Acessibilidade / Reportar erro

Editorial

Editorial

Caros Leitores,

A partir deste número, que inicia o volume 17 da Gestão e Produção, fizemos mudanças significativas em nossa revista. Estas mudanças resultaram em uma pequena adequação no formato da revista; alteramos suas dimensões, layout dos artigos e inserimos sumário bilíngue. Isso proporcionará um maior conforto na leitura, seja para o leitor da revista impressa ou para o leitor da versão eletrônica disponível no SCIELO.

Todas as alterações foram pautadas em normas internacionais visando à indexação da revista em bases dados. Pois nossa intenção é aumentar a visibilidade da revista, fazendo com que cada vez mais leitores tenham acesso a este conteúdo de extrema relevância para a área.

O presente número é composto por quinze artigos de autores procedentes dos seguintes estados: São Paulo, Rio Grande do Sul, Pernambuco, Santa Catarina, Paraná, Rio de Janeiro e Minas Gerais. E provenientes das seguintes instituições: EESC-USP, EP-USP, UNIFEI, UnB, UNESP, UFPe, UFSC, UFSCar, UNISINOS e UTFPR. Adicionalmente, temos a participação de autores com vínculo ao Edward P. Fitts Department of Industrial and Systems Engineering, North Carolina State University, NC - USA e ao Department of Management College of Business and Behavioral Science - Clemson University, SC- USA.

No primeiro artigo, Barbalho e Rozenfeld analisam a relação entre atores de unidades organizacionais do processo de desenvolvimento de produtos e sua participação na melhoria do processo. Almeida, Souza e Mello analisam, no segundo artigo, como a comunicação interna da organização pode ser utilizada como um instrumento de promoção da qualidade. No terceiro artigo, Peretti e Araújo avaliam requisitos segurança em procedimentos de certificação da qualidade em cadeias produtivas de alimentos no Brasil. Oliveira e Pinheiro apresentam, no quarto artigo, práticas para implantação de sistemas de gestão ambiental ISO 14001 em empresas industriais.

No quinto artigo, Ferreira, Oliveira, Firmino e Droquett avaliam o desempenho de redes bayesianas, a partir de um balanced scorecard, no suporte a um problema real na área de recursos humanos. Na sequência, no sexto artigo, Tezza, Bornia e Vey classificam sistemas de medição de desempenho com base em cento e quarenta abordagens sobre o tema. Sellitto, Borchardt e Pereira apresentam, no sétimo artigo, um método de construção de modelos para a mensuração de desempenho ambiental em operações de manufatura. No oitavo artigo, Ribeiro Junior e Stano desenvolvem um diagnóstico em uma instituição de pesquisa e inovação com vistas à implantação de um programa de gestão do conhecimento. No nono artigo, Lopes, Fialho, Leonardi, Lopes, Ribeiro e Wilhelm analisam a relação entre aptidões cerebrais com competências gerenciais.

Godinho Filho e Uzsoy analisam, no décimo artigo, a relação entre tamanho de lote de produção e lead time médio em seis programas de melhoria contínua. O décimo-primeiro artigo, de Costa, Machado e Claro, propõem o uso de um único gráfico de controle para o monitoramento de processos bivariados. Padovani, Carvalho e Muscat apresentam, no décimo - segundo artigo, um modelo híbrido no suporte da seleção de projetos e alocação de recursos. No décimo - terceiro artigo, Jucá Junior, Conforto e Amaral analisam o nível de maturidade em gestão de projetos em pequenas empresas desenvolvedoras de software. No décimo - quarto, Neves e Guerrini propõem um modelo de requisitos e componentes técnicos para a formação de redes de cooperação entre empresas da construção civil. Finalmente, no décimo - quinto artigo, Teixeira e Lacerda analisam dos principais tópicos estudados em cento e setenta e três artigos sobre gestão da cadeia de suprimentos.

Espero que vocês apreciem esta edição, boa leitura!

Néocles Alves Pereira

Editor-Chefe

Alceu Gomes Alves Filho

Editor-Adjunto

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    07 Jun 2010
  • Data do Fascículo
    2010
Universidade Federal de São Carlos Departamento de Engenharia de Produção , Caixa Postal 676 , 13.565-905 São Carlos SP Brazil, Tel.: +55 16 3351 8471 - São Carlos - SP - Brazil
E-mail: gp@dep.ufscar.br