Acessibilidade / Reportar erro

Apresentação

Apresentação

Será que o feminismo influenciou as práticas científicas? O artigo de Evelyn Fox Keller faz mais do que responder a essa pergunta, pondo em questão a nossa maneira de olhar o mundo e abrindo a possibilidade de refletirmos sobre o que mais que não vemos ou ouvimos no nosso cotidiano, acostumados que estamos às convenções que governam nossas vidas. Essa questão, e outros temas incorporados ao saber científico pelos movimentos de mulheres e pelas discussões sobre gênero, são aqui abordados no dossiê "gênero na ciência" organizado por Maria Margaret Lopes.

Os outros artigos deste número também dialogam com o tema do dossiê. Maria Lúcia dal Farra, ao recuperar os caminhos percorridos por Cecília Meireles, salienta a importância da diferença sexual na produção da sua poesia, mas, ao invés de tomar esta diferença como natural, mostra como as condições sociais – "que separaram o homem e a mulher em campos específicos" – também se expressam em contornos diferenciados nas artes produzidas por mulheres e homens.

Marina Becerra, analisando o contexto argentino do início do século XX, aprofunda a análise dessa diferença no projeto socialista de produção da cidadania. Yumi Garcia dos Santos reflete sobre a importância do movimento feminista no Brasil, no final do século, para a criação de órgãos governamentais voltados para a elaboração de políticas pela igualdade de gênero, analisando o caso de São Paulo.

A entrevista de Guita Grin Debert e Heloisa Buarque de Almeida com Sherry Ortner, antropóloga feminista norte-americana, traz para o debate algumas das preocupações hoje presentes no feminismo daquele país.

Suely Gomes da Costa, Daniela Manica e Maria Conceição da Costa resenham livros que foram importantes para a discussão sobre a participação das mulheres na Ciência, uma produção que retoma as discussões do dossiê, do mesmo modo que o Documento apresentado por Irina Podgorny.

A resenha de Pedro Paulo de Oliveira do livro de Berenice Bento – A reinvenção do corpo – anuncia questões e embates postos em cena pelos queer studies, tema central da próxima edição dos cadernos pagu.

Comitê Editorial

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    14 Nov 2006
  • Data do Fascículo
    Dez 2006
Núcleo de Estudos de Gênero - Pagu Universidade Estadual de Campinas, PAGU Cidade Universitária "Zeferino Vaz", Rua Cora Coralina, 100, 13083-896, Campinas - São Paulo - Brasil, Tel.: (55 19) 3521 7873, (55 19) 3521 1704 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: cadpagu@unicamp.br