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Coesão de equipes: a adaptação do instrumento de pesquisa norte-americano Multidimensional Sport Cohesion Instrument para a realidade empresarial e esportiva no Brasil

Resumo:

O objetivo do presente estudo foi adaptar um instrumento coesivo de equipe válido e confiável da área do esporte norte-americano para o meio empresarial e esportivo brasileiro. A primeira versão do instrumento adaptado foi aplicada a um teste-piloto com 45 participantes, demonstrando alta consistência interna e baixa variação entre as 22 questões que o compõem. Após o teste-piloto, o instrumento foi submetido a um juiz para definir a versão para teste e reteste. O estudo completo pesquisou 173 membros de diferentes equipes. Após as duas aplicações, de teste e reteste, os resultados foram tabulados e, utilizando-se das orientações de Cronbach (2004), foi calculado o coeficiente α (alfa) de Cronbach, que apresenta uma estimativa de confiabilidade sobre o instrumento. O coeficiente α encontrado para o instrumento global foi de α = 0,9599 no teste, e de α = 0,9648 no reteste. Os resultados apontam a consistência interna dos 22 itens de coesão de equipe como muito alta. Os estudos demonstram os coeficientes α (alfa) de Cronbach das variáveis que compõem o instrumento, nomeadas de atração ao grupo, qualidade de trabalho, unidade de propósito e papéis valorizados. O instrumento adaptado possui consistência aceitável nas quatro dimensões, assim como para os diversos tipos de equipes estudadas no meio empresarial e esportivo brasileiro.

Palavras-chave:
Coesão de equipe; Instrumento de Pesquisa; Consistência Interna

Abstract:

This study aimed to adapt a team cohesion tool shown to be valid and reliable in the American sports scenario, to the Brazilian sports and business reality. We piloted the first version of the adapted instrument with 45 participants, obtaining high internal consistency and low variation among the 22 questions of the instrument. The instrument was subsequently submitted to a judge to define the version for the test and re-test. The complete study surveyed 173 members of different teams. After the test and re-test, results were tabulated, and in line with Cronbach’s recommendations (2004), we used the alpha coefficient as an index of reliability of the instrument. The alpha coefficient found for the global instrument was α=0.9599 in the test, and α=0.9648 in the re-test. The results indicated a high internal consistency of the 22 items about team cohesion. The studies demonstrated Cronbach’s alpha coefficients of the following variables that compound the instrument: attraction to the group, quality of teamwork, unity of purpose and valued roles. The adapted instrument showed acceptable consistency in its four dimensions, and also for the various types of teams studied in the Brazilian business and sports environment.

Keywords:
Team cohesion; Research instrument; Interior consistency

1 Introdução

A necessidade de soluções eficazes para o ambiente laboral coletivo, requeridas por um cenário constantemente redesenhado, como observam Claver-Cortés et al. (2007)Claver-Cortés, E., Zaragoza-Sáez, P., & Pertusa-Ortega, E. (2007). Organizational Structure Features Supporting Knowledge Management Processes. Journal of Knowledge Management, 11(4), 45-57. http://dx.doi.org/10.1108/13673270710762701.
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, deve-se, em medida significativa, pela adoção de estruturas mais flexíveis como a gestão baseada em equipes no ambiente organizacional, relatam Sacomano & Escrivão (2000)Sacomano, M., No., & Escrivão, E., Fo. (2000). Estrutura Organizacional e Equipes de Trabalho: estudo da mudança organizacional em quatro grandes empresas industriais. Gestão & Produção, 7(2), 136-145. e Bejarano (2006)Bejarano, V. C. (2006). Elementos Essenciais à Implementação de Equipes: um estudo de caso da indústria de papel (Dissertação de mestrado). Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa..

Com muito entusiasmo, inúmeros autores compartilham suas experiências, atribuindo às equipes a responsabilidade por melhores índices de produtividade. No ambiente empresarial, Robbins & Finley (1997)Robbins, H., & Finley, M. (1997). Por que as Equipes não Funcionam? Rio de Janeiro: Campus., Chang (1999)Chang, R. Y. (1999). Construindo uma equipe de sucesso. São Paulo: Futura., Katzenbach & Smith (2001)Katzenbach, J. R., & Smith, D. K. (2001). Equipes de Alta Performance: conceitos, princípios e técnicas para potencializar o desempenho das equipes. Rio de Janeiro: Elsevier., Drucker (2001)Drucker, P. (2001). Administrando em Tempos de Grandes Mudanças (5 ed., Tradução Nivaldo Montingelli Jr.). São Paulo: Pioneira Thomson Learning., Moscovici (2003)Moscovici, F. (2003). Equipes dão Certo: a multiplicação do talento humano (8 ed.). Rio de Janeiro: José Olympio., Bejarano & Pilatti (2008)Bejarano, V. C., & Pilatti, L. A. (2008). Elementos externos essenciais à implementação de equipes: um estudo de caso. Revista de Administração, 43(1), 17-29. e Montanari et al. (2011)Montanari, R. L., Pilatti, L. A., de Lima, I. A., & Romano, C. A. (2011). A maturidade e o desempenho das equipes no ambiente produtivo. Gestão & Produção, 18(2), 367-378. apontam vantagens inquestionáveis do mundo da coletividade.

No universo do esporte, o entusiasmo não é diferente. Michael Jordan (2009Jordan, M. (2009). Nunca deixe de tentar. Rio de Janeiro: Sextante., p. 51), em associação à necessidade de trabalho em equipe, infere que “otalento vence jogos, mas trabalho em equipe e inteligência vencem campeonatos”. Carlos Alberto Parreira (2006)Parreira, C. A. (2006). Formando equipes vencedoras: lições de liderança e motivação: do esporte aos negócios (3 ed.). Rio de Janeiro: Best Seller., em linha argumentativa semelhante, infere que o espírito de equipe é absolutamente fundamental para que estrelas brilhem e conquistas aconteçam. Phil Jackson (1997)Jackson, P. (1997). Cestas sagradas: lições espirituais de um guerreiro das quadras. Rio de Janeiro: Rocco. evidencia a necessidade da troca do “eu” pelo “nós”. Rezende (2006)Rezende, B. R. (2006). Transformando suor em ouro. Rio de Janeiro: Sextante. vai além e aponta que a coesão é o elemento fundamental para a existência de uma verdadeira equipe.

