SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 número62Apresentação: Representações, identidades e literatura na América Latina índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Varia Historia

versão impressa ISSN 0104-8775versão On-line ISSN 1982-4343

Varia hist. vol.33 no.62 Belo Horizonte mai./ago. 2017

http://dx.doi.org/10.1590/0104-87752017000200001 

Editorial

O que quer um editor?

What does an Editor Want?

REGINA HORTA DUARTE1 

1Editora Chefe de Varia Historia. Universidade Federal de Minas Gerais. Av. Antônio Carlos 6627, Belo Horizonte, MG, 31.270-901, Brasil. reginahortaduarte@gmail.com

Sigmund Freud, brilhante pensador e pai da psicanálise, se declarou incapaz de resolver a pergunta “o que quer uma mulher”. Talvez porque nem todas as mulheres queiram a mesma coisa... Muito mais fácil é saber o que quer um editor de periódico acadêmico. Mesmo assim, muitos autores submetem artigos de forma equivocada, resultando muitas vezes em perda de tempo para todos e até no insucesso da submissão.

Uma vez que um pesquisador termine seu artigo, e pense num veículo para divulgar o conhecimento que produziu, é importante escolher uma revista cuja missão tenha real afinidade com o texto proposto. Mais do que algumas linhas formais, uma revista tem em sua missão o seu norte, e segui-lo garante coerência, além de ser um primeiro passo para obter credibilidade entre seus leitores.

Navegar pelo site da revista é sempre esclarecedor no que diz respeito a aspectos importantes das práticas de edição. Muitas revistas publicam suas normas éticas, e ali é possível estimar expectativas em termos de originalidade, ineditismo, autoria, etc. Outro procedimento útil é folhear alguns números recém-publicados, avaliar a revista “em funcionamento”, nos seus aspectos gerais, como qualidade das edições, padronização, pontualidade, prazos entre submissão e publicação, entre outros.

Se o artigo se afina com a missão e com o escopo geral da revista, o autor deve estar aberto ao diálogo com os editores desde o preparo da versão a ser apresentada. Cada revista tem suas regras de submissão: extensão do artigo, formas de citação dos documentos e bibliográfica, orientação para inclusão de imagens. Como a maioria das revistas lida com processos anônimos de revisão por pares, é importante ocultar não apenas o nome do autor, mas também notas de rodapé que, de alguma forma, denunciem autoria, agradecimentos, autocitações. Cegar o artigo adequadamente é uma gentileza com o editor e, especialmente, com os pareceristas, que se sentirão constrangidos ao descobrir a autoria no meio da leitura de um texto, após terem declarado impedimento ético.

Revistas acadêmicas demandam ineditismo. E ineditismo supõe que o leitor encontrará ali um argumento, ideias e conclusões que ele não encontra em nenhum outro texto. O editor quer zelar por seus leitores, e empenhou sua palavra de que os artigos publicados valem a pena de serem lidos. Ele quer cumprir essa promessa.

Os abstracts e palavras-chave não são uma mera formalidade. Eles são essenciais na divulgação do artigo. Assim, abstracts traduzidos para o inglês pelo Google tradutor são desanimadores, e constam negativamente no processo inicial de julgamento. Enfim, parece que o próprio autor não leva seu artigo a sério.

Finalmente, é importante que o autor saiba achar o momento certo para enviar seu texto. Resultados ainda muito parciais de pesquisa podem não ser tão relevantes para os pesquisadores do tema, e o interesse da revista levará o editor a escolher artigos com resultados mais consistentes e argumentos mais amadurecidos.

Editores zelam pelos processos de julgamento por pares. E esperam que revisores sejam realmente críticos e exigentes, sempre preservando a gentileza. Mas é importante também que os autores estejam dispostos a ouvir sugestões e exigências, tomando a revisão como oportunidade para melhorar seu artigo.

Enfim, há aqui um diálogo acadêmico que precede os diálogos que o artigo estabelecerá, assim que for a público. Tantos trâmites demandam esforços de todas as partes, e trazem amadurecimento e valiosos aprendizados. E assim, o editor tem seu maior desejo realizado: oferecer uma nova revista com bons artigos, por em circulação conhecimento de qualidade, sempre em prol da transformação do nosso entendimento do mundo.

Creative Commons License  This is an Open Access article distributed under the terms of the Creative Commons Attribution License, which permits unrestricted use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited.