Acessibilidade / Reportar erro

Estrutura, contexto e estratégia na etnografia musical* * A tradução deste artigo publicado na revista Ethnomusicology (Copyright 1990 pelo Board of Trustees da University of Illinois) foi possível graças à permissão do seu autor e da University of Illinois Press, a quem agradecemos.

Resumos

O artigo discute a questão da dialética entre teoria e prática e suas implicações na representação etnográfica através de duas figuras exponenciais do pensamento contemporâneo: Pierre Bourdieu e Michel de Certeau. O autor ao apontar aos etnógrafos de música alguns dos limites da teoria da prática, apresenta sugestões para superá-los por via de um relato detalhado de uma performance musical ocorrida durante a Fiesta de la Cruz no distrito rural Aymara de Conima, sul do Peru. Ele cria uma moldura interpretativa sensível aos vários níveis de significados contextuais deste episódio, do qual também participou como músico. Como um passo adiante na representação etnomusicológica o autor propõe aos etnógrafos de música uma ação reflexiva que leve em conta o seu papel ambivalente de serem, ao mesmo tempo, críticos e participantes de sistemas sociais de dominação.

etnografia musical; representação etnomusicológica; teoria da prática


This article discusses the dialectic between practice and structure and its implications in ethnographic representation from the standpoint of two major contemporary thinkers: Pierre Bourdieu and Michel de Certeau. The author calls attention of music ethnographers for some of the limits of the so-called “practice theory “ and advances some suggestions to overcome them in music ethnography. As an example, the author gives a detailed account of a music performance held during the Fiesta de la Cruz, in the rural Aymara district of Conima, southern Peru. Here, he sets an interpretative frame sensitive to several layers of contextual meanings for this single episode in which he, too, participated as a musician. As a step further in ethnomusicological representation, he calls for a reflexive action in which music ethnographers should consider their ambivalent role as both participants and critics of social domination systems.

ethnomusicological representation; musical ethnography; practice theory


Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

  • 1
    BOURDIEU, P. Outline of a theory of practice Cambridge: Cambridge University Press, 1977.
  • 2
    BOURDIEU, P. Distinction: a social critique of the judgement of taste. Cambridge: Harvard University Press, 1984.
  • 3
    COMAROFF, J. Body of power, spirit of resistance: the culture and history of a South African people. Chicago: University of Chicago Press, 1985.
  • 4
    DANIEL, E. V. Fluid signs: being a person the Tamil way. Berkeley: University of California Press, 1984.
  • 5
    DE CERTEAU, M. The practice of everyday life Berkeley: University of California Press, 1984.
  • 6
    D’HARCOURT, R.; D’HARCOURT, M. La musique des Incas et ses survivances Paris: Lib. Orientaliste Paul Geuthner, 1925.
  • 7
    GRAMSCI, A. Selections from the prison notebooks of Antonio Gramsci New York: International Publishers, 1971.
  • 8
    HALL, S. Marx’s notes on method: a ‘reading’ of the 1857 Introduction. Working Papers in Cultural Studies, n. 6, p. 132-169, 1974.
  • 9
    KISLIUK, M. The ensemble singing and dancing of Biaka Pygmies and the question of egalitarianism Trabalho apresentado no 34th Annual Meeting of the Society for Ethnomusicology, Boston, Ma, 1989.
  • 10
    KUBIK, G. Neo-traditional popular music in East Africa since 1945. Popular Music, n. 1, p. 83-104, 1981.
  • 11
    ORTNER, S. B. Theory in anthropology since the sixties. Comparative Studies in Society and History, v. 26, n. 1, p. 126-166, 1984.
  • 12
    TURINO, T. Power relations, identity and musical choice: music in a peruvian Altiplano village and among its migrants in the metropolis. Tese (Doutorado)–University of Texas, Austin, 1987.
  • 13
    TURINO, T. The music of Andean migrants in Lima, Peru: demographics, social power, and style. Latin American Music Review, v. 9, n. 2, p. 127-149, 1988.
  • 14
    TURINO, T. The coherence of social style and musical creation among the Aymara in Southern Peru. Ethnomusicology, v. 33, n. 1, p. 1-30, 1989.
  • 15
    TURINO, T. The state and Andean musical production in Peru Ms. [s.d.].
  • *
    A tradução deste artigo publicado na revista Ethnomusicology (Copyright 1990 pelo Board of Trustees da University of Illinois) foi possível graças à permissão do seu autor e da University of Illinois Press, a quem agradecemos.
  • **
    Sou grato a Steve Blum pela sua ajuda e insights durante todo o processo de elaboração deste artigo, assim como a Jim Robbins e Larry Crook pelos seus comentários a uma versão preliminar do mesmo. A pesquisa empreendida em Conima, Peru foi financiada por uma bolsa da Fulbright, a quem agradeço imensamente.
  • Traduzido do inglês por Maria Elizabeth Lucas.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Out 1999
Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social - IFCH-UFRGS UFRGS - Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Av. Bento Gonçalves, 9500 - Prédio 43321, sala 205-B, 91509-900 - Porto Alegre - RS - Brasil, Telefone (51) 3308-7165, Fax: +55 51 3308-6638 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: horizontes@ufrgs.br