Conduzir equipes na obtenção de melhor desempenho, no ambiente corporativo ou do esporte, não é tarefa simples, mesmo quando se podem reunir os melhores talentos individuais. O desempenho das equipes está relacionado com inúmeros fatores. Karakowsky et al. (2004)Karakowsky, L., McBey, K., & Chuang, Y. (2004). Perceptions of Team Performance: the impact of group composition and task-based cues. Journal of Managerial Psychology, 19(5), 506-525. http://dx.doi.org/10.1108/02683940410543597.
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mencionam percepções e influências entre homens e mulheres trabalhando em equipe. Costa (2003)Costa, A. C. (2003). Work team trust and effectiveness. Personnel Review, 32(5), 605-622. http://dx.doi.org/10.1108/00483480310488360.
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discute a importância da confiança na eficácia da equipe. Jackson (2014Jackson, P. (2014). Onze anéis: a alma do sucesso. Rio de Janeiro: Rocco., p. 14) aponta a necessidade de “[...] anos de abnegação para que os jovens atletas deixem de lado os próprios egos e se engajem de corpo e alma na experiência de grupo”.

Não obstante e independente do ambiente de equipes, o desempenho dos grupos está intimamente associado ao relacionamento de seus integrantes, à coesão da equipe. Para autores como Carron et al. (1985)Carron, A. V., Widmeyer, N. W., & Brawley, L. R. (1985). The development of instrument to assess cohesion in sport teams: the group environment questionaire. Journal of Sport Psychology, 7(3), 244-267. http://dx.doi.org/10.1123/jsp.7.3.244.
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, Robbins (2002)Robbins, S. P. (2002). Comportamento Organizacional (9 ed.). Rio de Janeiro: LTC., Wagner (2006)Wagner, J. A., III. (2006). Comportamento organizacional. São Paulo: Saraiva. e Machado (2006)Machado, A. A. (2006). As Ciências do Esporte e os Aspectos psicológicos: por uma busca da estabilização da área. In.: A. A. Machado (Org.), Psicologia do Esporte: da educação física ao esporte de alto nível (pp. 269-276). Rio de Janeiro: Guanabara Koogan., a coesão da equipe é fator decisivo na performance do grupo. Jackson (2014)Jackson, P. (2014). Onze anéis: a alma do sucesso. Rio de Janeiro: Rocco. menciona a importância da coesão ao associá-la a uma arte, a de transformar um grupo de jovens ambiciosos em um time integrado e campeão.

A necessidade de um entendimento mais abrangente no que tange a coesão, equipes, métodos e instrumentos que auxiliam na busca e gerenciamento da coesão das equipes é, diante do atual cenário, fundamental para a maximização do desempenho de equipes em qualquer ambiente. O que se pretende no presente estudo é adaptar um instrumento de pesquisa norte-americano, Multidimensional Sport Cohesion Instrument (MSCI), utilizado para mensurar a coesão de equipes na área esportiva, para a realidade empresarial e esportiva no Brasil.

2 Marco teórico referencial

A evolução dos estudos da coesão aponta que o primeiro trabalho sistemático sobre o tema foi realizado por Festinger et al. (1950)Festinger, L., Schachter, S., & Back, K. (1950). Social Pressure in Informal Groups: a study of a human factors in housing. New York: Harper & Bros.. No estudo, coesão foi considerada um campo de forças que atua sobre os membros para que permaneçam em grupo. Foram evidenciadas duas questões: atração do grupo e meios de controle. Para Carron et al. (1985)Carron, A. V., Widmeyer, N. W., & Brawley, L. R. (1985). The development of instrument to assess cohesion in sport teams: the group environment questionaire. Journal of Sport Psychology, 7(3), 244-267. http://dx.doi.org/10.1123/jsp.7.3.244.
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, a coesão é formada por dois componentes, os sociais e os relacionados à tarefa. Os autores definiram coesão como um processo dinâmico que reflete a intenção de o grupo se unir e se manter unido em busca de metas e objetivos relacionados à tarefa; já o social reflete a atração interpessoal entre os integrantes do grupo. Nessa linha, Tutko & Richards (1984)Tutko, T. A., & Richards, J. W. (1984). Psicología del entrenamiento desportivo. Boston: Allyn and Bacon. salientam que um grupo coeso é a junção de indivíduos que pensam, sentem e atuam como uma unidade.

Wolfe & Box (1987)Wolfe, J., & Box, T. M. (1987). Team chesion effects on business game performance. Developments in Business Simulation & Experiential Exercises, 14, 250-255. inferem que a coesão atua como um elemento construtor social e está apoiado em um tripé: o histórico da coesão se baseia na semelhança entre os indivíduos na parte social mais do que na intelectual; a moral do grupo ou nível de motivação é percebido através das medidas sociométricas, que preveem a indicação de pares mútuos, menos preferidos, e seleções de parceiros de trabalho; e a base do grupo em coordenar e controlar esforços, mesmo baseado nas necessidades de autoridade ou dominância. Ideias convergentes são observadas em Robbins (2002)Robbins, S. P. (2002). Comportamento Organizacional (9 ed.). Rio de Janeiro: LTC., e Wagner (2006)Wagner, J. A., III. (2006). Comportamento organizacional. São Paulo: Saraiva. destaca a importância da interação entre os membros da equipe. Robbins (2002)Robbins, S. P. (2002). Comportamento Organizacional (9 ed.). Rio de Janeiro: LTC. evidencia três níveis para que a coesão se desenvolva: no tempo que os participantes passam juntos, o tamanho pequeno da equipe facilita a interação e as equipes se fortalecem e se e unem quando enfrentam ameaças externas, gerando maior aproximação dos membros.

Para Rocco (2004)Rocco, J. C. D. (2004). A coesão nos grupos desportivos em contexto de ensino militar – academia militar. PROELIUM – Revista da Academia Militar, 10, 143-170., inicialmente o conceito de coesão era um termo meramente descritivo. Vários estudos posteriores apontaram fatores que interferem na coesão do grupo, entre eles o grau de concordância com os objetivos propostos ao grupo, interações que se estabelecem no grupo, antagonismos e conflitos intergrupais, grau de proximidade ou semelhança cultural e a história de sucessos anteriores do grupo. Machado (2006)Machado, A. A. (2006). As Ciências do Esporte e os Aspectos psicológicos: por uma busca da estabilização da área. In.: A. A. Machado (Org.), Psicologia do Esporte: da educação física ao esporte de alto nível (pp. 269-276). Rio de Janeiro: Guanabara Koogan. vai mais além e menciona a coesão como um processo complexo, dinâmico e variável ao longo do tempo, que não aparece de repente e, também, não é permanente. É necessária a manutenção, que pode ser estimulada por todos os integrantes e lideranças.

O primeiro instrumento de medição do nível de coesão utilizado foi o Sport Cohesiveness Questionnarie, conhecido como Questionário de Coesão no Esporte, desenvolvido por Martens, Lander e Loy (1972) apud Weinberg & Gould (2001)Weinberg, R. S., & Gould, D. (2001). Fundamentos da psicologia do esporte e do exercício (2 ed.). Porto Alegre: Artmed.. O instrumento possui sete indicadores que medem a atração interpessoal ou classificam atração pelo grupo. Para esse instrumento não foram aplicadas as medidas de confiabilidade ou validade de construção (Weinberg & Gould, 2001Weinberg, R. S., & Gould, D. (2001). Fundamentos da psicologia do esporte e do exercício (2 ed.). Porto Alegre: Artmed.). O instrumento apresenta ênfase na coesão social e foi considerado de caráter unidimensional. A insatisfação com essas definições unidimensionais geraram a construção de novos instrumentos de mensuração do nível de coesão no esporte.

Para Carron et al. (2002a)Carron, A. V., Brawley, L. R., & Widmeyer, N. W. (2002a). The Group Environment Questionnaire: test manual. Morgantown: Fitness Information Technology., a coesão de grupo contempla dois componentes: o primeiro associado ao desenvolvimento e manutenção das relações interpessoais, gerados pela relação social entre os membros do grupo, o segundo está ligado aos processos de tarefa, associado à atividade em grupo para atingir objetivos. Essa visão descreve a coesão de grupo com natureza multidimensional. Estudos baseados somente na atração grupal são inadequados para explicar a natureza multidimensional da coesão em equipes. Yukelson et al. (1984)Yukelson, D., Weinberg, R., & Jackson, A. (1984). A multidimensional group cohesion instrument for intercollegiate basketball teams. Journal of Sport Psychology, 6(1), 103-107. http://dx.doi.org/10.1123/jsp.6.1.103.
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inferem que para avaliar coesão do grupo é necessário que os instrumentos reflitam fatores associados às metas e objetivos que o grupo busca atingir tanto quanto fatores associados ao desenvolvimento e manutenção das relações interpessoais positivas, apresentando a coesão como fator multidimensional.

Carron et al. (1985)Carron, A. V., Widmeyer, N. W., & Brawley, L. R. (1985). The development of instrument to assess cohesion in sport teams: the group environment questionaire. Journal of Sport Psychology, 7(3), 244-267. http://dx.doi.org/10.1123/jsp.7.3.244.
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desenvolveram um novo instrumento: Group Enviroment Questionnaire – GEQ, traduzido como Questionário de Ambiente Grupal – QAG, que diferencia o indivíduo e o grupo e os interesses relacionados às tarefas e os sociais. Assim, foram divididos dois tipos distintos de coesão ou duas forças distintas que agem para que os membros permaneçam em grupo. O primeiro tipo está voltado para a execução das tarefas, ou seja, são os esforços coletivos do grupo para alcançar as metas comuns. O segundo representa o lado social e refere-se a aspectos do relacionamento, afinidades entre os participantes. Esse modelo segue a base conceitual multidimensional em que foi testada e estabelecida a confiabilidade e validade de construção do instrumento. O modelo de coesão desenvolvido por Carron et al. (2002a)Carron, A. V., Brawley, L. R., & Widmeyer, N. W. (2002a). The Group Environment Questionnaire: test manual. Morgantown: Fitness Information Technology., além de separar as dimensões sociais e tarefa, tem como pressupostos aspectos individuais e grupais da coesão:

  1. a

    Integração do grupo em relação aos aspectos sociais;

  2. b

    Integração do grupo em relação à tarefa;

  3. c

    Atração individual para o grupo em relação aos aspectos sociais;

  4. d

    Atração ao grupo em relação à tarefa.

A primeira categoria – integração do grupo – reflete as percepções individuais sobre as semelhanças e entrosamento dentro do grupo. A segunda categoria – atração individual para o grupo – reflete as motivações pessoais para manter o grupo. Na visão de Carron et al. (2002a)Carron, A. V., Brawley, L. R., & Widmeyer, N. W. (2002a). The Group Environment Questionnaire: test manual. Morgantown: Fitness Information Technology., a coesão interpretada pela divisão das duas forças separa as dimensões sociais e as tarefas. Já a relacionada ao social representa como os membros do grupo sentem-se confortáveis na companhia uns dos outros, quanto gostam de pertencer ao grupo. A coesão relacionada à tarefa, por sua vez, identifica o nível do trabalho grupal, isto é, quanto os membros do grupo trabalham juntos em busca dos objetivos.

Além disso, o estudo apresentado por Weinberg & Gould (2001)Weinberg, R. S., & Gould, D. (2001). Fundamentos da psicologia do esporte e do exercício (2 ed.). Porto Alegre: Artmed. contribui apontando fatores de impacto da coesão grupal na área esportiva, como os ambientais ou situacionais, os pessoais, os de liderança e os de equipe, que representam uma hierarquia que parte do geral para o específico:

  1. a

    Fatores ambientais: São considerados os gerais e representam as forças regulamentadoras que mantêm o grupo unido; são exemplos bolsa de estudos, idade, proximidade ou requisitos de qualificação;

  2. b

    Fatores pessoais: São variáveis de extrema importância para o estudo da coesão esportiva, que podem afetar o desenvolvimento da coesão do grupo quando esquecidos; os autores salientam que esses fatores representam os motivos pelos quais os membros da equipe estão participando e como se envolvem nas atividades da equipe;

  3. c

    Estilos de liderança: Referem-se à interação do técnico com os membros da equipe comandada e incluem o estilo de vida e os comportamentos dos líderes em relação ao grupo e a forma de relacionamento mantida com seus atletas; o líder desempenha papel vital para a coesão grupal através da forma de comunicação, clara, consistente e direta com o capitão e os demais membros da equipe, direcionando os esforços para o cumprimento dos objetivos, dividindo os papéis entre os integrantes da equipe;

  4. d

    Fatores de equipe: São as características da tarefa, tais como esporte individual ou coletivo, regulamentação das ações do grupo, desejo e segurança da equipe.

A coesão está relacionada a fatores que participam ativamente do desempenho da equipe. A satisfação do indivíduo no grupo, a motivação para a realização das tarefas, a qualidade das tarefas e aceitação do papel do líder perante o grupo são fatores que mostram a amplitude do tema e a complexidade de se mensurar a coesão de equipes.

