SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 issue8Referências sociais das religiões afro-brasileiras: sincretismo, branqueamento, africanizaçãoSincretismo afro-brasileiro e resistência cultural author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Horizontes Antropológicos

Print version ISSN 0104-7183On-line version ISSN 1806-9983

Horiz. antropol. vol.4 no.8 Porto Alegre June 1998

http://dx.doi.org/10.1590/S0104-71831998000100009 

Artigos

O útil, o sagrado e o mais-que-sagrado no Xangô de Pernambuco

Roberto Motta1 

1Universidade Federal de Pernambuco – Brasil

Resumo

O sagrado e o útil encontram-se intimamente associados no Xangô de Pernambuco. O processo de iniciação coincide largamente com a busca da cura, enquanto os sacrifícios são ao mesmo tempo bons para rezar e para comer. Não existe portanto, ao contrário do que poderia pretender uma interpretação demasiadamente literal da sociologia da religião de Durkheim, uma separação radical entre o sagrado e o profano. Há entretanto, na experiência religiosa do Xangô, um momento em que o sagrado paira acima de toda análise funcional, transformando-se desta maneira no mais-que-sagrado, que transparece na festa e no transe extático. E é dessa experiência transcendente, implicando na comunhão emocional do grupo de culto, que surge a identidade mais íntima de cada fiel.

Palavras-chave cura; religiões afro-brasileiras; sacrifício; Xangô

Abstract

The sacred and the utile are found closely associated in the “Xango de Pernambuco”. The process ofinicialization largely coincides with the search of cure, while the sacrifices are both good to pray and to eat. Thus there isn’t a radical separation between the sacred and the profane, what a literal interpretation of the Durkheim’s sociology of religion could intend. However, in the religious experience of Xangô, there is a moment when the sacred means more than all the functional analysis, becoming, this way, the more-than-sacred, what appears in the party and in the static trance. So it’s from this transcendent experience, involving the emotional communion of the cult group that emerges a closer identity of each faithful people.

Keywords Afro-brazilian religions; cure; sacrifice; Xangô

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

Referências

1 BERGER, P. The sacred canopy . New York: Doubleday, 1969. [ Links ]

2 DURKHEIM, E. Les formes elémentaires de la vie religieuse . Paris: Presses Universitaires de France, 1985. [ Links ]

3 DUVIGNAUD, J. Fêtes et civilisations . Genève: Wébert, 1973. [ Links ]

4 FERREUX, J. Possessions à Recife. Galaxie Anthropologique , n. 45, p. 53-58, 1993. [ Links ]

5 HERSKOVITS, M. Some economie aspects of the Afrobahian Candomblé. In: HERSKOVITS, M. The New World negro . Bloomington: Indiana University Press, 1958. p. 248-266. [ Links ]

6 HUBERT, H.; MAUSS, M. Essai sur la nature et la fonction du sacrifice. L’Année Sociologique , n. 2, p. 29-138, 1899. [ Links ]

7 LA PORTA, E. Estudo psicanalítico dos rituais afro-brasileiros . Rio de Janeiro: Livraria Ateneu, 1979. [ Links ]

8 LÉVI-STRAUSS, C. Les structures elémentaires de la parenté . Paris: Presses Universitaires de France, 1949. [ Links ]

9 LÉVI-STRAUSS, C. Le totémisme aujourd’hui . Paris: Presses Universitaires de France, 1962. [ Links ]

10 MOTTA, R. Comida, família, dança e transe. Revista de Antropologia , São Paulo, v. 25, p. 147-158, 1982. [ Links ]

11 MOTTA, R. Meat and feast: the Xangô religion of Recife, Brazil. Tese (Doutorado em Antropologia)–Department of Anthropology, Columbia University in the City of New York, New York, 1988. [ Links ]

12 MOTTA, R. Edjé balé: alguns aspectos do sacrifício no Xangô de Pernambuco. Tese de concurso para professor-titular de Antropologia na Universidade Federal de Pernambuco. Recife, 1991a. [ Links ]

13 MOTTA, R. Transe du corps et transe de la parole dans les religions syncrétiques du Nordest du Brésil. Cahiers de l’Imaginaire , Paris: L’Harmattan, n. 5-6, 1991b. [ Links ]

14 MOTTA, R. Ethnicité, nationalité et syncrétisme dans les religions populaires brésiliennes. Social Compass , v. 41, n. 1, p. 67-78, 1994. [ Links ]

15 OTTO, R. Le sacré . Paris: Payot, 1949. [ Links ]

16 PERNIOLA, M. Più-che-sacro, più-che-profano . Milano: Mimesis, 1992. [ Links ]

17 RAMOS, A. O negro brasileiro . Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1940. [ Links ]

18 RIBEIRO, R. Cultos afro-brasileiros do Recife . Recife: Massangana, 1978. [ Links ]

19 SANTOS, J. E. dos. Os nagô e a morte . Petrópolis: Vozes, 1976. [ Links ]

20 VERGER, P. Ewé: o uso das plantas na sociedade iorubá. São Paulo: Companhia da Letras, 1995. [ Links ]

21 WEBER, M. Economie et société . Paris: Plon, 1995. [ Links ]

22 WILLIAMS, P. V. A. Primitive religion and healing: a study of folk medicine in Northeast Brazil. Cambridge: Brewer for the Folklore Society, 1979. [ Links ]

Creative Commons License Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.