Acessibilidade / Reportar erro

Flautas e trompetes sagrados do noroeste amazônico: sobre gênero e música do Jurupari

Resumos

Este artigo trata da música do ritual conhecido na literatura etnológica como Jurupari, com base em etnografia realizada entre os Ye’ pâ-masa, grupo de fala tukano do noroeste amazônico. A análise se baseia na cosmologia nativa e procura trabalhar com o plano expressivo desse gênero musical, mostrando diversos significados que emergem na performance. O complexo simbólico do Jurupari é aqui visto como parte de um sistema social preventivo que assegura aos homens o poder de criação e outras capacidades dos instrumentos sagrados.

etnomusicologia; gênero; música indígena


This article focuses on the music of the ritual known as Yurupari, based in an ethnography of the Ye’ pâ-masa, a Tukanoan group from northwestern Amazon. The analysis is rooted in the native cosmology, and it aims to work with the expressive level of this musical genre, and to show the various significations which emerge during the performance. The symbolic complex of Yurupari is seen here as a constituent of a preventive social system that assures to men the power of creation as well as other capacities of the sacred instruments.

ethnomusicology; gender; indigenous music


Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

  • 1
    AGAWU, V. K. Playing with signs: a semiotic interpretation of classic music. Princeton: Princeton University Press, 1991.
  • 2
    BAMBERGER, J. O mito do matriarcado: por que os homens dominam as sociedades primitivas? In: ROSALDO, M. Z.; LAMPHERE, L. A mulher, a cultura e a sociedade Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979. p. 233-254.
  • 3
    BASSO, E. B. A musical view of the universe: Kalapalo myth and ritual performances. Philadelphia: University of Pennsylvania Press, 1985.
  • 4
    BEAUDET, J.-M. Souffles d’Amazonie: les orchestres ‘tule’ des Wayãpi. Nanterre: Société d’ Ethnologie, 1997.
  • 5
    BRÜZZI ALVES DA SILVA, Pe. A. A civilização indígena do Uaupés Roma: Ateneo Salesiano, 1977.
  • 6
    CARVALHO, S. M. S. Jurupari: estudos de mitologia brasileira. São Paulo: Ática, 1979. (Coleção Ensaios n. 62).
  • 7
    CHAUMEIL, J.-P. Les os, les flûtes, les morts. Mémoire et traitement funéraire en Amazonie. Journal de la Société des Américanistes, n. 83, p. 83-110, 1997.
  • 8
    FULOP, M. Aspectos de la cultura tucana: mitologia – parte 1. Revista Colombiana da Antropologia, v. 5, p. 335-373, 1956.
  • 9
    GOLDMAN, I. The Cubeo Chicago: University of Illinois Press, 1979.
  • 10
    GOURLAY, K. A. Sound-producing instruments in a traditional society: a study of esoteric instruments and their role in male-female relationships. Port Moresby: Australian National University Press, 1975. (New Guinea Research Bulletin, 60).
  • 11
    HERDT, G. H. Guardians of the flutes: idioms of masculinity. New York: McGraw-Hill, 1981.
  • 12
    HERDT, G. H. (Org.). Rituals of manhood: male initiation in Papua, New Guinea. Berkeley: University of California Press, 1982.
  • 13
    HILL, J. D. Metamorphosis: Mythic and musical modes of cerimonial exchange among the Wakuénai of Venezuela. In: KUSS, M. (Org.). A universe of music: a world history. Washington: Smithsonian Institution Press, 1993a.
  • 14
    HILL, J. D. Keepers of the sacred chants: the poetics of ritual power in an Amazonian society. Tucson: University of Arizona Press, 1993b.
  • 15
    HOGBIN, I. The island of menstruating men: religion in Wogeo, New Guinea. Scranton: Chandler Publishing, 1970.
  • 16
    HORNBOSTEL, E. M.; SACHS, C. Systematik der Musikinstrumente: ein Versuch. In: HORNBOSTEL, E. M. V. Tonart und Ethos: Aufsätze zur Musikethnologie und Musikpsychologie. Leipzig: Philipp Reclam, 1986. p. 151-227.
  • 17
    HUGH-JONES, C. From the milk river: spatial and temporal processes in Northwest Amazonia. Cambridge: Cambridge University Press, 1979.
  • 18
    HUGH-JONES, S. The palm and the Pleiades: initiation and cosmology in Northwest Amazonia. Cambridge: Cambridge University Press, 1979.
  • 19
    HUGH-JONES, S. Clear descent or ambiguous houses? A re-examination of Tukanoan social organisation. L’Homme, n. 126-128, p. 95-120, 1993.
