Acessibilidade / Reportar erro

EDITORIAL

EDITORIAL

Claudia Regina Furquim de Andrade

Professora Titular

Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional

Faculdade de Medicina

Universidade de São Paulo

A partir desse número modifica-se o perfil do nosso Editorial. Todas as vezes que houver alguma novidade sobre a Revista estarei partilhando essas notícias com nossos leitores. Desse número em diante o Editorial trará uma breve análise sobre os artigos que serão apresentados.

O que pode ser destacado em nosso segundo número desse ano é a preocupação dos nossos autores com a busca pela objetividade em nossas metodologias e pela avaliação da eficácia dos nossos procedimentos. O que certamente será determinante para a nossa internacionalização e impacto. Houve uma grande evolução quanto ao delineamento das pesquisas e dos estudos de caso. Podemos evoluir muito mais, evitando estudos de um único caso ou um único grupo (mesmo que considerado experimental) sem controle; com a aplicação sistemática de pré e pós-testes em grupos experimentais e grupos controle aleatórios; com o uso de amostras populacionais mais significativas; com o uso de testes estatísticos mais sofisticados e de maior fidelidade.

Dentre os nossos artigos, Durante et al. (2005) apresentam um importante e epidemiologicamente relevante estudo sobre a análise das emissões otoacústicas em 1000 lactentes. Os resultados indicam que o nível dessas emissões é influenciado pelo gênero e orelha. Também foi um dado importante a não diferença entre as respostas dos neonatos sem e com risco auditivo. Sobre o estudo vale considerar a necessidade de novas considerações sobre os atuais critérios de risco auditivo neonatal.

Delgado e Halpern (2005) realizaram um estudo descrevendo o processo de amamentação (entrevista, avaliação oral e sinais de apego) em bebês pré-termo de muito baixo peso. Os resultados corroboram com estudos anteriores sobre a influência da maturidade neuromotora estomatognática. A pesquisa também contribui para reflexões sobre a relação mãe-bebê.

A pesquisa de Ramos e Pereira (2005) sobre o processamento e a sensibilidade auditiva para altas freqüências foi realizada com 32 crianças da quarta série do ensino fundamental. Os resultados indicam que para a maioria absoluta das crianças não foram identificados transtornos.

Oliveira et al. (2005) apresentam um estudo sobre a efetividade de um treinamento fonoaudiológico em pacientes laringectomizados totais com prótese traqueoesofágica. A pesquisa foi realizada com 17 participantes com comparação pré e pós treino. A variação dos achados foi validada por juiz. Os resultados apontaram uma significativa melhora da fala também quanto aos aspectos melódicos.

A temática do estudo proposto por Paula et al. (2005) é referente à consciência fonológica e à alfabetização. Houve um grupo experimental submetido à intervenção e um grupo controle. Os resultados indicaram que uma intervenção direcionada à consciência fonológica facilita a aquisição do código alfabético.

Cárnio e Santos (2005) também realizam um estudo com base na consciência fonológica como fundamentação de um programa fonoaudiológico de estimulação. Os resultados obtidos indicam que o procedimento foi eficaz no processo de letramento.

Wertzner et al. (2005) propõem um estudo de correlação entre a avaliação objetiva e perceptual do índice de gravidade do distúrbio fonológico. Num universo de 50 sujeitos e 60 juízes foi encontrada uma correlação entre as duas variáveis.

Para Béfi-Lopes e Rodrigues (2005) as dificuldades da linguagem oral persistem após a infância e relacionam-se com as habilidades de leitura e escrita, assim como com o sucesso futuro de indivíduos com DEL. É apresentado o estudo de um adolescente onde as autoras concluem que embora as manifestações lingüísticas tenham se modificado ao longo do tempo, persistem os problemas de linguagem e de aprendizagem com conseqüências educacionais e sociais.

Calais et al. (2005) apresentam o estudo de nove casos com a avaliação funcional da mímica facial de pacientes com paralisia facial central por acidente cerebrovascular. A avaliação dos movimentos espontâneos, reflexos e voluntários indicou que todos os pacientes apresentaram movimentação voluntária e involuntária das pálpebras e testa, mas a movimentação dos lábios e do nariz estava prejudicada nas duas situações, em decorrência da localização e extensão da lesão.

O estudo apresentado por De Vitto et al. (2005) realizado com dois participantes refere-se às habilidades auditivas nas síndromes macrossômicas. O resultado desse estudo foi indicativo de que pouco se conhece sobre a neurofisiologia da audição nessa população e que a Fonoaudiologia poderia contribuir para avanços no diagnóstico e no processo de intervenção.

Almeida et al. (2005) apresentam o estudo de um caso de menina com quadriplegia atetóide e seu desenvolvimento pelo uso de intervenção com base no Pecs-adaptado e no PCS. O resultado do procedimento indica que o Pecs-adaptado foi efetivo para a melhoria das habilidades comunicativas e escolares da criança.

Silveira e Brasalotto (2005) também apresentam um estudo de caso, com cinco participantes, buscando avaliar a eficácia dos procedimentos de reabilitação vocal em pacientes com doença de Parkinson idiopática. O método utilizado foi o LSTV que se mostrou eficiente para a melhora da articulação, intensidade e qualidade vocais gerando a satisfação nos pacientes e nas famílias.

A revisão de literatura proposta por Dreossi e Momensohn-Santos (2005) enfocou a influência do ambiente acústico na aprendizagem.

Foi proposto por Trindade et al. (2005) - com base em escores atribuídos: à hipernasalidade, à emissão de ar nasal e aos distúrbios articulatórios compensatórios - um método objetivo para a avaliação da função velofaríngea.

O livro de Victoria Secaf sobre metodologia e elaboração de texto científico é resenhado por Bonatto e Samczuk (2005). Nessa resenha são destacados, além dos aspectos estritamente metodológicos, as demais questões que engrandecem a obra da autora.

Finalizando, é apresentada por Sassi et al. (2005) uma tradução importantíssima para nosso desenvolvimento editorial, nosso, da Fonoaudiologia. Essa tradução consiste num guia para a prática ética da publicação científica. O texto é um aconselhamento para autores e editores científicos, tendo como objetivo encontrar formas práticas para lidar com as questões éticas da editoração científica.

Abraço,

Claudia

Referências Bibliográficas

ALMEIDA, M. A.; PIZA, M. H. M.; LAMÔNICA, D. A. C. Adaptações do sistema de comunicação por troca de figuras no contexto escolar. Pró-Fono Revista de Atualização Científica, Barueri (SP), v. 17, n. 2, p. 233-240, maio-ago. 2005.

BEFI-LOPES, D. M.; RODRIGUES, A. O distúrbio específico de linguagem em adolescente: estudo longitudinal de um caso. Pró-Fono Revista de Atualização Científica, Barueri (SP), v. 17, n. 2, p. 201-212, maio-ago. 2005.

BONATO, M. T. R. L.; SAMCZUK, I. B. Artigo científico: do desafio à conquista (Victoria Secaf). Resenha do livro.... In: Pró-Fono Revista de Atualização Científica, Barueri (SP), v. 17, n. 2, p. 263, maio-ago. 2005.

CALAIS, L. L.; GOMEZ, M. V. S. G.; BENTO, R. F.; COMERLATTI, L. R. Avaliação funcional da mímica na paralisia facial central por acidente cerebrovascular. Pró-Fono Revista de Atualização Científica, Barueri (SP), v. 17, n. 2, p. 213-222, maio-ago. 2005.

CÁRNIO, M. S.; SANTOS, D. Evolução da consciência fonológica em alunos de ensino fundamental. Pró-Fono Revista de Atualização Científica, Barueri (SP), v. 17, n. 2, p. 195-200, maio-ago. 2005.

