Acessibilidade / Reportar erro

Co-editorial

Co-editorial

A crescente preocupação com o meio-ambiente, a atuação de organizações não-governamentais e a maior sensibilidade ao tema em instituições públicas e privadas vêm se refletindo na produção acadêmica em diversas áreas de conhecimento.

Este número especial da revista Gestão & Produção reúne artigos com resultados de pesquisas e proposições teóricas em Gestão Ambiental. A chamada de artigos teve boa receptividade, com 50 artigos submetidos, o que exigiu empenho do corpo de referees e dos co-editores para sua avaliação. Como resultado, foram aceitos para este número quinze artigos, provenientes de cinco estados, São Paulo, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Pernambuco, distribuídos entre doze instituições de ensino e pesquisa. Também há a contribuição de convidados da Alemanha.

Abrindo este número, contamos com o artigo de Seliger, Kernbaum e Zettl, ligados ao IWF (Institut für Werkzeugmaschinen und Fabrikbetrieb – Instituto para Máquinas Ferramentas e Gestão da Fábrica), da Universidade de Berlim, que coordenam uma iniciativa que procura incluir o tema da Sustentabilidade no ensino e pesquisa de Universidades em diversos países. A convite de João Fernando Gomes de Oliveira, os autores apresentam o processo de remanufatura de produtos elétricos e eletrônicos e como sua viabilidade contribui para a redução dos problemas ambientais.

Silva e Quelhas discutem o impacto no custo de capital próprio para as empresas brasileiras de capital aberto diante da adoção dos princípios de sustentabilidade, Gonçalves e Marins apresentam um caso de logística reversa numa empresa de laminação de vidros que utiliza a sucata gerada pelos seus clientes para realimentar seu processo. Silva e Medeiros ilustram o desenvolvimento e a aplicação da Produção Mais Limpa na prestação de serviço. Chaves e Batalha utilizam o conceito de logística reversa para analisar como os centros de coleta de embalagens recicláveis em supermercados podem ser usados como fator de atração de clientes.

Em seu artigo, Jabbour e Santos propõem uma taxonomia dos estágios evolutivos da gestão ambiental e sua relação com as áreas de gestão da produção e de recursos humanos. Simonetto e Borenstein apresentam um sistema de apoio à decisão para o planejamento operacional da coleta seletiva de resíduos sólidos, visando a alocação de veículos e de carga ótimas. Gonçalves-Dias analisa a reciclagem da embalagem PET valendo-se de conceitos da logística reversa e da análise ciclo de vida das embalagens.

Ávila e Paiva analisam os resultados operacionais obtidos pelas empresas brasileiras certificadas pela Norma ISO 14000, envolvendo aspectos como relação com fornecedores, reciclagem, cumprimento de padrões e resíduos tóxicos, entre outros. Ferro, Bonacelli e Assad discutem de que forma algumas empresas brasileiras vêm utilizando em suas estratégias competitivas o potencial da biodiversidade para criar novas oportunidades e explorar novos nichos de mercado. Tauchen e Brandli propõem uma sistematização de procedimentos para implantação de um sistema de gestão ambiental voltado para Universidades. Utilizando-se de conceitos relacionados ao desenvolvimento sustentável e a programas e projetos de desenvolvimento, Raschiatore e Moreira analisam as inovações ocorridas na implementação em um Programa Estadual de Microbacias.

Calia e Guerrini mostram como a estrutura organizacional utilizada para conduzir projetos de melhoria baseados na concepção do Seis Sigma, em uma multinacional, melhorou seu desempenho ambiental. Silva e Brito apontam as contribuições socioeconômicas advindas de um processo de inclusão social por meio das práticas de gestão de resíduos da construção civil. Fechando o número especial, Luz, Sellitto e Gomes tratam da medição de desempenho ambiental em uma empresa automotiva certificada pela norma ISO 14000.

Este conjunto de artigos dá uma mostra de como a Engenharia de Produção, sob diversos aspectos, e interagindo com áreas correlatas, tem a contribuir, e pode se repensar, para enfrentar a questão ambiental.

Mauro Rocha Côrtes (DEP/UFSCar)

João Fernando Gomes de Oliveira (EESC/USP)

José Carlos Barbieri (EASP/FGV)

Isak Kruglianskas (FEA/USP)

(Co-editores convidados)

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    01 Mar 2007
  • Data do Fascículo
    Dez 2006
Universidade Federal de São Carlos Departamento de Engenharia de Produção , Caixa Postal 676 , 13.565-905 São Carlos SP Brazil, Tel.: +55 16 3351 8471 - São Carlos - SP - Brazil
E-mail: gp@dep.ufscar.br