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Análise vocal perceptivo-auditiva e acústica, falada e cantada de regentes de coral

Resumos

TEMA: voz de regentes de coral. OBJETIVO: avaliar a qualidade vocal de regentes de corais, nas emissões de uma vogal sustentada, nas modalidades de voz falada e cantada, para observar diferenças auditivas e acústicas. MÉTODO: participaram como sujeitos 100 regentes de coral, em igual número de ambos os sexos, solicitados a emitir a vogal "é" sustentada, nas modalidades de voz falada e cantada. O material de fala foi analisado do ponto de vista perceptivo auditivo e acústico. A análise perceptivo-auditiva foi realizada por dois fonoaudiólogos especialistas em voz. A análise acústica foi realizada com o auxílio do programa computadorizado Doutor Speech (Tiger Eletronics, SRD, EUA, versão 4.0), com a utilização do módulo Real Analysis. RESULTADOS: a análise perceptivo-auditiva da qualidade vocal indicou que a maioria dos regentes possui vozes adaptadas, com maiores alterações na modalidade da voz falada. A análise acústica indicou valores diferentes para os sexos e para as modalidades de emissão. A freqüência fundamental foi mais elevada na voz cantada, assim como os valores do primeiro formante; o segundo formante apresentou valores mais reduzidos para a voz cantada, com significância estatística apenas para as mulheres. CONCLUSÃO: as vozes dos regentes de coral são adaptadas, com menor desvio na voz cantada quando comparada com a falada. As emissões são diferenciadas de acordo com a modalidade, voz falada ou cantada.

Voz; Acústica; Percepção Auditiva; Qualidade da Voz


BACKGROUND: the voice of choir conductors. AIM: to evaluate the vocal quality of choir conductors based on the production of a sustained vowel during singing and when speaking in order to observe auditory and acoustic differences. METHOD: participants of this study were 100 choir conductors, with an equal distribution between genders. Participants were asked to produce the sustained vowel "é" using a singing and speaking voice. Speech samples were analyzed based on auditory-perceptive and acoustic parameters. The auditory-perceptive analysis was carried out by two speech-language pathologist, specialists in this field of knowledge. The acoustic analysis was carried out with the support of the computer software Doctor Speech (Tiger Electronics, SRD, USA, version 4.0), using the Real Analysis module. RESULTS: the auditory-perceptive analysis of the vocal quality indicated that most conductors have adapted voices, presenting more alterations in their speaking voice. The acoustic analysis indicated different values between genders and between the different production modalities. The fundamental frequency was higher in the singing voice, as well as the values for the first formant; the second formant presented lower values in the singing voice, with statistically significant results only for women. CONCLUSION: the voice of choir conductors is adapted, presenting fewer deviations in the singing voice when compared to the speaking voice. Productions differ based the voice modality, singing or speaking.

Voice; Acoustics; Auditory Perception; Voice Quality


ARTIGOS ORIGINAIS DE PESQUISA

Análise vocal perceptivo-auditiva e acústica, falada e cantada de regentes de coral* * Trabalho Realizado na Universidade Federal de São Paulo - Escola Paulista de Medicina.

Maria Inês Beltrati Cornacchioni RehderI, 1 1 Endereço para correspondência: Av 15, número 531 - Centro - Rio Claro - SP - CEP 13500-330 ( mariainesrehder@uol.com.br). ; Mara BehlauII

IFonoaudióloga. Doutora em Distúrbios da Comunicação Humana pela Universidade Federal de São Paulo - Escola Paulista de Medicina. Coordenadora da Área de Pós-Graduação em Voz - Cefac Saúde e Educação

IIFonoaudióloga. Doutora em Distúrbios da Comunicação Humana pela Universidade Federal de São Paulo - Escola Paulista de Medicina. Professora Orientadora do Programa de Pós-Graduação em Distúrbios da Comunicação Humana do Departamento de Fonoaudiologia da Universidade Federal de São Paulo - Escola Paulista de Medicina

RESUMO

TEMA: voz de regentes de coral.

OBJETIVO: avaliar a qualidade vocal de regentes de corais, nas emissões de uma vogal sustentada, nas modalidades de voz falada e cantada, para observar diferenças auditivas e acústicas.

MÉTODO: participaram como sujeitos 100 regentes de coral, em igual número de ambos os sexos, solicitados a emitir a vogal "é" sustentada, nas modalidades de voz falada e cantada. O material de fala foi analisado do ponto de vista perceptivo auditivo e acústico. A análise perceptivo-auditiva foi realizada por dois fonoaudiólogos especialistas em voz. A análise acústica foi realizada com o auxílio do programa computadorizado Doutor Speech (Tiger Eletronics, SRD, EUA, versão 4.0), com a utilização do módulo Real Analysis.

RESULTADOS: a análise perceptivo-auditiva da qualidade vocal indicou que a maioria dos regentes possui vozes adaptadas, com maiores alterações na modalidade da voz falada. A análise acústica indicou valores diferentes para os sexos e para as modalidades de emissão. A freqüência fundamental foi mais elevada na voz cantada, assim como os valores do primeiro formante; o segundo formante apresentou valores mais reduzidos para a voz cantada, com significância estatística apenas para as mulheres.

CONCLUSÃO: as vozes dos regentes de coral são adaptadas, com menor desvio na voz cantada quando comparada com a falada. As emissões são diferenciadas de acordo com a modalidade, voz falada ou cantada.

Palavras-Chave: Voz; Acústica; Percepção Auditiva; Qualidade da Voz.

Introdução

O regente de coral é um profissional que tem a particularidade de fazer uso concomitante das vozes falada e cantada: usa a voz falada para dar instruções e ordens, descrever objetivos, explicar características estilísticas, trabalhar aspectos da pronúncia do texto e nuanças da língua e controlar a disciplina do grupo; usa a voz cantada para dar exemplos de diferentes qualidades vocais aos coristas de diversas classificações vocais, para corrigir a afinação e a projeção vocal, além de freqüentemente exemplificar com sua própria voz diversos tipos de emissão (1,2). Participa também de outros corais como cantor e desenvolve atividades letivas paralelas (3).

Para o fonoaudiólogo, o estudo da voz do regente de coral é fundamental na compreensão dos mecanismos vocais específicos e particulares de utilização das vozes falada e cantada. A atuação do Fonoaudiólogo junto a corais, regentes e coristas pode se tornar mais específica com a contribuição deste estudo, especialmente no que ser refere à prevenção e orientação.

O objetivo do presente trabalho foi avaliar a qualidade vocal de regentes de corais, nas emissões de uma vogal sustentada, nas modalidades de voz falada e cantada, para observar diferenças auditivas e acústicas.

Método

Este artigo é parte da pesquisa aprovada pela Comissão de Ética em Pesquisa da Universidade Federal de São Paulo, sob o número 1167/01. Todos os sujeitos assinaram um Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, conforme a Resolução 196/96 da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep).

Participaram deste estudo 100 sujeitos, 50 do sexo feminino e 50 do sexo masculino, na faixa etária entre 20 e 65 anos, todos regentes de corais infantis, juvenis e/ou adultos, do Estado de São Paulo. Para a caracterização dos regentes, foi utilizado um questionário, que explorava diversos aspectos da formação, atividade profissional e dados vocais (4).

Para as análises perceptivo-auditiva da qualidade vocal e acústica computadorizada do sinal vocal foram coletados de cada regente, dois registros de emissão sustentada da vogal "é", nas modalidades de voz falada e cantada. Dois fonoaudiólogos especialistas em voz procederam à análise perceptivo-auditiva classificando as emissões em adaptada ou alterada (5) e de acordo com a escala de análise GIRBAS (6). A análise acústica da freqüência fundamental média, máxima e mínima e dos valores dos três primeiros formantes: F1, F2, F3, foram realizadas com o auxílio do programa Doutor Speech (Tiger Eletronics, SRD, EUA, versão 4.0). Os valores dos formantes foram lidos manualmente, considerando-se o valor mediano dos picos de incremento dos harmônicos através do método de predição linear (LPC - linear predictive coding).

Foi utilizado o teste t de Student para variáveis paramétricas considerando estatisticamente significativa a comparação entre as proporções que apresentaram p menor que 0,050 (5%). Para a avaliação das relações existentes entre os pares de variáveis não paramétricas, foi aplicada a análise de correlação de Spearman. Os valores com significância estatística foram marcados por asterisco.

Resultados

Discussão

A maioria dos regentes apresentou emissões falada e cantada adaptadas, com índice maior de alteração na voz falada indicando uma produção vocal compatível com seu desenvolvimento profissional e ajustes motores mais saudáveis na voz cantada (7-11). A ocorrência de grau zero de alteração vocal na escala GIRBAS e os índices maiores de alteração na voz falada no grau global confirmaram esta adaptação (12). Os dados de rugosidade poderiam denotar falta de condicionamento vocal e/ou desconhecimento de regras básicas de higiene vocal para a fala e para o canto (12-19). A soprosidade maior nos indivíduos do sexo feminino confirma uma maior tendência de ocorrência de fendas glóticas nas mulheres, devido ao padrão anatômico laríngeo feminino (20). A prática de emissão em voz projetada e o enfoque do treinamento pedagógico para o canto, concordam com a ausência de instabilidade e astenia e o índice discreto de tensão (1-3,9,12).

A elevação da freqüência fundamental na vogal sustentada foi decisiva para a identificação da voz cantada (8,21-22), indicando mecanismos fonoarticulatórios diferentes na diferenciação das modalidades (3,12,23-24).

Os regentes de coral diferenciam as emissões falada e cantada através do primeiro formante, utilizando-se de ajustes articulatórios específicos no treinamento da voz cantada: maior abertura da mandíbula, maior constrição faríngea, maior abaixamento da parte anterior da língua, menor grau de arredondamento dos lábios e menor grau de alongamento bucofaríngeo Os mecanismos utilizados pelos regentes do sexo feminino na diferenciação dos dois primeiros formantes foram um maior grau de abertura da mandíbula e um maior grau de constrição faríngea para a diferenciação de F1 e a posteriorização e elevação posterior do corpo da língua para a diferenciação de F2 (24-28).

A correlação de paralelismo na análise de Sperman indica uma dependência articulatória intrínseca entre o segundo e o terceiro formantes. A posição da ponta da língua atrás dos incisivos e a parte posterior constrita contra o véu palatino reduz os valores de F2 e F3, o inverso também é verdadeiro, o grau de alongamento dos lábios e o grau de encurtamento do trato vocal também são apontados como relacionados ao aumento ou diminuição paralelos, dos valores de F2 e F3 (25,27).

Conclusão

A partir da análise auditiva e acústica da qualidade vocal de regentes de corais, nas emissões de uma vogal sustentada, nas modalidades de voz falada e cantada, é possível concluir que:

1. A maioria dos regentes de coral possui vozes falada e cantada adaptadas, com desvios discretos no grau global de disfonia e emissões faladas mais alteradas.

2. Regentes de ambos os sexos diferenciam voz falada e voz cantada através da freqüência fundamental e do primeiro formante. Os regentes do sexo feminino diferenciam voz falada e voz cantada também através do segundo formante.

3. Regentes de ambos os sexos apresentaram relação de paralelismo entre o segundo formante da voz falada e o segundo e terceiro formantes da voz cantada, e entre o terceiro formante da voz falada e o terceiro formante da voz cantada.

Recebido em 28.03.2007.

Revisado em 06.06.2008; 24.07.2008.

Aceito para Publicação em 28.07.2008.

Artigo Original de Pesquisa

Artigo Submetido a Avaliação por Pares

Conflito de Interesse: não

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  • *
    Trabalho Realizado na Universidade Federal de São Paulo - Escola Paulista de Medicina.
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    Endereço para correspondência: Av 15, número 531 - Centro - Rio Claro - SP - CEP 13500-330 (
  • Datas de Publicação

    • Publicação nesta coleção
      07 Out 2008
    • Data do Fascículo
      Set 2008

    Histórico

    • Revisado
      24 Jul 2008
    • Recebido
      28 Mar 2007
    • Aceito
      28 Jul 2008
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