Acessibilidade / Reportar erro

Editorial

EDITORIAL

Um bom ano...

Começamos este novo ano cheios de esperança. A crise de 2008/2009 parece estar perdendo força e, no Brasil, de forma mais rápida do que em outras partes de nosso planeta. Oportunidades interessantes surgem em diversas áreas relevantes para as atividades de soldagem e inspeção, particularmente aquelas relacionadas com o setor de energia.

E o ano de 2009 é um para ser esquecido? Crise econômica, um início com forte desaceleração da economia e um término com cuecas e panetones... Para a Associação Brasileira de Soldagem (ABS) foi também um ano duro, uma vez que esta está fortemente ligada a empresas e profissionais que sofreram fortemente o baque na economia.

Porém, para a nossa revista, este foi um ano de muito esforço, mas premiado por estarmos conseguindo atingir a consolidação do nosso fórum de discussão científica. Graças à reformulação que foi iniciada em 2005 e, desde então, o trabalho sério de todos os envolvidos (ABS, editores, revisores e autores) nos firmamos como o mais importante veículo de divulgação de desenvolvimentos técnicos e científicos de nossas áreas no Brasil e, acredito, na América Latina. Em 2008 passamos a fazer parte da Web of Science e, em 2009, do Scielo. Somos contatados por pessoas e entidades do Brasil e de outras partes do mundo interessadas em nossos trabalhos. Graças ao apoio incondicional da ABS e ao suporte de agências de fomento, CNPq e Fapemig, atravessamos relativamente incólumes os problemas do ano. Em suma, este foi um bom ano.

Em minha opiniao, dois pontos em especial merecem destaque em 2009. (a) O suporte que a revista conseguiu de agências de fomento (CNPq e a Fapemig) e (b) a nossa entrada para o Scielo. Os recursos das agências de fomento foram fundamentais para a nossa existência, com alguma tranqüilidade, neste ano. Continuar recebendo este suporte será também fundamental nos próximos anos, por exemplo, se pretendermos automatizar e agilizar os processos de recepção e avaliação dos trabalhos na revista, algo que será logo muito importante. A preparação e condução de projetos para se obter este suporte demandam tempo e dedicação dos envolvidos com a revista, mas não podem ser negligenciadas. A entrada na Scielo premiou anos de trabalho de muitos colaboradores de nossa revista. Ela permitirá uma divulgação e uma visibilidade muito maiores para os nossos artigos. Por exemplo, com apenas três fascículos disponíveis desde o dia 5 de outubro, uma pesquisa no Scielo (http://www.scielo.br/), feita no início da semana do natal, mostra que já foram feitas mais de 1600 consultas a artigos destes fascículos. Além disto, a entrada no Scielo nos abre muitas outras oportunidades, que ainda precisam ser melhor analisadas, como a obtenção de identificador DOI (Document Object Identifier) para os nossos artigos.

Ainda temos muitos desafios pela frente. Rapidamente, apenas para listar alguns: (i) Manter a nossa produção intelectual no nível atual e melhorar sua qualidade, (ii) atrair mais colaborados, particularmente da área de inspeção, (iii) tornar as etapas de avaliação e preparação para publicação dos trabalhos menos artesanal e mais automatizada, (iv) modernizar a nosso endereço eletrônico e os processos de nossa revista e muitas outros... Isto é, trabalho não faltará para o futuro Editor de Soldagem & Inspeção e para todos nós, colaboradores da Revista. Acredito que, com a dedicação de todos, 2010 também será um bom ano...

Paulo J. Modenesi

Editor

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    19 Fev 2010
  • Data do Fascículo
    Dez 2009
Associação Brasileira de Soldagem Rua Dr Guilherme Bannitz, 126 conj 42, 04532-060 - São Paulo/SP Brasil, Tel.: (55 11) 3045 5040, Fax: (55 11) 3045 8578 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: abs@abs-soldagem.org.br