Acessibilidade / Reportar erro

Imagem e narrativa – ou, existe um discurso da imagem?

Resumos

Este ensaio discorre sobre o atributo narrativo da imagem. Parte do pressuposto de que a imagem como discursiva em si, revela a intenção de um real como puramente dado, exterior aos códigos de apreensão do humano ato de sociabilidade. Busca compreender, enfim, por que, mesmo em época de uma interatividade intensa sobre a virtualidade dos objetos, onde a imagem passa a ser atributo de apreensões, modificações e visitações virtuais cada vez maiores, o código do real como objeto de apreciação do lugar de origem indiciário ainda permeia o pensamento sobre a imagem. Como se ela contivesse um discurso em e por si mesma, como originando primevos atos narrativos da ligação do homem com o homem e a natureza que o cerca.

imagem e discurso; imagem e narrativa; imagem fotográfica; real e ilusão do real


This essay discourses on the narrative attribute of the image. The image is taking here as discursive in itself, discloses the intention of a real as purely given, exterior to the codes of apprehension of the human act of sociability. Fetching to understand, at last, why, exactly at time of an intense interactivity on the virtuality of objects, where the image starts to be virtual attribute of apprehensions, modifications and bigger virtual visitations, the code of the real as object of appreciation of the place of still as the origin the thought on the image. As if it contained a speech in and for same itself, as originating primevos narratives acts of the plugging of the man with the man and the nature.

image and narrative; image and speech; photographic image; real and illusion of the real


Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

  • 1
    ARENDT, H. Vies politiques Paris: Gallimard, 1974.
  • 2
    ARENDT, H. Só permanece a língua materna. In: ARENDT, H. A dignidade da política Rio de Janeiro: Relume-Dumará, 1993. p. 123-143.
  • 3
    AUGÉ, M. Não lugares: introdução a uma antropologia da supermodernidade. Campinas: Papirus, 1994.
  • 4
    BARTHES, R. La chambre claire Paris: Seuil, 1980.
  • 5
    BARTHES, R. O óbvio e o obtuso Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1990.
  • 6
    BAUDRILLARD, J. Vivisecting the 90s: an interview with Jean Baudrillard. By C. Bayard & G. Knight. Research in Semiotic Inquire, v. 16, n. 1-2, p. 191-203, 1996.
  • 7
    BENJAMIN, W. L’oeuvre d’art à l’ere de sa reproductivité technique. In: BENJAMIN, W. L’homme, le langage et la culture Paris: Gonthier-Denoel, 1971. p. 137-181.
  • 8
    BOURDIEU, P.; PASSERON, J.-C. La reprodution Paris: Minuit, 1970.
  • 9
    RECART, M. Uma visão sobre a fotografia, as agencias e os conflitos. Biblioteca Visual do NUFCA, 1998. Disponível em: <http://www.bestway.com.br/Nufca>.
    » http://www.bestway.com.br/Nufca
  • 10
    RÉNAUD, A. L’immagine oggi. nuova immagine, nuovo regime del visible, nuovo immaginario. In: ANCHESCHI, G. et al. Videoculture de fine secolo Napoli: Liguori, 1989. p. 11-27.
  • 11
    SADE. Ciranda dos libertinos São Paulo: Max Limonad, 1988.
  • 12
    SONTAG, S. On photography Midlesex: Penguin Books, 1977.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Dez 1999
Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social - IFCH-UFRGS UFRGS - Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Av. Bento Gonçalves, 9500 - Prédio 43321, sala 205-B, 91509-900 - Porto Alegre - RS - Brasil, Telefone (51) 3308-7165, Fax: +55 51 3308-6638 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: horizontes@ufrgs.br