SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número2Uma nosologia para os fenômenos sobrenaturais e a construção do cérebro 'possuído' no século XIX índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


História, Ciências, Saúde-Manguinhos

versão impressa ISSN 0104-5970

Hist. cienc. saude-Manguinhos vol.20 no.2 Rio de Janeiro abr./jun. 2013

http://dx.doi.org/10.1590/S0104-597020130002000001 

Carta do Editor

Carta do editor

Em 6 de junho, História, Ciências, Saúde - Manguinhos inaugurou suas novas personas nas redes sociais com a intenção de difundir conteúdos por novas fronteiras. A página no Facebook (www.facebook.com/revistahcsm), o perfil no Twitter (www.twitter.com/revistahcsm) e o blog (www.revistahcsm.coc.fiocruz.br), por ora em português, mas logo, logo em inglês também, além de ampliar o alcance e as possibilidades de leitura dos textos publicados nas edições em papel e digital da revista, vão agregar diferentes abordagens e pontos de vista ao que é veiculado aí, por exemplo, através de entrevistas com autores de artigos ou da troca de ideias com os leitores. A produção de conteúdos na revista será dinamizada por sua capacidade maior de atrair colaboradores e em virtude do feedback das informações postas em circulação nas redes sociais. Com linguagem mais leve e sucinta, atrairão, esperamos, pesquisadores, estudantes, professores e muitos outros interessados na história das ciências e da saúde. Além de fortalecer a presença de HCSM em outras regiões do país e em outros países, tais braços online estimularão o acesso a artigos e aumentarão seu impacto nos indexadores internacionais. Pois um dos ganhos que esperamos ter é não apenas a visibilidade maior dos artigos como o encurtamento do tempo que levam para chegar aos pesquisadores, elevando, assim, a probabilidade de que sejam usados, citados, portanto indexados.

Através do blog, é possível acessar os conteúdos de todas as edições de HCSM lançadas desde 1994. O leitor encontrará ainda dicas sobre informações para pesquisas, artigos aprovados para edições futuras (ahead of print) e muitas notícias do mundo da história, da saúde e das ciências.

Nossa investida no mundo virtual foi estimulada pela Scielo, que quer transformar esta iniciativa num exemplo para outros periódicos de sua biblioteca digital, sobretudo os da área de humanas, com os quais interagimos mais estreitamente. HCSM contabiliza mais de seis milhões de acessos desde sua admissão no portal Scielo, em 2000. Como mostramos em balanço feito em 2007 dos 12 anos de circulação da revista1, foi tremendo o impacto disso, e as possibilidades abertas pela presença da revista nesse conglomerado mundial de computadores e dispositivos conectados em rede levaram a várias inovações, inclusive a de verter para o inglês conteúdos nas edições digitais, que passaram a ser em grande medida bilíngues. Esperamos que as novas ferramentas de comunicação em rede venham a ter impacto equivalente. Quem viver verá!

Temos outra boa notícia a dar aos leitores. Segundo a última classificação Qualis-Capes, HCSM é agora A1 em história, educação, sociologia, ciências ambientais e interdisciplinar, e A2 em ciências sociais aplicadas, letras/linguística e serviço social.

Por último, mas não menos importante, queremos registrar aqui nossa mais profunda gratidão a Nara Azevedo, que por oito anos foi diretora da Casa de Oswaldo Cruz, Fundação Oswaldo Cruz. Durante sua gestão, tivemos apoio irrestrito. A revista não seria o que é não fosse essa combativa veterana, amiga querida do autor destas tortas linhas, veterano como ela. Nara não perde a linha, sai elegante e digna como entrou.

Paulo Elian, eleito seu sucessor, pertenceu à equipe de Nara e assim o relacionamento permanecerá ótimo.

A todos um grande abraço.

Jaime L. Benchimol Editor científico

REFERÊNCIAS

BENCHIMOL, Jaime L.; CERQUEIRA, Roberta C.; MARTINS, Ruth B.; MENDONÇA, Amanda. História, Ciências, Saúde - Manguinhos: um balanço de 12 anos de circulação ininterrupta. História, Ciências, Saúde - Manguinhos, Rio de Janeiro, v.14, n.1, p.221-257. 2007. [ Links ]