  • 20
    JACKSON, J. E. The fish people: linguistic exogamy and Tukanoan identity in Northwest Amazonia. Cambridge: Cambridge Universisy Press, 1983.
  • 21
    JANKÉLÉVITCH, V. La musique et l’ineffable Paris: Éditions du Seuil, 1983.
  • 22
    LAGROU, E. M. Caminhos, duplos e corpos: uma abordagem perspectivista da identidade e alteridade entre os Kaxinawa. Tese (Doutorado)–Instituto de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1998.
  • 23
    LÉVI-STRAUSS, C. Antropologia estrutural Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1974.
  • 24
    LÉVI-STRAUSS, C. O cru e o cozido São Paulo: Brasiliense, 1991.
  • 25
    MELLO, M. I. C. Música e mito entre os Wauja do Alto Xingu Dissertação (Mestrado em Antropologia Social)–Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 1999.
  • 26
    MENEZES BASTOS, R. J. de. A musicológica Kamayurá: para uma antropologia da comunicação no Alto-Xingu. Brasília: Fundação Nacional do Índio, 1978.
  • 27
    MENEZES BASTOS, R. J. de. A festa da jaguatirica: uma partitura crítico-interpretativa. Tese (Doutorado)–Instituto de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1989.
  • 28
    MENEZES BASTOS, R. J. de. Apùap world hearing: a note on Kamayura phono auditory system and on the anthropological concept of culture. Antropologia em Primeira Mão, Florianópolis: PPGAS/UFSC, n. 32, 1998.
  • 29
    MENEZES BASTOS, R. J.; PIEDADE, A. T. de C. Sopros da Amazônia: ensaio-resenha sobre as músicas das sociedades tupi-guarani. Antropologia em Primeira Mão, Florianópolis: PPGAS/UFSC, n. 34, 1999.
  • 30
    MURPHY, Y.; MURPHY, R. F. Women in the forest New York: Columbia University Press, 1974.
  • 31
    NIMUENDAJÚ, C. Reconhecimento dos rios Içana, Ayari e Uaupés, segunda parte. Journal de la Société des Americanistes, Paris, n. 64, p. 149-178, 1955.
  • 32
    OVERING, J. A estética da produção: o senso de comunidade entre os Cubeo e os Piaroa. Revista de Antropologia, São Paulo, n. 34, p. 7-33, 1991.
  • 33
    PIEDADE, A. T. de C. Música Ye’pâ-masa: por uma antropologia da música no Alto Rio Negro. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social)–Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 1997.
  • 34
    RAFFMAN, D. Language, music and mind London: The M.I.T. Press, 1993.
  • 35
    RAMIREZ, H. A fala tukano dos Ye’pâ-masa, tomo 2: dicionário. Manaus: Inspetoria Salesiana Missionária da Amazônia-CEDEM, 1997.
  • 36
    REICHEL-DOLMATOFF, G. Amazonian cosmos: the sexual and religious symbolism of the Tukano indians. Chicago: University of Chicago Press, 1971.
  • 37
    REICHEL-DOLMATOFF, G. The forest within: the worldview of the Tukano Amazonian indians. Foxhole: Themis Books, 1996.
  • 38
    RIBEIRO, B. G. Os índios das águas pretas São Paulo: Edusp, 1995.
  • 39
    SCHADEN, E. A mitologia heróica de tribos indígenas do Brasil São Paulo: Edusp, 1989.
  • 40
    SHEPHERD, J. Music and male hegemony. In: LEPPERT, R.; McCLARY, S. Music and society: the politics of composition, performance and reception. Cambridge: Cambridge University Press, 1987. p. 151-172.
  • 41
    SEEGER, A. Why Suyá sing: a musical anthropology of an Amazonian people. Cambridge: Cambridge University Press, 1987.
  • 42
    SORENSEN, A. P. Multilingualism in the Northwestern Amazon. American Ethnologist, n. 69, p. 670-684, 1967.
  • 43
    STRADELLI, E. “La Leggenda del Jurupary” e outras lendas amazônicas: caderno n. 4. São Paulo: Instituto Cultural Ítalo-Brasi-leiro, 1964.
  • 44
    TRAVASSOS, E. Glossário dos instrumentos musicais. In: RIBEIRO, B. Suma etnológica brasileira, v. 3: arte índia. Petrópolis: Vozes, 1987. p. 189-226.
  • 45
    WALSER, R. Running with the Devil: power, gender, and madness in heavy metal music. Hanover: University Press of New England, 1993.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Out 1999
Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social - IFCH-UFRGS UFRGS - Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Av. Bento Gonçalves, 9500 - Prédio 43321, sala 205-B, 91509-900 - Porto Alegre - RS - Brasil, Telefone (51) 3308-7165, Fax: +55 51 3308-6638 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: horizontes@ufrgs.br