Acessibilidade / Reportar erro

Co-editorial

Co-editorial

Embora o tema de Gestão de Projetos seja tradicional no âmbito da Engenharia de Produção, vinculado principalmente às questões de programação (project scheduling), o seu interesse na comunidade acadêmica tem sido renovado com a incorporação de novos aspectos, como a aplicação de novos métodos e ferramentas e a certificação de profissionais. O presente número especial em Gestão de Projetos da revista Gestão & Produção procura divulgar alguns resultados recentes de pesquisas e proposições teóricas neste tema, sob o foco da Engenharia de Produção, em tópicos como: programação de projetos, estrutura organizacional orientada a projetos, métodos e softwares de apoio, tipologias de projetos, avaliação e indicadores de desempenho de projetos, gestão de aquisições e contratos em projetos, e ferramentas e técnicas aplicadas à gestão de projetos.

A chamada de artigos para esse número especial teve boa receptividade na comunidade acadêmica, contando com 28 artigos submetidos para publicação, o que exigiu empenho do corpo de revisores e dos editores. Como resultado, 12 artigos foram aceitos para publicação nessa edição, envolvendo autores de diversas instituições e estados do Brasil, além de dois artigos convidados de autores da Alemanha e da Dinamarca. No primeiro artigo dessa edição, Kimms estuda aspectos que afetam valores e prazos dos pagamentos de projetos, com foco na contratação e execução de projetos na Alemanha. No segundo artigo, Hsuan-Mikkola e Hansen analisam a aplicação conjunta de jogos, simulação e grupos de discussão voltados ao desenvolvimento de plataformas de projetos.

Em seguida, Contador e Senne estudam métodos para determinação de caminhos k-críticos em redes PERT. Alencar, Almeida e Mota tratam de uma sistemática proposta para seleção de fornecedores em gestão de projetos. Em Almeida, Valdivia, Vellasco e Pacheco é abordada a otimização de alternativas para o desenvolvimento de campos de petróleo. Cerra, Maia e Alves Filho estudam projetos locais de desenvolvimento no contexto das cadeias de suprimento de montadoras de motores veteranas e entrantes. Pandolfo, Selig, Brandli, Pandolfo e Kurek discutem um modelo para avaliação e comparação de projetos de habitação com base no valor.

Na seqüência, Garcia, Teixeira, Alves e Alves abordam a concepção de um modelo de avaliação de projetos de responsabilidade social empresarial. Em Yamashita e Morabito é proposto um algoritmo branch-and-bound para resolver o problema de programação de projetos com custo de disponibilidade de recursos e múltiplos modos de execução. Carnevalli e Miguel revisam, analisam e classificam a literatura de QFD, considerando tipos de pesquisa, dificuldades de uso e benefícios do método. Em Russo e Sbragia é analisada a relevância da tendência empreendedora do gerente para o sucesso de projetos inovadores. Finalmente, em Giacometti, Silva, Souza, Marins e Silva é apresentado um estudo de caso numa empresa aeronáutica aplicando-se earned value em projetos complexos.

Gostaríamos de agradecer a Alessandra Rachid, editora da Gestão & Produção, pela oportunidade de organizar esse número especial em Gestão de Projetos e pelo valioso apoio no processamento dos artigos submetidos para publicação. Também agradecemos aos revisores da Gestão & Produção pela importante colaboração na avaliação criteriosa de cada um destes artigos. Esperamos que essa edição contribua para difundir e estimular a pesquisa neste tema no Brasil.

Reinaldo Morabito (DEP-UFSCar)

Marly Monteiro de Carvalho (EP-USP)

Henrique Rozenfeld (EESC-USP)

Co-editores convidados para essa edição

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    04 Mar 2008
  • Data do Fascículo
    Dez 2007
Universidade Federal de São Carlos Departamento de Engenharia de Produção , Caixa Postal 676 , 13.565-905 São Carlos SP Brazil, Tel.: +55 16 3351 8471 - São Carlos - SP - Brazil
E-mail: gp@dep.ufscar.br