Yukelson et al. (1984)Yukelson, D., Weinberg, R., & Jackson, A. (1984). A multidimensional group cohesion instrument for intercollegiate basketball teams. Journal of Sport Psychology, 6(1), 103-107. http://dx.doi.org/10.1123/jsp.6.1.103.
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reafirmam a coesão como processo multidimensional e retratam a necessidade de um instrumento mais completo de medição. Seguindo os conceitos multidimensionais da coesão em grupo, desenvolveram um instrumento de 41 questões chamado Multidimensional Sport Cohesion Instrument (MSCI) ou Instrumento de Coesão Multidimensional no Esporte. As propriedades psicométricas do referido instrumento foram analisadas com os dados procedentes de uma amostra de jogadores de basquete norte-americanos. A versão final do estudo apresentou 22 itens, medidos por escala Likert de 11 pontos, objetivando avaliar o tema deste artigo em quatro grandes dimensões: a) Qualidade do trabalho em equipe; b) Atração ao grupo; c) Unidade de propósito; d) Papéis valorizados. Esse instrumento de 22 itens para avaliação de coesão esportiva que utiliza os princípios da psicometria, foi validado e aprovado quanto a sua confiabilidade e validez de construção, com coeficiente de confiabilidade alfa de 0,93.

O instrumento de Yukelson et al. (1984)Yukelson, D., Weinberg, R., & Jackson, A. (1984). A multidimensional group cohesion instrument for intercollegiate basketball teams. Journal of Sport Psychology, 6(1), 103-107. http://dx.doi.org/10.1123/jsp.6.1.103.
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segue a definição dos fatores de coesão multidimensional, fazendo referência tanto à coesão social como à tarefa. Objetivando mensurar os dois fatores, foram criadas quatro dimensões: qualidade de trabalho em equipe; atração ao grupo; unidade de propósito e papéis valorizados. A linha que avalia a coesão social é representada pela dimensão atração ao grupo e a linha referente à tarefa é mensurada pelas dimensões unidade de propósito, qualidade do trabalho em equipe e papéis valorizados.

A qualidade de trabalho em equipe mensura o relacionamento dos membros da equipe referente à tarefa. Objetiva, além disso, identificar se os integrantes trabalham juntos dentro de suas funções, se elas são compatíveis, bem definidas, qual o nível de doação dos indivíduos, resolução de conflitos, respeito, união gerada na equipe, sentimentos de amizade e o grau da disciplina para se atingir bom desempenho. O Quadro 1 sumariza os conceitos associados à dimensão:

Quadro 1
Dimensão Qualidade do trabalho em equipe.

Já na dimensão atração ao grupo, as variáveis que a compõem refletem o senso individual de atração e/ou satisfação para com o grupo, avaliadas pelos sentimentos de aceitação, orgulho de ser membro da equipe, significado, valor depositado nos membros da equipe, capacidade dos membros da equipe e desejo de continuar no grupo. O Quadro 2 evidencia as variáveis presentes nessa dimensão:

Quadro 2
Dimensão Atração de grupo.

A dimensão unidade de propósito avalia a importância dada para a preparação da equipe, o grau de compromisso firmado com as normas de operação, compreensão clara dos objetivos que visam alcançar os objetivos e os métodos de reavaliar esses objetivos que a equipe almeja alcançar, como mostra o Quadro 3:

Quadro 3
Dimensão Unidade de propósito.

A dimensão papéis valorizados avalia o senso de identificação com a equipe através da percepção de cada indivíduo sobre seu papel nela, o senso de pertencer a ela, o grau de aceitação dos colegas e da liderança. A discussão no Quadro 4 evidencia essa dimensão:

Quadro 4
Dimensão Papéis valorizados.

Yukelson et al. (1984)Yukelson, D., Weinberg, R., & Jackson, A. (1984). A multidimensional group cohesion instrument for intercollegiate basketball teams. Journal of Sport Psychology, 6(1), 103-107. http://dx.doi.org/10.1123/jsp.6.1.103.
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, autores do MSCI, concluíram que seria necessário provar seu funcionamento em outros esportes, posto que a coesão pode variar de acordo com os esportes, que exigem diferentes graus de coordenação ou interdependência entre os membros que compõem uma equipe. Weinberg & Gould (2001)Weinberg, R. S., & Gould, D. (2001). Fundamentos da psicologia do esporte e do exercício (2 ed.). Porto Alegre: Artmed. destacam a versatilidade do instrumento elaborado por Yukelson et al. (1984)Yukelson, D., Weinberg, R., & Jackson, A. (1984). A multidimensional group cohesion instrument for intercollegiate basketball teams. Journal of Sport Psychology, 6(1), 103-107. http://dx.doi.org/10.1123/jsp.6.1.103.
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, inferindo sobre a sua validade em distintas modalidades esportivas, evidenciando um elemento relevante para os propósitos do presente estudo.

3 Metodologia

A pesquisa caracteriza-se como de natureza aplicada, tendo por finalidade resolver problemas concretos. Quanto à abordagem, é de caráter quantitativo. Já em relação aos objetivos finais, essa pesquisa é identificada como exploratória. A fim de maximizar a qualidade do constructo e das medidas operacionais, foram adotadas as seguintes etapas: a) Exploração e revisão bibliográfica; b) Adaptação das questões para primeira versão do instrumento; c) Escolha e definição da população; d) Aplicação de teste-piloto; e) Verificação da consistência interna do instrumento adaptado com base no teste-piloto; f) Submissão a um juiz; g) Aplicação do teste e do reteste; h) Verificação da consistência interna do instrumento.

A revisão bibliográfica contemplou materiais disponíveis na literatura, observando-se os preceitos de Quivy & Campenhoudt (1998)Quivy, R., & Campenhoudt, L. V. (1998). Manual de investigação em ciências sociais. Lisboa: Gradiva. de exploração, na etapa de ruptura. A exploração teve como objetivo apurar as variáveis de influência sobre a coesão de equipe para construção do marco teórico referencial e identificação dos instrumentos que mensuram a coesão de equipes. Uma vez identificado e definido um instrumento (Multidimensional Sport Cohesion Instrument MSCI), a adaptação das questões se iniciou. Por se tratar de um instrumento de língua inglesa, a adaptação das questões foi executada por uma pessoa bilíngue, português e inglês, que foi instruída sobre os objetivos do trabalho e o formato de resposta utilizado. As questões foram adaptadas buscando-se familiaridade dos termos e acréscimo de termos relacionados às áreas empresarial e acadêmica, objetivo da adaptação. O Quadro 5 apresenta exemplos das adaptações:

Quadro 5
Adaptações de questões.

