, mudanças na geopolítica, o recrudescimento do terrorismo e a evolução da tecnologia de informação e de telecomunicações.

O Prof. Slack retoma a discussão sobre a utilidade efetiva do conhecimento acumulado na academia sobre Estratégia de Operações à medida que, nas estratégias das organizações, os serviços ganham importância e a nova configuração das operações, com a servitization, tem diversas implicações no projeto dos produtos/serviços, na gestão da cadeia de suprimentos, na gestão dos riscos, na estrutura e na cultura organizacional etc. Prossegue discutindo as abordagens de planejamento estratégico e o papel da Estratégia de Operações nessas abordagens. E aponta, ainda, alguns dos principais desafios para que a área forneça uma base conceitual para o desenvolvimento e implementação de estratégias bem-sucedidas.

Apresentamos a seguir os artigos selecionados para este número da G&P, fazendo referência apenas aos principais temas abordados. Godinho Filho e Fernandes apresentam o conceito Paradigmas Estratégicos de Gestão da Manufatura e utilizam-no para comparar os objetivos de desempenho da Manufatura Ágil, Customização em Massa, Manufatura Responsiva e Manufatura em Massa. Da Silveira e Fogliatto tratam dos efeitos da adoção de tecnologia na Customização em Massa, analisando 315 produtores no setor de produtos metálicos, máquinas e equipamentos. Scavarda, Barbosa e Hamacher analisam as principais estratégias adotadas pelas montadoras de veículos nos mercados brasileiro e europeu, especialmente quanto à variedade de modelos oferecidos. Maia, Cerra e Alves Filho abordam as relações entre a Estratégia de Operações e a Gestão da Cadeia de Suprimentos, por meio de estudos de caso em duas montadoras e em dois fornecedores. Vasconcelos, Milagres e Do Nascimento discutem as estratégias de relacionamento entre empresas pertencentes a cadeias produtivas, focalizando processos de aprendizagem e compartilhamento de conhecimento, por meio de survey que envolveu 46 grandes empresas. Jansen, Rotondaro e Jansen acompanham a estratégia de uma empresa de porte médio do setor eletro-eletrônico, discutindo o alinhamento entre competências, estratégia e ambiente. Klippel, Antunes Júnior e Paiva apresentam o conceito Rede de Valor de Operações para analisar a estratégia de operações de uma empresa da indústria rodo-ferroviária que possui três linhas de produtos diferenciados. Cruz Junior, Carvalho e Laurindo relatam como um clube de atividades sociais, culturais e esportivas projetou sua estrutura organizacional utilizando um organigraph, evidenciando competências e procurando alinhá-las aos principais processos da organização. Sellitto e Walter apresentam um método para medição e controle da estratégia de operações e testam-no em um fabricante de ferramentas mecânicas. Gartner discute a integração da estratégia de operações às finanças e apresenta um método para o cálculo do valor econômico adicionado das empresas químicas e petroquímicas brasileiras.

Ao se dedicarem ao estudo de variados aspectos relacionados ao tema – estrutura conceitual, relações com a estratégia competitiva e com outras estratégias funcionais, formulação, avaliação, controle e implementação etc –, os participantes deste número especial contribuem também deixando diversos desafios e possíveis desdobramentos de suas pesquisas.

Agradecemos muitíssimo ao Prof. Dr. Roberto Martins pelo convite para coordenarmos a edição deste número especial sobre Estratégia de Operações e aproveitamos para cumprimentá-lo pelo excelente trabalho desenvolvido à frente da editoria da Gestão & Produção.

Alceu Gomes Alves Filho (DEP/UFSCar)

Flávio César Faria Fernandes (DEP/UFSCar)

Heitor Mansur Caulliraux (COPPE/UFRJ)

Henrique Luiz Corrêa (POI /FGV-SP)

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    03 Mar 2006
  • Data do Fascículo
    Dez 2005
Universidade Federal de São Carlos Departamento de Engenharia de Produção , Caixa Postal 676 , 13.565-905 São Carlos SP Brazil, Tel.: +55 16 3351 8471 - São Carlos - SP - Brazil
E-mail: gp@dep.ufscar.br