Acessibilidade / Reportar erro

Redesenhando as fronteiras do gosto: estudantes de música e diversidade musical

Resumos

O artigo examina aspectos da diversidade de perfis culturais dos estudantes de música do Instituto Villa-Lobos da Universidade do Rio de Janeiro (Uni-Rio). Procura-se mapear as preferências por determinados repertórios, relacionando-as com os cursos freqüentados. Discute-se também a reivindicação de reconhecimento para a música popular, formulada por vários alunos, e a forma como vêem suas experiências profissionais.

estudantes de música; etnografia da música; música popular


The article addresses the cultural diversity among students of music taking courses at the Instituto Villa-Lobos (University of Rio de Janeiro music school). It attempts to describe the musical repertoires chosen by the students and to correlate them with the choice of music courses and professional experiences. Special attention is given to the students’ campaigning for the popular music.

music students; musical ethnography; popular music


Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

  • 1
    BOURDIEU, P. A economia das trocas simbólicas São Paulo: Perspectiva, 1982.
  • 2
    BRITO, M. R. de. Reflexão sobre o curso de Educação Artística, Licenciatura Plena, Habilitação em Música, do Instituto Villa-Lobos da Uni-Rio Rio de Janeiro, 1990. Relatório mimeografado.
  • 3
    CARVALHO, J. J. de. O lugar da cultura tradicional na sociedade moderna. In: SEMINÁRIO FOLCLORE E CULTURA POPULAR: as várias faces de um debate. Rio de Janeiro: IBAC, 1992.
  • 4
    CHANAN, M. Musica practica: the social practice of Western music from Gregorian chant to Postmodernism. London: Verso, 1994.
  • 5
    CHARTIER, R. “Cultura popular”: revisitando um conceito historiográfico. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, v. 8, n. 16, p. 179-192, 1995.
  • 6
    DeNORA, T. Beethoven and the construction of genius: musical politics in Vienna, 1792-1803. Berkeley: University of California Press, 1995.
  • 7
    MIDDLETON, R. Studying popular music Milton Keynes: Open University Press, 1990.
  • 8
    NETTL, B. Notes. In: NETTL, B. The Western impact on world music: change, adaptation and survival. New York: Schirmer Books, 1985.
  • 9
    NETTL, B. Heartland excursions: ethnomusicological reflections on schools of music. Urbana: University of Illinois Press, 1995.
  • 10
    SEEGER, A. Why Suyá sing: a musical anthropology of an Amazonian people. Cambridge: Cambridge University Press, 1987.
  • 11
    TODOROV, T. Théories du symbole Paris: Seuil, 1977.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Out 1999
Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social - IFCH-UFRGS UFRGS - Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Av. Bento Gonçalves, 9500 - Prédio 43321, sala 205-B, 91509-900 - Porto Alegre - RS - Brasil, Telefone (51) 3308-7165, Fax: +55 51 3308-6638 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: horizontes@ufrgs.br