Posteriormente à adaptação das questões foi aplicado o teste-piloto do instrumento, em duas equipes (10 integrantes) do setor de vendas de uma empresa prestadora de serviços na área de transporte rodoviário no Estado do Paraná, duas equipes de acadêmicos (10 participantes) que competem no Desafio Acadêmico de uma instituição de ensino e 15 atletas participantes de uma equipe de futebol profissional no Sudoeste do Paraná. Os respondentes do teste-piloto, por conveniência da aplicação, estão geograficamente localizados no Sudoeste do Paraná.

Após a aplicação do teste-piloto, a consistência interna do questionário foi apurada utilizando-se o coeficiente α (alfa) de Cronbach, que é calculado a partir da variância dos itens individuais e da soma dos itens de cada avaliador, utilizando-se, segundo Cronbach (2004Cronbach, J. L. (2004). My current thoughts on coefficient Alpha and successor procedures. Educational and Psychological Measurement, 64(3), 391-418., p. 7), a Equação 1:

α = ( k k 1 ) ( 1 i = 1 k S i 2 S t 2 ) (1)

em que:

k = número de itens do questionário;

Si2 = variância de cada item;

St2 = variância total do questionário.

Com o instrumento apresentando consistência interna favorável no teste-piloto, ele foi submetido a um juiz, doutor em Psicologia, que deu o seu parecer sobre a validação de conteúdo para definição da versão para o teste e reteste. O parecer, que foi favorável, indicou que o instrumento apresenta validade do conteúdo satisfatória para atender a coleta de dados. A declaração do juiz em relação ao parecer encontra-se de posse dos pesquisadores.

A definição da população para teste e reteste considerou inicialmente a área de abrangência do instrumento original (Multidimensional Sport Cohesion Instrument MSCI), o esporte e estendeu-se à área empresarial e acadêmica a fim de atender ao objetivo do estudo. No cenário empresarial, integraram essa população: 14 equipes de vendas (58 participantes) de uma empresa de médio porte com atividades voltadas a prestação de serviços, atuante em diferentes cidades do Estado do Paraná; 16 equipes (70 participantes) de acadêmicos cursando a disciplina jogos empresariais de uma IES localizada na cidade de Ponta Grossa, Paraná; no cenário esportivo: três equipes de futsal (45 atletas), participantes do Campeonato Paranaense de Futsal Chave Prata. Assim, a população foi composta por um universo de 173 integrantes de equipes nas áreas empresarial, acadêmica e esportiva.

O teste e reteste foram aplicados em dois momentos distintos, o segundo com diferença de 15 dias da primeira aplicação. O procedimento teve como objetivo aferir a confiabilidade do instrumento comparando-se os resultados dos mesmos respondentes em momentos distintos. Para apurar a confiabilidade utilizou-se o coeficiente da correlação de Pearson (r), que mede o grau de relação linear entre duas variáveis quantitativas, conforme Equação 2, de Triola (2005Triola, M. F. (2005). Introdução à estatística. Rio de Janeiro: LTC., p. 682):

r = ( x x ¯ ) ( y y ¯ ) ( n 1 ) s x s y (2)

em que:

x média de x;

y média de y;

sx = desvio-padrão de x;

sy = desvio-padrão de y;

n = número de observações.

Os valores da equação sempre serão entre +1 e -1. O valor 0 (zero) significa que não há relação linear. O sinal indica a direção, se a correlação é positiva ou negativa, e o tamanho da variável indica a força da correlação. O valor 1 indica uma relação linear perfeita e o valor -1 também indica uma relação linear perfeita, mas inversa, quando uma das variáveis aumenta, a outra diminui. Quanto mais próximo estiver de 1 ou -1, mais forte é a associação linear entre as duas variáveis.

Por fim, após a aplicação do teste e do reteste, os resultados da confiabilidade foram tabulados utilizando-se a correlação de Pearson (r). Foram adotadas, como linha de corte, as orientações de Triola (2005)Triola, M. F. (2005). Introdução à estatística. Rio de Janeiro: LTC., segundo as quais os valores maiores que r = 0,70 do coeficiente de Pearson são considerados satisfatórios e apresentam a consistência desejada, indicando a confirmação dos pressupostos teóricos eleitos para adaptação do instrumento (Apêndice A Apêndice A Instrumento adaptado. Instruções: Baseado na vivência com a sua equipe, responda às questões seguintes, observando as orientações abaixo: a Não assine ou escreva seu nome no questionário; b Leia atentamente as questões e as responda sinceramente, marcando um X no número que melhor reflete seu grau de concordância em relação ao que se pede. Escolha, na escala abaixo, de 1 a 11, a resposta que está mais próxima da realidade de sua equipe; c Para cada questão deve ser dada somente uma resposta; d Por ser um levantamento, não existem respostas certas ou erradas. Questões: 1) Em comparação a outras equipes em que já atuou, quanto valoriza sua participação nessa equipe? Valorizopouco Valorizomuito 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 2) Classifique o grau que sua equipe possui de papéis bem definidos, de modo que cada membro saiba o que se espera deles. Não possui Possui 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 3) Quanto a sua função ou contribuição, ela é valorizada pelos seus colegas de equipe? Poucovalorizada Muitovalorizada 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 4) Quanto o seu papel ou contribuição para a equipe é valorizado pelo treinador ou líder? Poucovalorizado Muitovalorizado 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 5) Avalie o quanto aprecia fazer parte da equipe. Apreciopouco Apreciomuito 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 6) Sente-se aceito na equipe? Poucoaceito Muitoaceito 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 7) Avalie o trabalho em equipe do seu grupo. Pouco Muito 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 8) Avalie o grau de orgulho que sente em fazer parte da equipe. Nenhumorgulho Muitoorgulho 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 9) Classifique o grau de abnegação ou doação dos membros dessa equipe, ou seja, o quanto os colegas de equipe se esforçam sacrificando conquista individual em benefício da equipe. Pouco Muito 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 10) Quanto é importante para você que seus colegas de equipe estejam pensando como os outros para atingir um bom desempenho? Pouco Muito 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 11) Avalie o grau que seus colegas conhecem dos objetivos que a equipe está buscando alcançar. Conhecempouco Conhecemmuito 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12) Quanto está comprometido com as regras de operação estabelecidas pelo treinador ou liderança? Poucocomprometido Muitocomprometido 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 13) Avalie o grau de apoio e respeito mútuo entre os membros da equipe. Pouco Muito 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 14) Avalie quanto o treinador ou liderança prepara adequadamente a equipe para demonstrar suas habilidades e executar as atividades propostas. Preparapouco Preparamuito 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 15) Classifique o quanto sente pertencer à equipe. Pertençopouco Pertençomuito 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 16) Seus colegas de equipe fazem com que você se sinta significante? Poucosignificante Muitosignificante 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 17) Quanto está satisfeito com as amizades que tem feito dentro da equipe? Poucosatisfeito Muitosatisfeito 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 18) Os conflitos parecem não ser resolvidos nessa equipe, os colegas discutem muito e demonstram dificuldades de interagir uns com os outros. Muitaresolução Poucaresolução 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 19) Sua equipe possui métodos para reavaliar os objetivos traçados, quando necessário. Não possuimétodos Possuimétodos 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 20) Avalie a disciplina da equipe quanto ao cumprimento das estratégias que foram estabelecidas pelo treinador ou liderança. Poucodisciplinada Muitodisciplinada 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 21) Avalie o grau de união entre os membros da equipe. Pouco unida Muito unida 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 22) Deseja continuar participando da equipe? Desejopouco Desejomuito 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 ).

4 Resultados e discussões

A etapa de exploração da pesquisa concentrou esforços na busca de instrumentos para mensurar a coesão de equipes no meio empresarial e acadêmico e de preceitos teóricos, a fim de revisar a bibliografia existente. Foram encontrados instrumentos que mensuram a coesão de equipes apenas no âmbito do esporte. A literatura disponível evidenciou a existência de obras e textos, como artigos em periódicos, que tratam do assunto. Esses resultados evidenciaram a necessidade de construção ou adaptação de um instrumento coesivo de equipe voltado à área empresarial e acadêmica na realidade brasileira. Optou-se por adaptar o instrumento de pesquisa norte-americano Multidimensional Sport Cohesion Instrument – MSCI, pois, dentre os encontrados, o MSCI apresentou coeficiente de confiabilidade alfa de 0,93, considerado alto, segundo os preceitos de Hair et al. (1995)Hair, J. F., Black, B., Anderson, R., & Tathan, R. (1995). Multivariate data analysis: with readings (4 ed.). New Jersey: Prentice Hall., Cronbach (1996)Cronbach, J. L. (1996). Fundamentos da testagem psicológica (5 ed.) Porto Alegre: Artes Médicas. e Pasquali (1999)Pasquali, L. (1999). Instrumentos psicológicos: manual prático de elaboração. Brasília: IBAPP., demonstrando confiabilidade e validez de construção adequada.

A versão final do instrumento MSCI, utilizada para adaptação, apresenta 22 itens, medidos por escala Likert de 11 pontos, com orientações laterais dos valores 1 e 11 indicando mínimo e máximo na escala. Questões adaptadas, separadas por dimensões:

  1. a

    A primeira dimensão, qualidade de trabalho, é constituída por oito questões:

  • Avalie o trabalho em equipe do seu grupo.

  • Quanto é importante para você que seus colegas de equipe estejam pensando como os outros para atingir um bom desempenho?

  • Classifique o grau de abnegação ou doação dos membros dessa equipe, ou seja, quanto os colegas de equipe se esforçam sacrificando conquista individual em benefício da equipe.

  • Os conflitos parecem não ser resolvidos nessa equipe, os colegas discutem muito, demonstram dificuldades de interagir uns com os outros?

  • Avalie o grau de apoio e respeito mútuo entre os membros da equipe.

  • Classifique o grau de papéis bem definidos que sua equipe possui, de modo que cada membro saiba o que se espera dele.

  • Avalie a disciplina da equipe quanto ao cumprimento das estratégias que foram estabelecidas pelo treinador ou liderança.

  • Avalie o grau de união dos membros da equipe.

  1. b

    A segunda dimensão, atração de grupo, contempla sete questões:

  • Sente-se aceito na equipe?

  • Avalie o grau de orgulho que sente por fazer parte da equipe.

  • Deseja continuar participando da equipe?

  • Seus colegas de equipe fazem com que você se sinta significante?

  • Em comparação a outras equipes em que já atuou, quanto valoriza sua participação nessa equipe?

  • Avalie o quanto aprecia fazer parte da equipe.

  • Quanto está satisfeito com as amizades que tem feito dentro da equipe?

  1. c

    A terceira dimensão, unidade de propósito, é representada por quatro questões:

  • Avalie quanto o treinador ou liderança prepara adequadamente a equipe para demonstrar suas habilidades e executar as atividades propostas.

  • Quanto está comprometido com as regras de operação estabelecidas pelo treinador ou liderança?

  • Avalie o grau de conhecimento dos objetivos que a equipe está buscando alcançar que seus colegas têm.

  • Sua equipe possui métodos para reavaliar os objetivos traçados, quando necessário?

  1. d

    A quarta dimensão, papéis valorizados, é constituída por três questões:

  • Classifique o quanto sente pertencer à equipe.

  • Quanto a sua função ou contribuição é valorizada pelos seus colegas de equipe?

  • Quanto o seu papel ou contribuição para a equipe é valorizado pelo treinador ou líder?

A ordem das questões foi mantida conforme instrumento original. Das 22 questões apresentados no instrumento, 21 foram formuladas na mesma direção: quanto maior o acordo do pesquisado com o enunciado da questão, maior a marcação na escala de Likert de 11 pontos, apontando maior coesão na equipe. A questão que fugiu a esse padrão foi a questão 18, onde quanto maior o acordo do pesquisado, menor a coesão da equipe (a questão 18, “Os conflitos parecem não ser resolvidos nessa equipe, os colegas discutem muito e demonstram dificuldades de interagir uns com os outros?”, pontua inversamente: quanto menor o acordo com a questão, maior é a coesão da equipe).

O instrumento adaptado foi aplicado pelos pesquisadores em caráter de teste-piloto, teste e reteste, procurando-se preservar a identidade dos respondentes. Tal procedimento teve como objetivo assegurar sigilo sobre as opiniões e, também, estabelecer um clima de confiança e empatia. Antes da aplicação do questionário foram repassadas as seguintes informações: o preenchimento do questionário é confidencial, não sendo necessário identificar-se por nome (apenas uma marcação para avaliação do teste e reteste), os líderes das equipes não teriam acesso aos resultados individuais e os respondentes estariam participando de um projeto que inclui diversas equipes, com objetivo de validar um instrumento de pesquisa. Já no primeiro contato do respondente com o questionário visualizavam-se as instruções constantes no topo da página, com informações detalhadas do preenchimento, conforme:

Baseando-se na vivência com a sua equipe, responda as questões seguindo as orientações seguintes:

  1. a

    Não escreva seu nome no questionário.

