SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número4O uso interativo da comunicação em crianças autistas verbais e não verbais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Pró-Fono Revista de Atualização Científica

versão impressa ISSN 0104-5687

Pró-Fono R. Atual. Cient. vol.22 no.4 Barueri out./dez. 2010

http://dx.doi.org/10.1590/S0104-56872010000400001 

EDITORIAL

 

 

Claudia Regina Furquim de Andrade

Professora Titular, Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional Faculdade de Medicina Universidade de São Paulo

 

 

Prezados leitores,

Terminamos mais um ano de atividades da Revista Pró-Fono, esse ano foi especial, nesse ano fechamos um ciclo. Quando eu assumi a editoração científica da revista, há aproximadamente 10 anos, o meu objetivo era claro: a Pró-Fono seria a revista de Fonoaudiologia mais indexada do país e da América do Sul, ou seja, a revista com uma qualidade científica que traria orgulho a todos nós.

Nós chegamos lá, nós, muitas pessoas foram envolvidas nesse processo: os autores; os revisores; o grupo técnico e os editores, a Campanatti e eu. Pudemos sempre contar com o apoio e o incentivo de todos os professores e pesquisadores da Fonoaudiologia. A nossa revista nunca foi uma revista de segunda opção para a publicação de artigos que haviam sido negados em outras revistas. Eu frequentemente me emocionei quando ouvi comentários, tais como: Claudia, nós estamos escrevendo um artigo para a Pró-Fono, é a tese de doutorado ou é o mestrado de alguém, e nós queríamos que você nos orientasse nisso ou naquilo. Nessas ocasiões eu esquecia o trabalho, aliás, a sobrecarga de trabalho de um editor científico. Eu espero que tenhamos podido ajudar a todos que nos procuraram.

Nesses 10 anos nós publicamos a história da consolidação da Fonoaudiologia brasileira como uma ciência constituída. Nossos artigos são a nossa evolução. Pelos nossos artigos é possível conhecer as linhas de pesquisa de professores e de programas de pós-graduação estrito senso. Esses 10 anos da Revista Pró-Fono foram anos de um enorme aprendizado. Aprendemos com os editores e as revistas internacionais como fazer uma revista verdadeiramente científica e é possível que tenhamos servido como exemplo para outros periódicos da Fonoaudiologia que se estruturaram nessa última década.

O ciclo se fecha. A partir de 2011 a Revista Pró-Fono não existirá mais na forma como foi conhecida, a responsabilidade editorial - executiva e científica - passará a ser da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia. Não é esperado que haja nenhuma perda, ao contrário, é esperado e nós desejamos que a revista continue sendo um sucesso e atinja o máximo do seu potencial nessa nova fase.

Eu não conseguiria agradecer nominalmente a todos que estiveram envolvidos na Revista Pró-Fono em todos esses anos mas, agradecendo à Profa. Dra. Debora Maria Béfi-Lopes eu agradeço a todos os pareceristas que se dedicaram nas leituras e sugestões de aprimoramento dos manuscritos enviados. Agradecendo à jovem pesquisadora Talita Fortunato-Tavares eu agradeço a todos os autores que nos honraram enviando seus estudos para a nossa análise e publicação.

Eu dedico esse Editorial a duas pessoas. Essas pessoas foram minhas alunas de graduação; mestrado; doutorado e pós-doutorado. Essas duas pessoas honradas, disciplinadas e com muita disposição para trabalhar. Na editoração científica da revista elas foram elementos essenciais. Eu dedico esse editorial com muito carinho à Fabíola Staróbole Juste e à Fernanda Chiarion Sassi.

Feliz Natal e um excelente 2011, que para a nossa revista representará o primeiro ano de uma nova história.

 

Claudia

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons