Resumo
A história das religiões afro-brasileiras pode ser dividida em três momentos: 1) sincretização, durante a formação das modalidades tradicionais, 2) branqueamento, na formação da umbanda e 3) africanização, na transformação do candomblé em religião universal, isto ê, aberta a todos, sem barreiras de cor ou origem racial. O processo de africanização implica negação do sincretismo, adoção de aprendizado não oral e mudança ritual e doutrinária. O presente trabalho trata desses momentos e das condições sociais e culturais em que cada um veio a se constituir.
Palavras-chave
candomblé; religião; sincretismo; umbanda
Abstract
The history of afro-brazilian religions can be divided in three moments: 1) syncretization, during the formation of the traditional modalities, 2) whitening, in the formation of umbanda and 3) africanization, in the tranformation of the candomblé into universal religion, therefore if s opened to everybody, with no barriers of colour or racial origin. The process of africanization implies the denial of the syncretism, the adoption of a no-oral learning and the ritual and doctrinarian change. The following paper discusses these moments and the social and cultural conditions that each one was built in.
Keywords
candomblé; religion; syncretism; umbanda
Texto completo disponível apenas em PDF.
Full text available only in PDF format.
Referências
-
1ARCELLA, L. Rio macumba . Roma: Bulzoni, 1980.
-
2BASTIDE, R. As religiões africanas no Brasil . São Paulo: Pioneira, 1975.
-
3BASTIDE, R. O candomblé da Bahia: rito nagô. São Paulo: Nacional, 1978.
-
4BRAGA, J. Ancestralidade afro-brasileira: o culto de babá egum. Salvador: CEAO/UFBa: Ianamá, 1992.
-
5CAMARGO, C. P. F. de. Kardecismo e umbanda . São Paulo: Pioneira, 1961.
-
6CARNEIRO, E. Religiões negras . Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1936.
-
7CONCONE, M. H. V. B. Umbanda, uma religião brasileira . São Paulo: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, 1987.
-
8CORRÊA, N. F. O batuque do Rio Grande do Sul: antropologia de uma religião afro-rio-grandense. Porto Alegre: Editora da Universidade/UFRGS, 1992.
-
9EDUARDO, O. da C. The negro in Northern Brazil . Seattle: University of Washington Press, 1948.
-
10FERRETTI, M. M. R. Mina, uma religião de origem africana . São Luís: SIOGE, 1985.
-
11FERRETTI, M. M. R. Terra de caboclo . São Luís: SECMA, 1994.
-
12FERRETTI, S. F. Querebentan de Zomadonu: etnografia da Casa das Minas. São Luís: Editora da Universidade Federal do Maranhão, 1986.
-
13FERRETTI, S. F. Repensando o sincretismo: estudo sobre a Casa das Minas. São Paulo: Edusp; São Luís: FAPEMA, 1995.
-
14FRIGERIO, A.; CAROZZI, M. J. Las religiones afro-brasileñas en Argentina. Cadernos de Antropologia , Porto Alegre: UFRGS, n. 10, 1993.
-
15HERSKOVITS, M. J. The Southernmost outpost of the New World Africanisms. American Anthropologist , v. 45, n. 4, p. 495-590, 1943.
-
16MAZZOLENI, G. Maghi e messia del Brasile . Roma: Bulzoni, 1993.
-
17MOTTA, R. (Org.). Os afro-brasileiros. In: ANAIS DO III Congresso Afro-Brasileiro. Recife: Massangana, 1985.
-
18MOTTA, R. Meat and feast: the Xango religion of Recife, Brazil. Ann Arbor: UMI Dissertation Information Service, 1990.
-
19NEGRÃO, L. N. Entre a cruz e a encruzilhada . São Paulo: Edusp, 1996.
-
20ORO, A. P. As religiões afro-brasileiras: religiões de exportação. Cadernos de Antropologia , Porto Alegre: UFRGS, n. 10, 1993.
-
21ORO, A. P. (Org.). As religiões afro-brasileiras do Rio Grande do Sul . Porto Alegre: Editora da Universidade/UFRGS, 1994.
-
22ORTIZ, R. A morte branca do feiticeiro negro . Petrópolis: Vozes, 1978.
-
23PI HUGARTE, R. Las religiones afro-brasileñas en el Uruguay. Cadernos de Antropologia , Porto Alegre: UFRGS, n. 10, 1993.
-
24PIERUCCI, A. F.; PRANDI, R. A realidade social das religiões no Brasil . São Paulo: Hucitec, 1996.
-
25PINTO, R. (Org.). Estudos afro-brasileiros . Rio de Janeiro: Ariel, 1935.
-
26POLLAK-ELTZ, A. Umbanda en Venezuela . Caracas: Fondo Editorial Acta Cientifica, 1993.
-
27PORDEUS Jr., I. Lisboa de caso com a umbanda. Revista USP , São Paulo, n. 31, p. 90-103, set./nov. 1996.
-
28PRANDI, R. Os candomblés de São Paulo: a velha magia na metrópole nova. São Paulo: Hucitec: Edusp, 1991a.
-
29PRANDI, R. Adarrum e empanadas: uma visita às religiões afro-brasileiras em Buenos Aires. Estudos Afro-Asiáticos , Rio de Janeiro, n. 21, p. 157-165, dez. 1991b.
-
30PRANDI, R. Herdeiras do axé: sociologia das religiões afro-brasileiras. São Paulo: Hucitec, 1996a.
-
31PRANDI, R. Religião e globalização . 1996b. Trabalho apresentado. VI Jornada sobre Alternativas Religiosas na América Latina, Porto Alegre, UFRGS, 6 a 8 de novembro de 1996.
-
32PRANDI, R. A expansão da religião negra na sociedade branca: música popular brasileira e legitimação do candomblé. Trabalho apresentado. 1997a. XX International Congress of the Latin American Studies Association, LASA97, Guadalajara, México, 17 a 19 de abril de 1997.
-
33PRANDI, R. Nas pegadas dos voduns . 1997b. Trabalho apresentado. 49° Congresso Internacional de Americanistas, Simpósio Religião e Migração, Quito, 7 a 11 de julho de 1997.
-
34RODRIGUES, R. N. O animismo fetichista dos negros bahianos . 2. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1935.
-
35SANCHIS, P. As tramas sincréticas da historia. Revista Brasileira de Ciências Sociais , São Paulo, n. 28, p. 123-130, jun. 1995.
-
36SANTOS, J. T. dos. O dono da terra: a presença do caboclo nos candomblés baianos. 1992. Tese (Mestrado em Antropologia)–Universidade de São Paulo, São Paulo, 1992.
-
37SEGATO, R. L. Santos e daimones . Brasília: Editora UnB, 1995.
-
38VALENTE, W. Sincretismo religioso afro-brasileiro . 3. ed. São Paulo: Nacional, 1977.
Datas de Publicação
-
Publicação nesta coleção
Jun 1998