  2. b

    Leia atentamente as questões e responda-as sinceramente, marcando um X no número que melhor reflete seu grau de concordância em relação à questão. Escolha, na escala abaixo, de 1 a 11, a resposta que está mais próxima da realidade de sua equipe.

  3. c

    Para cada questão, somente uma resposta.

  4. d

    Por ser um levantamento, não existem respostas certas ou erradas.

Após a aplicação do teste-piloto, o coeficiente alfa de Cronbach foi apurado. Os resultados evidenciaram que o instrumento apresenta coeficiente alfa de Cronbach de 0,9454, o que significa que a consistência interna do instrumento é alta, como observam Hair et al. (1995)Hair, J. F., Black, B., Anderson, R., & Tathan, R. (1995). Multivariate data analysis: with readings (4 ed.). New Jersey: Prentice Hall., Cronbach (1996)Cronbach, J. L. (1996). Fundamentos da testagem psicológica (5 ed.) Porto Alegre: Artes Médicas. e Pasquali (1999)Pasquali, L. (1999). Instrumentos psicológicos: manual prático de elaboração. Brasília: IBAPP.. A questão que mais apresentou distorção foi a 18, que faz referência à dificuldade para resolver conflitos. A exclusão dessa questão no instrumento faria o alfa de Cronbach elevar-se a 0,9598. A Tabela 1 apresenta a omissão de variáveis no alfa de Cronbach do teste-piloto. As variáveis são calculadas como se cada uma das questões fosse excluída, individualmente, verificando-se o quanto o alfa de Cronbach do instrumento apresenta de variação. Nenhuma questão causou aumento ou decréscimo demasiado, que justificasse a sua exclusão, conforme demonstram os dados na Tabela 1:

Tabela 1
Omissão de variáveis.

Assim, o coeficiente alfa individual das sentenças tiveram variação (Δ) muito baixa (Δ = 0,9400 - 0,9598 no teste-piloto), o que pressupõe confiabilidade do instrumento. Após análise do teste-piloto e aprovação do juiz, foram aplicados os testes e retestes nas equipes definidas como população do presente estudo. Os resultados foram tabulados e, utilizando-se das orientações de Cronbach (2004)Cronbach, J. L. (2004). My current thoughts on coefficient Alpha and successor procedures. Educational and Psychological Measurement, 64(3), 391-418., foram calculados os coeficientes alfa de Cronbach, que apresentam uma estimativa de consistência interna do instrumento, conforme Tabela 2:

Tabela 2
Resultado do alfa de Cronbach do instrumento.

Os resultados foram separados por dimensões do instrumento de estudo, sendo que atração pelo grupo, com sete itens, mensura a coesão social, e que as outras três dimensões correspondem à coesão da tarefa, representadas por qualidade de trabalho em grupo, com oito itens, unidade de propósito, com quatro itens, e papéis valorizados, com três itens. Nas quatro dimensões, os coeficientes alfa de Cronbach tiveram variação (Δ) baixa (Δ = 0,8590 - 0,8988 no teste e Δ = 0,8609 - 0,9141 no reteste). O resultado global do instrumento apresentou coeficiente α = 0,9599 no teste e de α = 0,9648 no reteste. Percebe-se que o Cronbach do instrumento como um todo é maior do que o Cronbach de cada dimensão isoladamente. Isso significa que a aplicação do instrumento todo é mais consistente do que aplicação de somente uma de suas dimensões.

A literatura sobre o coeficiente de alfa de Cronbach sugere que cada pesquisador adote uma linha de corte para considerar a questão consistente ou não. Segundo Cronbach (1951)Cronbach, J. L. (1951). Coefficient Alpha and the internal structure of tests. Psychometrika, 13, 297-334., coeficientes iguais ou maiores que 0,55 indicam boa consistência interna. Para Hair et al. (1995)Hair, J. F., Black, B., Anderson, R., & Tathan, R. (1995). Multivariate data analysis: with readings (4 ed.). New Jersey: Prentice Hall., coeficientes a partir de 0,60 são considerados aceitáveis. Já para Pasquali (1999)Pasquali, L. (1999). Instrumentos psicológicos: manual prático de elaboração. Brasília: IBAPP., coeficientes abaixo de 0,70 indicam baixa a moderada consistência, o que diverge de Cronbach (1951)Cronbach, J. L. (1951). Coefficient Alpha and the internal structure of tests. Psychometrika, 13, 297-334. e Hair et al. (1995)Hair, J. F., Black, B., Anderson, R., & Tathan, R. (1995). Multivariate data analysis: with readings (4 ed.). New Jersey: Prentice Hall.. Observado-se a linha de corte adotada na adaptação do instrumento – α de 0,70, seguindo-se a visão de Pasquali (1999)Pasquali, L. (1999). Instrumentos psicológicos: manual prático de elaboração. Brasília: IBAPP. –, os resultados demonstraram-se confiáveis. Dessa forma, observa-se que os coeficientes de alfa das quatro dimensões e o resultado global do instrumento, nos dois momentos de pesquisa, apresentaram-se superiores à linha de corte determinada para o presente estudo.

A terceira avaliação do instrumento teve como intuito aferir a confiabilidade através da correlação entre as respostas do teste e do reteste, após um período de 15 dias. Essa técnica permite avaliar se resultados semelhantes são obtidos quando o instrumento é aplicado sob as mesmas condições metodológicas, conforme Tabela 3:

Tabela 3
Coeficiente de correlação para teste e reteste.

A determinação da confiabilidade através da correlação de Pearson para teste e reteste mostrou bons resultados, pois todas as dimensões obtiveram resultados superiores a r = 0,70, demonstrando alta confiabilidade na correlação das respostas do teste e do reteste. Para Triola (2005)Triola, M. F. (2005). Introdução à estatística. Rio de Janeiro: LTC., um valor mínimo suficiente para a confiabilidade de um teste deve ser de r = 0,70 para a diagnose de avaliação. A menor correlação foi apresentada na dimensão unidade de propósito, que tem como intuito mensurar a preparação da equipe, o conhecimento dos objetivos, a reavaliação dos objetivos e o comprometimento com regras e procedimentos.

Os resultados desse instrumento mostram confiabilidade acima do recomendado pela literatura nas médias do teste e reteste, para as quatro dimensões do instrumento, como evidencia a Tabela 3. A confiabilidade total do instrumento, evidenciando correlação significativa na amostra toda, é representada pela expressão n = 173 / α = 0,01; > 0,195, significando que, para uma amostra de 173 elementos com um nível de significância de α = 0,01, as correlações menores do que -0,195 ou maiores do que +0,195 são consideradas significativas.

5 Conclusões

O trabalho em equipe, tão estimulado atualmente no meio empresarial, visa à maximização dos resultados e ao maior comprometimento dos recursos humanos. Conforme Marras (2009)Marras, J. P. (2009). Administração de Recursos Humanos: o operacional ao estratégico. São Paulo: Futura., os indivíduos, quando trabalham em conjunto e compartilham responsabilidades, possibilitam seu compromisso e envolvimento na solução de problemas. Por isso, para maximizar os resultados do trabalho coletivo, faz-se necessário desenvolver ferramentas e implantar modelos de identificação dos comportamentos grupais para melhor gerenciá-los, como também dinamizá-los.

A coesão das equipes é um dos comportamentos possíveis de serem mensurados e acompanhados, trazendo inúmeras vantagens para as equipes tanto esportivas quanto empresariais e acadêmicas. As equipes coesas possuem maior integração quanto aos objetivos e metas do grupo, são unidas, colaborativas, desejam permanecer na mesma formação e seus integrantes apoiam-se uns aos outros nas tarefas.

No presente estudo, o objetivo foi adaptar o instrumento de pesquisa norte-americano Multidimensional Sport Cohesion Instrument (MSCI), utilizado para mensurar a coesão de equipes na área esportiva, para a realidade empresarial, acadêmica e esportiva no Brasil. Conclui-se que o objetivo foi alcançado e o instrumento, adaptado. A adaptação e validação do instrumento justificam-se em três momentos. Inicialmente pelos resultados obtidos na omissão de variáveis. Dos 22 itens pesquisados nas diversas amostras, não se justificou nenhum corte de questões do instrumento, mantendo-se a versão original. Em um segundo momento, justifica-se pela consistência interna, pois o coeficiente alfa de Cronbach mostrou-se favorável, com índices superiores α = 0,70, demonstrando consistência alta. E, enfim, justifica-se pela análise de confiabilidade do teste e reteste, que apontou correlações, nas quatro dimensões, superiores a r = 0,70, afirmando a validade da amostra.

Por isso, acredita-se que os resultados obtidos apresentam importantes contribuições sobre o estudo da coesão de equipes no meio empresarial, acadêmico e esportivo. A exigência de desempenhos satisfatórios na formação equipe tem gerado diversos estudos, tanto em questões motivacionais quanto comportamentais e de liderança. Torna-se, assim, fundamental que os gestores ou treinadores avaliem e acompanhem a coesão das equipes visando maior compreensão e investimentos nos fatores que a influenciam.

Apêndice A Instrumento adaptado.

Instruções: Baseado na vivência com a sua equipe, responda às questões seguintes, observando as orientações abaixo:

  1. a

    Não assine ou escreva seu nome no questionário;

  2. b

    Leia atentamente as questões e as responda sinceramente, marcando um X no número que melhor reflete seu grau de concordância em relação ao que se pede. Escolha, na escala abaixo, de 1 a 11, a resposta que está mais próxima da realidade de sua equipe;

  3. c

    Para cada questão deve ser dada somente uma resposta;

  4. d

    Por ser um levantamento, não existem respostas certas ou erradas.

Questões:

1) Em comparação a outras equipes em que já atuou, quanto valoriza sua participação nessa equipe?
Valorizo
pouco
Valorizo
muito
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11
2) Classifique o grau que sua equipe possui de papéis bem definidos, de modo que cada membro saiba o que se espera deles.
Não possui Possui
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11
3) Quanto a sua função ou contribuição, ela é valorizada pelos seus colegas de equipe?
Pouco
valorizada
Muito
valorizada
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11
4) Quanto o seu papel ou contribuição para a equipe é valorizado pelo treinador ou líder?
Pouco
valorizado
Muito
valorizado
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11
5) Avalie o quanto aprecia fazer parte da equipe.
Aprecio
pouco
Aprecio
muito
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11
6) Sente-se aceito na equipe?
Pouco
aceito
Muito
aceito
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11
7) Avalie o trabalho em equipe do seu grupo.
Pouco Muito
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11
8) Avalie o grau de orgulho que sente em fazer parte da equipe.
Nenhum
orgulho
Muito
orgulho
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11
9) Classifique o grau de abnegação ou doação dos membros dessa equipe, ou seja, o quanto os colegas de equipe se esforçam sacrificando conquista individual em benefício da equipe.
Pouco Muito
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11
10) Quanto é importante para você que seus colegas de equipe estejam pensando como os outros para atingir um bom desempenho?
Pouco Muito
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11
11) Avalie o grau que seus colegas conhecem dos objetivos que a equipe está buscando alcançar.
Conhecem
pouco
Conhecem
muito
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11
12) Quanto está comprometido com as regras de operação estabelecidas pelo treinador ou liderança?
Pouco
comprometido
Muito
comprometido
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11
13) Avalie o grau de apoio e respeito mútuo entre os membros da equipe.
Pouco Muito
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11
14) Avalie quanto o treinador ou liderança prepara adequadamente a equipe para demonstrar suas habilidades e executar as atividades propostas.
Prepara
pouco
Prepara
muito
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11
15) Classifique o quanto sente pertencer à equipe.
Pertenço
pouco
Pertenço
muito
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11
16) Seus colegas de equipe fazem com que você se sinta significante?
Pouco
significante
Muito
significante
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11
17) Quanto está satisfeito com as amizades que tem feito dentro da equipe?
Pouco
satisfeito
Muito
satisfeito
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11
18) Os conflitos parecem não ser resolvidos nessa equipe, os colegas discutem muito e demonstram dificuldades de interagir uns com os outros.
Muita
resolução
Pouca
resolução
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11
19) Sua equipe possui métodos para reavaliar os objetivos traçados, quando necessário.
Não possui
métodos
Possui
métodos
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11
20) Avalie a disciplina da equipe quanto ao cumprimento das estratégias que foram estabelecidas pelo treinador ou liderança.
Pouco
disciplinada
Muito
disciplinada
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11
21) Avalie o grau de união entre os membros da equipe.
Pouco unida Muito unida
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11
22) Deseja continuar participando da equipe?
Desejo
pouco
Desejo
muito
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11

Agradecimentos

À Bruno Pedroso, pela grande ajuda nos processos adaptação do instrumento. Nosso mais singelo agradecimento pelo tempo dedicado em nossa pesquisa.

  • Suporte financeiro: Nenhum.

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Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Oct-Dec 2016

Histórico

  • Recebido
    20 Ago 2015
  • Aceito
    30 Maio 2016
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