SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 issue1Keeping our immigrants healthy: hygienist doctrine in the Hospedaria de Imigrantes da Ilha das Flores author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


História, Ciências, Saúde-Manguinhos

Print version ISSN 0104-5970On-line version ISSN 1678-4758

Hist. cienc. saude-Manguinhos vol.26 no.1 Rio de Janeiro Jan./Mar. 2019

http://dx.doi.org/10.1590/s0104-59702019000100001 

CARTA DOS EDITORES

2019: um ano de debates, projetos e agradecimento

André Felipe Cândido da Silva1 
http://orcid.org/0000-0002-3766-6725

Marcos Cueto2 
http://orcid.org/0000-0002-9291-7232

1Editor científico, investigador, Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz. Rio de Janeiro – RJ – Brasil

2Editor científico, investigador, Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz. Rio de Janeiro – RJ – Brasil

Caros leitores,

Com alegria apresentamos mais um número de História, Ciências, Saúde – Manguinhos. Neste ano completamos 25 anos de circulação ininterrupta, o que é motivo de grande satisfação para toda a equipe. Conforme comunicamos em carta anterior (Silva, Cueto, 2018), a comemoração servirá de ocasião para nos reunirmos com editores de revistas de história, nacionais e estrangeiras, para debatermos as principais questões relativas à publicação científica na área, principalmente os debates em torno do acesso aberto, incluindo o tema dos dados abertos de pesquisa, cuja divulgação vem sendo exigida cada vez mais em favor de maior transparência e ética científica. É necessário, entretanto, que profissionais da área de história e afins ganhem clareza sobre o que compreendem como dados de pesquisa que subsidiam suas publicações em periódicos. Já é de praxe na história e em outras ciências sociais e humanas que detalhemos em nossos artigos as fontes históricas utilizadas, com a respectiva notação do acervo documental e do arquivo de procedência. Como aperfeiçoarmos as informações sobre os dados de maneira a corresponder a esta demanda por maior transparência na “matéria-prima” a partir da qual se elaboram os artigos? É tema aberto a debate e é preciso que os veículos e profissionais da área de história participem e se apropriem da discussão, chamando atenção para as especificidades na forma de produzirmos e divulgarmos o conhecimento. Discutiremos ainda novos formatos da publicação acadêmica, como publicação contínua, preprint e pareceres abertos, bem como divulgação do conteúdo publicado em blogs e mídias sociais.

Também aproveitamos para agradecer aos editores adjuntos e de seções que nos acompanharam até o presente número: os editores adjuntos Charles Pessanha, Ildeu de Castro Moreira, Gilberto Hochman, Margarida de Souza Neves, Gabriela Soto Laveaga, Paulo Drinot; as editoras da seção “Imagens”, Ana Maria Mauad e Maria Teresa Bandeira de Mello; a editora da seção “Fontes”, Maria Rachel Fróes da Fonseca; e a editora de divulgação científica, Luísa Massarani. No número seguinte, anunciaremos a nova composição do corpo editorial que vai coordenar a revista no quadriênio 2019-2022. Os editores adjuntos Karina Ramaciotti, Nelson Sanjad e Luiz Antonio de Castro Santos, e a editora da seção “Livros & Redes”, Ana Carolina Vimieiro-Gomes, permanecem na equipe.

A maior parte desses nomes acompanha e participa há muitos anos da coordenação editorial da revista, com contribuição muito importante para que ela se consolidasse no cenário acadêmico e adquirisse a respeitabilidade que hoje tanto nos orgulha. Expressamos nossos profundos e sinceros agradecimentos e esperamos continuar contando com a colaboração de todos.

Desejamos a todos uma excelente leitura!

REFERÊNCIA

SILVA, André Felipe Cândido da; CUETO, Marcos. Rumo a 2019: 25 anos de História, Ciências, Saúde – Manguinhos. História, Ciências, Saúde-Manguinhos, v.25, n.1, p.7-8. 2018. [ Links ]

Creative Commons License  This is an Open Access article distributed under the terms of the Creative Commons Attribution License, which permits unrestricted use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited.