Acessibilidade / Reportar erro

EDITORIAL

Ao fechar este primeiro ano como Editora, é interessante fazer uma breve reflexão e estabelecer as metas para o ano que se inicia. As estatísticas da revista falam por si, como mostra o crescente número de consultas no site da revista ou através do site da Scielo http://www.scielo.br/statjournal.php?lang=pt&issn=0104-9224, alcançando este ano mais de 80 000 acessos ( e ainda estamos em Outubro), número recorde deste que a revista foi acreditada na Scielo!. Considerando a qualidade dos artigos publicados, a qualificação da revista no sistema Quails/CAPES, hoje B1 nas áreas mais afins, pode e deve ser melhorada...parece uma tarefa quase que obvia, entretanto algum índices requerem a atenção de todos.

A redução no tempo de avaliação/aceite dos artigos contribui significativamente para a melhoria da avaliação da revista e para isto deve-se agradecer a colaboração de todos os membros do corpo editorial. No entanto, ainda é possível melhorar este quesito, ampliando o número de revisores que queiram nos dar o prazer de atuar como ad-hocs.

Mas outros números precisam de ser melhorados, entre estes se destaca o número de citações em outras revistas de artigos da nossa S&I. A análise da estatística disponível por organismos internacionais especializados sugere uma falta de cultura dos pesquisadores latinos de citar os artigos de pesquisadores de seus países, mas também há como causa um eventual falha na forma de citação feita por esses autores. Independente do idioma em que cada artigo é escrito, se este tiver DOI (digital object identifier), como é o caso de nossos artigos, pode ser citado em qualquer veiculo de circulação nacional ou internacional.

De qualquer forma, o baixo número de citações que a revista tem recebido compromete um investimento de anos e o trabalho do conselho editorial (Editores associados e revisores). Mas não podemos esmorecer. Para contornar dificuldades dos sistemas de busca de nossos artigos, estamos solicitando a todos um esforço para que junto com a citação de acordo com as normas ABNT, ou aquelas estipuladas por cada revista, utilizem o DOI do artigo, o qual permite de qualquer lugar do mundo um acesso direto a cada documento e em simultâneo o registro imediato da citação feita.

A Revista Soldagem&Inspeção é o patrimônio mais valioso da comunidade dos pesquisadores de Soldagem e áreas afins do Brasil, quiçá dos países de língua portuguesa e espanhola, e tem uma característica única de ter sido criada e mantida pela comunidade com suas contribuições na forma de publicações e/ou revisões. Serve de grande motivação perceber que está em nossas mãos mudar mais esse índice, consolidando a revista como um veículo de excelência na divulgação e discussão da comunidade científica.

Ana Sofia C. M. D'Oliveira

Editora-Chefe

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    08 Nov 2012
  • Data do Fascículo
    Dez 2012
Associação Brasileira de Soldagem Rua Dr Guilherme Bannitz, 126 conj 42, 04532-060 - São Paulo/SP Brasil, Tel.: (55 11) 3045 5040, Fax: (55 11) 3045 8578 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: abs@abs-soldagem.org.br