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O útil, o sagrado e o mais-que-sagrado no Xangô de Pernambuco

Resumo

O sagrado e o útil encontram-se intimamente associados no Xangô de Pernambuco. O processo de iniciação coincide largamente com a busca da cura, enquanto os sacrifícios são ao mesmo tempo bons para rezar e para comer. Não existe portanto, ao contrário do que poderia pretender uma interpretação demasiadamente literal da sociologia da religião de Durkheim, uma separação radical entre o sagrado e o profano. Há entretanto, na experiência religiosa do Xangô, um momento em que o sagrado paira acima de toda análise funcional, transformando-se desta maneira no mais-que-sagrado, que transparece na festa e no transe extático. E é dessa experiência transcendente, implicando na comunhão emocional do grupo de culto, que surge a identidade mais íntima de cada fiel.

Palavras-chave
cura; religiões afro-brasileiras; sacrifício; Xangô

Abstract

The sacred and the utile are found closely associated in the “Xango de Pernambuco”. The process ofinicialization largely coincides with the search of cure, while the sacrifices are both good to pray and to eat. Thus there isn’t a radical separation between the sacred and the profane, what a literal interpretation of the Durkheim’s sociology of religion could intend. However, in the religious experience of Xangô, there is a moment when the sacred means more than all the functional analysis, becoming, this way, the more-than-sacred, what appears in the party and in the static trance. So it’s from this transcendent experience, involving the emotional communion of the cult group that emerges a closer identity of each faithful people.

Keywords
Afro-brazilian religions; cure; sacrifice; Xangô

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Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Jun 1998
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