DE VITTO, L. P. M.; ABRAMIDES, D. V. M.; CAMPOS, C. F.; CRUZ, M. S.; FENIMAN, M. R.; RICHIERI-COSTA, A. Macrossomia e habilidades auditivas: estudo comparativo. Pró-Fono Revista de Atualização Científica, Barueri (SP), v. 17, n. 2, p. 223-232, maio-ago. 2005.

DELGADO, S. E.; HALPERN, R. Amamentação de prematuros com menos de 1500 gramas: funcionamento motor-oral e apego. Pró-Fono Revista de Atualização Científica, Barueri (SP), v. 17, n. 2, p. 141-152, maio-ago. 2005.

DREOSSI, R. C. F.; MOMENSOHN-SANTOS, T. O Ruído e sua interferência sobre estudantes em uma sala de aula: revisão de literatura. Pró-Fono Revista de Atualização Científica, Barueri (SP), v. 17, n. 2, p. 251-258, maio-ago. 2005.

DURANTE, A. S.; CARVALLO, R. M. M.; COSTA, F. S. da; SOARES, J. C. Características das emissões otoacústicas por transientes em programa de triagem auditiva neonatal. Pró-Fono Revista de Atualização Científica, Barueri (SP), v. 17, n. 2, p. 133-140, maio-ago. 2005.

OLIVEIRA, I. B. de.; COSTA, C. C.; CHAGAS, J. F. S.; ROCHETTI, E. C. G., OLIVEIRA, L. O. de. Comunicação oral de laringectomizados com prótese traqueoesofágica: análise comparativa pré e pós-treino. Pró-Fono Revista de Atualização Científica, Barueri (SP), v. 17, n. 2, p. 165-174, maio-ago. 2005.

PAULA, G. R.; MOTA, H. B.; KESKE-SOARES, M. A terapia em consciência fonológica no processo de alfabetização. Pró-Fono Revista de Atualização Científica, Barueri (SP), v. 17, n. 2, p. 175-184, maio-ago. 2005.

RAMOS, C. S.; PEREIRA, L. D. Processamento auditivo e audiometria de altas freqüências em escolares de São Paulo. Pró-Fono Revista de Atualização Científica, Barueri (SP), v. 17, n. 2, p. 153-164, maio-ago. 2005.

SASSI, F. C.; CAMPANATTI-OSTIZ, H.; ANDRADE. C. R. F. de. Diretrizes para prática da boa publicação: relatório 2003. Tradução do Guidelines on good publication practice: the COPE Report 2003. Pró-Fono Revista de Atualização Científica, Barueri (SP), v. 17, n. 2, p. 264-270, maio-ago. 2005. Translated by permission.

SILVEIRA, D. N.; BRASOLOTTO, A. G. Reabilitação vocal em pacientes com doença de Parkinson: fatores interferentes. Pró-Fono Revista de Atualização Científica, Barueri (SP), v. 17, n. 2, p. 241-250, maio-ago. 2005.

TRINDADE, I. E. K.; GENARO, K. F.; YAMASHITA, R. P.; MIGUEL, H. C.; FUKUSHIRO, A. P. Proposta de classificação da função velofaríngea na avaliação perceptivo-auditiva da fala. Pró-Fono Revista de Atualização Científica, Barueri (SP), v. 17, n. 2, p. 259-262, maio-ago. 2005.

WERTZNER, H. F.; AMARO, L.; TERAMOTO, S. S. Gravidade do distúrbio fonológico: julgamento perceptivo e porcentagem de consoantes corretas. Pró-Fono Revista de Atualização Científica, Barueri (SP), v. 17, n. 2, p. 185-194, maio-ago. 2005.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    20 Mar 2006
  • Data do Fascículo
    Ago 2005
Pró-Fono Produtos Especializados para Fonoaudiologia Ltda. Condomínio Alphaville Conde Comercial, Rua Gêmeos, 22, 06473-020 Barueri , São Paulo/SP, Tel.: (11) 4688-2220, Fax: (11) 4688-0147 - Barueri - SP - Brazil
E-mail: revista@profono.com.br