Acessibilidade / Reportar erro

TENDÊNCIAS

Este Encarte Tendências aborda exclusivamente o tema da reeleição do Presidente Lula em 2006 sob dois aspectos: a avaliação do país e o papel da Bolsa-Família.

Os dados da pesquisa Vox Populi, realizada logo antes do 2º turno eleitoral, no mês de Outubro, indicam que a percepção da população brasileira sobre o Governo Lula esteve fortemente associada à percepção sobre a política da Bolsa-Família.

Os dados também indicam que para a maioria das pessoas, o governo Lula tornou o Brasil mais democrático, argumentando o aumento de oportunidades, a maior transparência e a defesa aos direitos humanos.

De outro lado, a percepção do país menos democrático no 1º governo Lula deveu-se, segundo a percepção dos entrevistados, ao aumento da corrupção, ao governo voltado apenas para os pobres e à opinião de que o Brasil nada mudou.

Para mais da metade dos entrevistados, o governo Lula tornou o Brasil um país mais democrático, e a principal razão foi o aumento das oportunidades

Gráfico


Dentre os entrevistados que consideram o Brasil mais democrático sob o governo Lula, destacam-se os mais velhos e os menos escolarizados.

Gráfico


Segundo os dados da pesquisa, a aprovação do governo Lula esta associada à ampliação de oportunidades, e a desaprovação está mais ligada ao aumento da corrupção.

Gráfico


Avaliação do governo federal - 2006

Nos dados da avaliação do governo, destaca-se a avaliação positiva dos entrevistados de menor renda, predominantemente habitantes da zona rural e mais jovens.

Gráfico


Gráfico


Os dados mostram que a associação entre Bolsa família – receber ou conhecer alguém que recebe – e a avaliação do país como mais democrático sob o governo Lula é grande.

Gráfico


Gráfico


Associação entre a bolsa família e a aprovação do governo Lula

Gráfico


Os dados de intenção de voto, coletados próximos do 2º turno de 2006, indicam que, em uma boa medida, a bolsa-família foi um fator importante para o voto em Lula.

Gráfico


Ficha Técnica

Tabela

Fechas de Publicación

  • Publicación en esta colección
    02 Ago 2007
  • Fecha del número
    Jun 2007
Centro de Estudos de Opinião Pública da Universidade Estadual de Campinas Cidade Universitária 'Zeferino Vaz", CESOP, Rua Cora Coralina, 100. Prédio dos Centros e Núcleos (IFCH-Unicamp), CEP: 13083-896 Campinas - São Paulo - Brasil, Tel.: (55 19) 3521-7093 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: rop@unicamp.br