Acessibilidade / Reportar erro

Carta do Editor

Carta do Editor

Caros Leitores,

Como indicamos no último número de 2008, o corpo editorial da revista foi reestruturado no intuito de aperfeiçoar e agilizar a avaliação dos artigos submetidos à Gestão & Produção. Além do editor chefe, a editoria é agora composta por um editor adjunto e quatro editores associados.

Temos a satisfação de anunciar que o Prof. Dr. Alceu Gomes Alves Filho (DEP/UFSCar) passa a exercer a função de editor adjunto e que os professores Dr. Luiz Felipe Roris Rodriguez Scavarda do Carmo (DEI/PUC-RIO), Dr. Luiz Cesar Ribeiro Carpinetti (DEP/EESC - USP), Dr. Mauricio Cardoso de Souza (DEP/UFMG) e Dr. Mário Sergio Salerno (DEP/EPUSP) aceitaram nosso convite para atuarem como editores associados nas áreas de PCP/Logística, Qualidade, Métodos Quantitativos/PO e Estratégia/Organização/Trabalho, respectivamente. Sentimo-nos honrados em compor a editoria da Gestão & Produção com tais professores e podemos assim assegurar, contando também com a inestimável contribuição do nosso conselho consultivo e do nosso corpo de "referees", que os mais elevados padrões acadêmicos e científicos continuarão a reger os trabalhos da editoria da Gestão & Produção.

Um conjunto de mudanças adicionais está sendo implementado com a finalidade de melhorar a qualidade e dar maior agilidade e transparência ao processo de avaliação e publicação de artigos:

1) A partir deste número, a Gestão & Produção passa a ser publicada trimestralmente (março, junho, setembro e dezembro), ampliando o volume de artigos publicados e respondendo, dessa forma, ao aumento do número de artigos que vêm sendo submetidos.

2) Os artigos passarão a ser avaliados por pelo menos dois referees (blind review) - em vez de ao menos três referees, como até agora vinha sendo feito -, sendo estes indicados pelos editores associados.

3) A partir de primeiro de abril, iremos utilizar um novo sistema de gestão editorial disponibilizado pela SciELO e denominado Submission. Com isso, todo o processo de editoração, desde a submissão de artigos até a publicação na Gestão & Produção, poderá ser realizado e acompanhado pela Internet.

4) Não serão aceitos artigos divididos e encaminhados em partes.

5) Os autores deverão, no ato da submissão, encaminhar um termo de transferência de direitos autorais para a revista, conforme modelo a ser disponibilizado.

6) Os artigos devem ter no mínimo 18 páginas e no máximo 22 páginas, sem considerar o espaço necessário para as referências bibliográficas.

Estes e outros detalhes estão disponíveis junto à política editorial da revista.

No presente número, temos treze artigos de autores procedentes dos seguintes Estados: Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo, provenientes das seguintes instituições: CEFET/SC, FURB, PUC-Rio, UEM, UFRGS, UFSC, UFSCar, UNESP e USP. Além disso, temos a participação de autores do Chile, da Universidad Arturo Prat de Iquique, e dos Estados Unidos, da Rutgers University em Piscataway-NJ.

O primeiro artigo, de Rinaldi, Morabito e Tachibana, apresenta o uso de análise estatística multivariada para estudar causas que expliquem a frequência de clientes em um supermercado. Uma forma de organização logística para associações de catadores de materiais recicláveis é proposta no segundo artigo, elaborado por Aquino, Castilho e Pires. Já no terceiro artigo, de Sakurada e Miyake, é discutida a aplicação da técnica simulação de eventos discretos, com foco no estudo de sistemas de operação de serviços. O quarto artigo, desenvolvido por Silva, Rodrigues, Sannomya, Peres e Corvacho, investiga a adoção de canais alternativos para pequenos e médios produtores agrícolas na comercialização de seus produtos agrícolas frente ao poder exercido pelas grandes redes varejistas. Com base em um procedimento em três etapas, o quinto artigo, elaborado por Anzanello, propõe uma solução para avaliar a confiabilidade de sistemas com componentes não idênticos. Na sequência, no artigo sexto, da Rosa e Garrafa analisam o uso da técnica FMEA no processo de colheita, como forma de aperfeiçoar o cultivo agrícola de canola no município de Independência no Rio Grande do Sul.

O sétimo artigo, desenvolvido por Bezerra, Grande e Silva, apresenta um modelo relativo ao processo de alocação dos custos de prestação de serviços internos aos departamentos usuários do serviço. Já no oitavo artigo, Paulillo e Perosa analisam o impacto das mudanças institucionais sobre a coordenação dos elos tritícolas e moageiro na cadeia agroindustrial do trigo brasileiro. No nono artigo, Vieira e Epprecht discutem métodos de identificação de efeitos na dispersão em experimentos sem replicações. Na sequência, os impactos da mudança climática para as organizações são discutidos por Jabbour e Santos no artigo décimo. O artigo décimo primeiro, de Gonçales e Werner, compara métodos de análise de capacidade de processo para dados com distribuição não-normal. Arranjos produtivos locais é o assunto do próximo artigo, o décimo segundo, elaborado por Galdamez, Carpinetti e Gerolamo, no qual é proposto um sistema de avaliação de desempenho para tal tipo de organização. No último artigo deste número, o décimo terceiro, de Lustosa, Araneda-Fuentese Schaefer, o problema de redimensionamento de rede de telefones é discutido, com vistas a melhorar a sua lucratividade.

Néocles Alves Pereira

Editor chefe

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    17 Abr 2009
  • Data do Fascículo
    Mar 2009
Universidade Federal de São Carlos Departamento de Engenharia de Produção , Caixa Postal 676 , 13.565-905 São Carlos SP Brazil, Tel.: +55 16 3351 8471 - São Carlos - SP - Brazil
E-mail: gp@dep.ufscar.br